Nas últimas semanas mais um fenômeno me foi apresentado. O CLUBHOUSE.
Um aplicativo (no momento apenas para usuários de IOS) que permite a criação de salas de aulas (apenas áudio) com interação entre participantes e apresentadores.
O que se viu então, além de uma grande quantidade de personalidades criando salas e apresentando materiais diversos, pessoas se aproveitando para até vender convites uma vez que o aplicativo usou da famosa e antiga tática do gatilho da escassez.
Uma estratégia bem conhecida e que dá resultado! Segundo Glauco Vega, este foi um grande diferencial na estratégia. “A parte do convite foi genial, pois criou uma demanda de exclusividade e vem gerando pânico em quem ainda não foi convidado.”
A interação entre os participantes e os SPEAKERS é um grande diferencial, como se os participantes estivessem em uma famosa MASTERCLASS ao vivo diariamente.
“O ClubHouse nos trouxe a possibilidade de reunir muitos dos grandes players do nosso mercado de negócios onde eu estou inserido, criando assim uma verdadeira plataforma de aprendizagem e networking!” Comenta Joe Wigmar (empresário brasileiro que mora em Miami – EUA)
Seguindo nesta linha, o que me chama a atenção é a possibilidade do CLUBHOUSE de termos HOTSEATS (termos muito utilizado em masterclasses) praticamente com os maiores players do mercado. A possibilidade de desenvolvimento e aprendizado dentro destas salas é enorme e aproveitada de verdade pode se tornar mais valiosa que muitos cursos comercializados.
Outro ponto que chama a atenção é a simplicidade da interface. Tudo é muito claro e objetivo. O usuário encontra facilmente as salas e consegue seguir os participantes.
O aplicativo tem um apelo viciante, alguns usuários relataram ficar mais de 5 horas participando das salas.
Se a plataforma é mais pessoal ou profissional ainda não posso afirmar. Mas entendo que pode ser para ambos os casos e que permite um discurso mais direto e objetivo, até certo descontraído com os seguidores.
Já me perguntaram sobre o futuro das redes sociais e do PODCAST com a chegada do CLUBHOUSE, acredito que será mais um grande player, mas que não determinará o fim de outras redes sociais.
Como me achar? Só procurar por @rodrigobucollo. Aliás este é meu @ no twitter e Instagram.
Nos vemos por lá?
Comente abaixo suas impressões sobra o ClubHouse.
Forte abraço,
Rodrigo Bucollo