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Em entrevista, professor do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito da Uerj comenta os efeitos da nova Lei de Improbidade

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Mestre em Direito Público, Rodrigo Zambão é professor do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito da Uerj (Ceped/Uerj). Em entrevista, ele comenta a Lei 14.230/21, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no fim de outubro, que alterou a tipificação do crime de Improbidade Administrativa. O jurista vê pontos positivos e negativos nas mudanças, ressaltando que é natural haver ajustes na legislação. “Há espaço para potencializar o que a Lei da Improbidade traz de positivo e questionar aspectos que podem dificultar a punição de agentes desonestos”, argumenta o jurista.

 

1)Fala-se muito em um “apagão da administração pública” por causa de supostos excessos da atual Lei de Improbidade e do Ministério Público, o que justificaria as mudanças feitas no Congresso. O caminho era realmente mudar a lei?  

 

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O “apagão da Administração Pública” – ou “apagão de canetas” – representa um fenômeno de paralisação na atuação de agentes públicos em razão do medo de responsabilização excessiva. Trata-se de fenômeno presente na realidade de muitas estruturas administrativas, em todos os níveis da federação. Mas é necessário reconhecer que o citado “apagão” não é decorrência de causa única. Não pode ser atribuído exclusivamente ao Ministério Público e a excessos eventualmente verificados no manejo de ações de improbidade. O Ministério Público é uma instituição essencial ao Estado Democrático de Direito e deve permanecer dotado de independência e estrutura para bem desempenhar suas funções constitucionais. Na verdade, a inércia administrativa tem mais ligação com a existência de uma pluralidade de instâncias de controle, que não raro atuam de forma não dialógica e sobreposta. E isso, também não raro, compromete a boa gestão pública e atinge muitos agentes públicos bem intencionados, que não são imunes ao cometimento de erros. O problema maior de um controle desproporcional é que ele gera estagnação e dificulta a inovação na Administração Pública. O medo da responsabilização excessiva realmente produz paralisia.

Dito isso, enxergo a alteração legislativa como uma tentativa de se calibrar o controle em razão da imputação de atos de improbidade. A novidade legislativa pode contribuir para melhorar o estado de coisas, mas certamente não resolverá o problema do “apagão” como um todo.

 

2) Como o senhor vê as mudanças feitas? Quais são os principais aspectos positivos e negativos?

 

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A alteração na lei de improbidade há muito vinha sendo objeto de estudos em setores especializados. É natural que leis sejam objeto de modificações e ajustes ao longo do tempo. O grande problema é que a atual modificação despertou paixões, uma espécie de “fla x flu” no direito público brasileiro. Eu prefiro reconhecer que há argumentos legítimos e bem intencionados de parte a parte. E a nova lei, como tudo na vida, tem pontos positivos e negativos. Como ponto positivo, eu enxergo a reafirmação da ideia de que a improbidade administrativa não pode ser associada a toda e qualquer infração praticada por agente público. Nem toda atuação desviada de agentes públicos deve ser caracterizada como improbidade. Há diferentes níveis de responsabilização de agentes públicos, e a improbidade, com sanções extremamente gravosas, está em nível elevadíssimo, abaixo apenas da responsabilidade criminal. Em termos mais diretos: a lei traz uma tentativa de evitar a banalização da improbidade administrativa.

No aspecto negativo, enxergo com preocupação a complexa discussão sobre a possibilidade de aplicação do novo prazo prescricional a ações em curso, circunstância que poderá deixar atos realmente ímprobos sem a devida punição. A matéria será decidida pelo Supremo Tribunal Federal em sede de Repercussão Geral, sob a relatoria do Ministro Alexandre de Moraes.

 

3) No texto final, foi acrescentado um dispositivo para exigir dolo em casos de nepotismo. A tendência, na sua opinião, é os casos de nomeação de parentes aumentarem?

 

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Realmente um dos temas polêmicos da alteração legislativa, sobretudo pelo fato de que o nepotismo é algo objetivo, ou seja, basicamente a nomeação de parentes para exercícios de funções comissionadas ou de confiança, em contrariedade aos princípios constitucionais da moralidade, impessoalidade e eficiência. Por isso a perplexidade de muitos no que diz respeito à exigência do dolo.

Só que é necessário fazer uma ressalva. A alteração legislativa não torna o nepotismo algo legítimo. Na verdade, o que a lei consagra é que nem todo nepotismo será caracterizado como improbidade, sem que isso automaticamente represente impossibilidade de responsabilização em outras esferas.

Tenho a esperança de que a alteração legislativa não representará um retrocesso, já que o combate ao nepotismo é uma conquista recente na história constitucional brasileira. Ao fim e ao cabo, o abandono do nepotismo deveria ser algo cultural e não jurídico.

