Connect with us

Música e Show

Duo Música de Interior lança seu quarto álbum ‘Braços Abertos’ nesta sexta-feira (30/08)

Published

on

Com a proposta de  valorizar a rica tradição musical do interior paulista e também estabelecer um diálogo criativo com a música folclórica de toda a América Latina, o Duo Música de Interior, formado por Aniela Rovani e Rafael Cardoso, lançará pela Passo Firme seu quarto álbum, “Braços Abertos”, nesta sexta-feira, 30 de agosto. Faça o pré-save clicando aqui!

A nova produção é composta por um repertório de 10 canções autorais que trazem a sonoridade característica do Duo Música de Interior, marcada pelo violão, viola caipira e dueto vocal, numa nova textura trazida pela banda de apoio formada por: Paulinho Leme (piano e acordeon), Adriano Tonon (percussão), Ximba Uchyama (contrabaixo) e Rafael Beck (flauta transversal)enriquecendo ainda mais as canções inspiradoras do Duo. 

Quatro das canções já foram lançadas como singles – “Cirandeiro”, “Flor no  Cabelo”, “Rumo ao Mar” e “Guardiã das Tradições”, preparando o público para o lançamento do álbum completo nesta sexta (30/08). Para completar, serão realizados dois shows de lançamento. O primeiro será no sábado (31/08), no Cine Itá, na cidade de Atibaia

O segundo show será na cidade de Araras, no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, no dia 14/09. Vale destacar que  ambos espetáculos terão entrada gratuita para a população e serão realizados em teatros com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, demonstrando o compromisso do Duo com a democratização da cultura. Tanto a gravação do álbum quanto os shows são viabilizados por projeto contemplado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC 2023.

Advertisement

Explorando as raízes da música

“Gravar o álbum ‘Braços Abertos’ foi um processo profundamente enriquecedor e transformador para nós. A inspiração para este trabalho veio da nossa vontade de explorar as raízes da música tradicional do interior paulista, ao mesmo tempo em que conversamos com a rica diversidade musical da América Latina. Cada faixa do álbum é uma jornada pela tradição e pela inovação, refletindo nossa paixão por essas culturas e nosso desejo de compartilhar isso com o público”, explica Rafael Cardoso. 

“Estamos ansiosos para a reação do público e das críticas. Acreditamos que ‘Braços Abertos’ tem o potencial de tocar corações e abrir diálogos sobre a importância da nossa cultura e da música folclórica. Nosso desejo é que o álbum seja uma ponte que conecta pessoas e culturas, promovendo um maior entendimento e celebração das nossas tradições. Mas acima de tudo o que mais quero, é ver os shows de lançamentos cheios, pra comemorar junto com nosso público mais essa conquista”, afirma Aniela Rovani.

Pesquisa sonora

O Duo Música de Interior iniciou seu trabalho a partir da pesquisa da música caipira tradicional no interior paulista, tendo três álbuns autorais lançados desde 2020. A origem da música caipira encontra resquícios no período da catequização realizada pelos jesuítas entre os séculos XVI e XVIII, que, empenhados em estabelecer uma comunicação com os indígenas, usavam melodias e danças realizadas por eles. 

Advertisement

A estratégia foi usar melodias indígenas com letras em latim e vice-versa, melodias do cantochão com letras em guarani. Os ritmos brasileiros cururu e cateretê, que ainda hoje embalam o sapateado e palmeado dos catireiros, têm sua origem na união das danças indígenas com a música portuguesa tocada na viola (VILELA, 2013). Partindo desse estilo que teve sua origem no encontro entre os indígenas brasileiros e os exploradores portugueses, no álbum Braços Abertos buscamos abraçar outros ritmos por toda a América Latina que também têm sua origem ancestral, como a zamba na Argentina e a guarânia no Paraguai, que também nasceram da fusão da música indígena de seu país com a música de seus colonizadores. 

