A apresentadora Carmen Mouro, que é Luso-Angolana, vive em Portugal com a família, concedeu uma entrevista exclusiva a equipe do Site TimeOffame e contou detalhes de sua nova gravidez.
Como foi contar para os outros filhos que eles ganhariam um irmãozinho(a)?
Foi um momento tão natural que a vida é tão maravilhosa como o amor. Os meus filhos amam-me da mesma forma como eu os amo a eles e partilham da minha felicidade como eu partilho da deles. Estamos todos muito felizes e a notícia da chegada de um novo elemento à família foi recebida com entusiasmo por todos.
O mais velho já é um homem. Tenho a certeza de que lhe enchi o coração de amor, alento e esperança. E ele está radiante por me ver tão feliz. O mais novo agradece a boa-nova, porque a mamã ainda lhe vai dar um bebé para ele brincar. É um momento muito especial para todos!
Algumas mulheres dizem que os sintomas da segunda gravidez em diante costumam ser mais amenos. Como foi com você?
Talvez o meu corpo tenha reagido de forma mais suave na segunda e na terceira gravidez, mas a verdade é que eu vivo-as a todas com uma intensidade tão grande, sob o ponto de vista emocional, que quase nem noto a diferença. Uma coisa é certa: ser mãe depois dos 40 é algo muito especial. Sinto amor e ternura a transbordarem-me pelo corpo. Sinto-me realizada como mulher, serena como mãe e amada pelo meu marido. Tenho tudo. Deus deu-me mais do que alguma vez imaginei ter!
Como é a sua alimentação durante a gestação?
Tenho sempre muito cuidado com a alimentação, portanto não tive de mudar radicalmente a minha ementa habitual. Não sou de comer gorduras nem açúcares em excesso, não sou de beber álcool, não fumo. Ou seja, como sempre, tenho a alimentação sob controle.
Você tem praticado exercícios físicos? Possui algum cuidado especial com a beleza?
Quem me conhece, sabe que sou viciada em exercício físico. Continuo a praticar desporto durante a gestação, mas sempre sob a supervisão dos meus médicos de confiança e do meu preparador físico. Ou seja, todos os exercícios que faço estão adaptados à minha condição atual.
Cuidados com a beleza?
Tenho sim. Tal como já referi, procuro comer bem, pratico exercício e isso é o mais importante. Obviamente, tento também usar produtos cosméticos que protejam a minha pele. De resto, o maior cuidado de beleza que qualquer pessoa pode ter e que produz efeitos práticos é … tentar ser feliz. E isso, faço todos os dias.
No seu instagram você posta com frequência os looks que tem usado durante a gestação. Você teve dificuldades para escolher as roupas nessa fase?
Não foi um momento particularmente difícil. Obviamente, o nosso corpo muda e não encontramos nada que nos sirva, mas eu sou uma mulher da moda. Mal de mim, se não conseguisse encontrar roupa que me fizesse sentir feminina durante a gravidez!
Quais dicas você dá para outras mães para aliar conforto e estilo na gravidez?
Para aliar o estilo ao conforto é preciso preocuparmo-nos conosco enquanto mulheres e não apenas como mães. Ou seja, é preciso ter vontade de nos sentirmos bonitas. Isto não significa que temos de vestir roupas apertadas só para mostrar aos vizinhos e colegas de trabalho. Pelo contrário. Temos de vestir roupas largas e práticas, sim. Mas nunca nos podemos desleixar. Ou seja, mesmo com roupas largas e confortáveis, podemos aplicar uma maquilhagem básica, podemos pentear o cabelo, podemos arranjar as unhas e, sobretudo, podemos ter um sorriso rasgado no rosto, porque merecemos. Porque somos mães e conseguimos ser também mulheres, porque somos mães e conseguimos ser sensuais, porque somos mães e isso é uma dádiva.
O conforto encontra-se na roupa, que até pode ser básica, sem nunca deixar de ser elegante. O estilo encontra-se na atitude.
Você posta fotos lindas no Instagram mostrando a barriguinha da gravidez. Você se sente mais feminina nesse momento tão especial?
Essa pergunta demonstra grande sensibilidade da sua parte, porque nem toda a gente consegue perceber o quão feminina me sinto neste momento. Podia pensar que estou gorda e que vou esconder o meu corpo até recuperar a forma física. Mas não. Adoro me sentir assim. Adoro estar grávida. E sim, sinto-me muito mais feminina.
Como você está montando o enxoval? É mais difícil escolher as peças por serem unissex?
Limito-me a seguir os meus princípios. Pecinha a pecinha, escolho tranquilamente o enxoval. Prefiro cores neutras, como o bege, o branco, o cinza e os tons pastel. Adoro a minha coleção de mini roupas, para o meu grande amor que vem a caminho!
Carmen Mouro – Foto: RL Assessoria / Divulgação