 

4) Como é possível provar dolo em casos de improbidade?

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O dolo sempre foi a regra para caracterização de atos de improbidade, a exceção daqueles causadores de dano ao erário, relativamente aos quais se admitia a responsabilização por culpa grave. O que lei passa a exigir é o chamado dolo específico, ou seja, a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado.

A exigência do dolo específico vai tornar mais onerosa a construção do lastro probatório necessário – uma justa causa – para o ajuizamento de ações de improbidade. E a obtenção de provas em matéria de improbidade é realmente algo relevante, considerada a intensidade das punições.

Mas a forma de se provar o dolo não vai mudar tanto assim. O dolo continuará a ser validamente extraído de uma pluralidade de situações, notadamente das circunstâncias em que praticado o ato e das condutas especificamente reveladas pelo agente público.

 

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5) Quais as implicações de apenas o MP ter o condão de apresentar casos de improbidade?

 

Sou especialmente crítico da previsão de legitimidade exclusiva para o Ministério Público. É um tanto quanto questionável que se prive o ente lesado, por intermédio do seu órgão de advocacia pública, do ajuizamento de ações de improbidade, especialmente quando em jogo dano ao erário. A modificação legislativa também cria danos sistêmicos no tratamento do combate à corrupção. Enfraquece a atuação dos órgãos de advocacia pública na negociação e celebração de acordos de leniência, por exemplo.

É relevante registrar que em sede de Ação Direta de Inconstitucionalidade, também sob a relatoria do Ministro Alexandre, foi concedida medida cautelar para suspender os efeitos da legitimação exclusiva, dentre outros argumentos, pelo fato de que representaria um retrocesso no combate à corrupção.

Ainda assim, caso ao final seja mantida a previsão da legitimidade exclusiva, a consequência mais imediata é que ela forçará um maior diálogo entre órgãos administrativos de controle e o Ministério Público, que deverá ser constantemente municiado de elementos para instauração de inquéritos e ajuizamento de ações de improbidade.

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6) Como essa questão é tratada internacionalmente? Há algum modelo em que poderíamos nos espelhar?

 

Difícil endereçar o tema internacionalmente, já que cada país tem estruturas de controle compatíveis com as suas respectivas realidades. O que eu arriscaria dizer é que dificilmente encontraremos países com tantos (e tão poderosos) órgãos de controle como no Brasil. E mais: também não há exemplos de tamanha interferência externa no campo da gestão pública, no controle de políticas públicas, como no país. Trata-se de ponto que deve ser continuamente objeto de reflexão e de ajustes legislativos.

 

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7) O senhor tem alguma proposta de mecanismos para proteger a coisa pública mas que, ao mesmo tempo, não afastem as pessoas da política?

 

Também é um tema muito complexo. Não há providência milagrosa. Ainda assim, penso que o grande desafio reside justamente na criação de incentivos adequados para atração de pessoas de bem e tecnicamente qualificadas para cargos públicos, especialmente os de natureza política.

Só que um automatismo sancionador e um punitivismo exacerbado acabam criando incentivos invertidos. O medo de responsabilização desproporcional afasta bons quadros de instâncias administrativas e políticas. Não podemos transformar cargos públicos em armadilhas. Meu desejo é que a alteração da lei de improbidade contribua para a mudança do estado atual de coisas. Se os resultados serão alcançados, só o tempo dirá.

 

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8) Temos um sistema burocrático ou leniente, na sua opinião?

 

O sistema é muito dos dois, mas eu arriscaria dizer que é mais burocrático do que leniente. Temos um Estado agigantado, caro, lento e muitas vezes insensível a resultados dele esperados. E a solução para a ineficiência da máquina pública também passa pelo que afirmei acima: a necessidade de criação de incentivos para incorporação de indivíduos bem intencionados e devidamente qualificados para o desempenho de funções públicas de todos os tipos.

No campo da leniência, registro que não enxergo na alteração legislativa a criação de uma “lei da impunidade”. Há espaço para potencializar o que ela traz de positivo, e, pelos caminhos institucionais adequados, questionar aspectos que podem dificultar a devida punição de agentes públicos desonestos.                                                                    

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Marlinho relança “Cicatriz”, agora no projeto “Diz Que Vai Ficar”

O cantor Marlinho, nome conhecido no pagode carioca, está relançando a música “Cicatriz” nas plataformas digitais. Escrita por ele em parceria com Dudu Viana, a faixa já estava no YouTube e agora também pode ser ouvida nos aplicativos de música. “Cicatriz” é uma regravação do próprio Marlinho, com nova sonoridade, e faz parte do projeto “Diz Que Vai […]

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O cantor Marlinho, nome conhecido no pagode carioca, está relançando a música Cicatriz nas plataformas digitais. Escrita por ele em parceria com Dudu Viana, a faixa já estava no YouTube e agora também pode ser ouvida nos aplicativos de música.

“Cicatriz” é uma regravação do próprio Marlinho, com nova sonoridade, e faz parte do projeto “Diz Que Vai Ficar”, seu primeiro audiovisual solo. Gravado ao vivo, o trabalho traz cinco faixas inéditas e conta com a participação especial do cantor Ferrugem na música “Dar um Tempo”, reforçando a força do projeto nessa nova fase da carreira.

Atualmente, Marlinho integra o time da Luck Sound Record, produtora responsável por impulsionar artistas independentes e fortalecer o pagode contemporâneo. A parceria tem sido fundamental para dar ainda mais visibilidade ao seu trabalho autoral.

Natural de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Marlinho começou cedo na música. Passou por grupos como Tô de BoaJeito pra Koisa e Kariocagem, com os quais se apresentou em diversos palcos no Rio e outros estados. Em 2020, com o fim das atividades do grupo Kariocagem, ele iniciou sua caminhada solo, sendo bem recebido pelo público da região.

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Conheça Bruna Virgolino, Especialista Que Ajuda Empresas A Lucrarem Com As Redes Sociais

Com atuação estratégica e foco em resultados, social media do Pará ganha destaque ao transformar perfis em negócios lucrativos Atrás de cada perfil de sucesso nas redes sociais, existe estratégia, análise de comportamento, planejamento e muito estudo. O que muita gente ainda enxerga como “só postar conteúdo” se tornou uma profissão altamente valorizada — e que vem mudando o rumo de muitas empresas no Brasil. Um dos nomes que tem chamado atenção nessa área é o da Bruna Virgolino, social media, bacharel em Direito e fundadora da agência BVMídia, em Belém do Pará. Aos 38 anos, Bruna atua há seis […]

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Com atuação estratégica e foco em resultados, social media do Pará ganha destaque ao transformar perfis em negócios lucrativos

Atrás de cada perfil de sucesso nas redes sociais, existe estratégia, análise de comportamento, planejamento e muito estudo. O que muita gente ainda enxerga como “só postar conteúdo” se tornou uma profissão altamente valorizada — e que vem mudando o rumo de muitas empresas no Brasil.

Um dos nomes que tem chamado atenção nessa área é o da Bruna Virgolino, social media, bacharel em Direito e fundadora da agência BVMídia, em Belém do Pará. Aos 38 anos, Bruna atua há seis anos com gestão de redes sociais e hoje é responsável por ajudar empresários e profissionais liberais a lucrar de forma real com o digital.

“Trabalhar com redes sociais vai muito além de estética. Eu preciso entender o negócio do cliente, seu público e os objetivos de faturamento. Só assim a estratégia funciona de verdade”, explica Bruna.

Ela desenvolve e executa a gestão de perfis empresariais e também de contas pessoais que buscam autoridade e posicionamento digital. Segundo a especialista, muitos empresários ainda enxergam a internet como uma vitrine, quando, na verdade, ela é um canal direto de geração de receita.

“O que eu faço é transformar perfis em canais de conversão. A gente mostra que não é preciso só aparecer — é preciso aparecer da maneira certa”, comenta.

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Além do trabalho com empresas, Bruna também forma novos profissionais para o mercado, atuando como mentora de iniciantes que desejam se tornar social media. “Tem muita gente com talento e vontade, mas que não sabe como entrar ou como cobrar. Eu ensino o caminho para se tornar um profissional respeitado e bem pago”, diz.

Atualmente, ela cursa uma atualização em Marketing Digital na Universidade de Coimbra, em Portugal. Para ela, a atualização constante é essencial para quem trabalha com o digital. “Tudo muda muito rápido: algoritmo, comportamento do consumidor, ferramentas. Quem para de estudar, fica ultrapassado em pouco tempo”, reforça.

A agência BVMídia é especializada em Instagram, Facebook, TikTok e Google Ads, plataformas que, segundo Bruna, ainda têm muito potencial de crescimento quando bem exploradas. A proposta da empresa é clara: escalar os lucros dos clientes com estratégia e presença digital inteligente.

“Não existe milagre. Existe método. Quando você combina estratégia com constância e posicionamento, o resultado aparece”, afirma a especialista.

Saiba mais informações acessando:

https://www.instagram.com/bru.virgolino?igsh=c2FlZHdidTRidGtq

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