Este trabalho não apenas reafirma o compromisso do Duo Música de Interior com a preservação e valorização da cultura do interior paulista, mas também estabelece uma ponte entre essa tradição e os diversos ritmos e expressões musicais da América Latina. Ao reconhecer que a música do interior paulista está intrinsecamente ligada à identidade latino-americana, o duo reforça a importância do diálogo criativo entre diferentes tradições musicais para o enriquecimento e difusão da música folclórica como um todo. Também integram a discografia do Duo Música do Interior os álbuns: “Interior” e “Música de Interior”, ambos de 2021,  e “Pés na Terra”, de 2024.

“Braços Abertos” é uma celebração da diversidade cultural e musical, uma inspiração para novos caminhos e possibilidades, unindo ritmos paulistanos com influências de outras regiões do Brasil e dos países vizinhos. É, portanto, mais do que um simples lançamento musical, é uma declaração de amor à música e à cultura latino-americanas, com os braços abertos para receber e compartilhar todas as suas riquezas! 

Braços Abertos 

1. Rumo ao Mar (Rafael Cardoso/Aniela Rovani) 
2. Nascimento (Rafael Cardoso/Aniela Rovani) 
3. Quintilha Pro Avô (Rafael Cardoso) 
4. Palavra de Bem Querer (Rafael Cardoso/Gujo Teixeira) 
5. Cirandeiro (Rafael Cardoso/Cristiano Borges) 
6. Guardiã das Tradições (Rafael Cardoso/Aniela Rovani) 
7. Flor no Cabelo (Rafael Cardoso/Gujo Teixeira) 
8. Valerá (Rafael Cardoso) 
9. Dia de Poesia (Rafael Cardoso/Gujo Teixeira) 
10. Braços Abertos (Rafael Cardoso/Aniela Rovani) 

Advertisement

Aniela Rovani – Voz (exceto faixa 3) 
Rafael Cardoso – Voz, violão e viola caipira 
Paulinho Leme – Piano (faixas 1, 2, 3 e 7); Acordeon (faixas 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) 
Adriano Tonon – Percussão (faixas 1, 4, 5, 6, 8, 9 e 10) 
Rafael Beck – Flauta transversal (faixas 1, 2, 5, 6, 9 e 10) 
Ximba Uchyama – Contrabaixo (faixas 4, 5, 6, 8, 9, e 10) 
Mel Moraes e Douglas do Catira – Catira (participação especial faixa 6) 
Pedro Borguetti – Bombo Leguero (participação especial faixa 8) 

Arranjos e produção musical: Duo Música de Interior Paulinho Leme 
Gravação e mixagem: Rafael Cardoso Paulinho Leme 
Masterização: Ernani Napolitano 
Foto: Ary Jr. 
Capa: Aniela Rovani 

Conheça o Duo Música de Interior:

www.musicadeinterior.com
https://linktr.ee/musicadeinterior
musicadeinterior@isapublicidade1gmail-com
Informações: (11) 93776-7714

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música e Show

Scorn, alter ego eletrônico de Bruno (KLB), mergulha no techno com o lançamento de “Sacrifice”

Published

on

O artista Scorn, projeto solo de Bruno, conhecido nacionalmente por sua trajetória ao lado dos irmãos no grupo KLB, lança sua mais nova faixa, “Sacrifice (Original Mix)”, nas principais plataformas digitais em parceria com a Radar Records.

O lançamento marca uma nova fase em sua carreira, consolidando sua incursão no universo da música techno.

Com uma sonoridade densa, pulsante e imersiva, “Sacrifice” revela o amadurecimento de Bruno como produtor musical, refletindo anos de dedicação e pesquisa dentro da música eletrônica. A faixa equilibra atmosferas sombrias e batidas hipnóticas, entregando uma experiência sonora que dialoga com as pistas mais exigentes da cena underground.

Bruno, agora sob o nome Scorn, se reinventa sem perder a essência criativa que o destacou desde o início de sua carreira.

Advertisement

Sua paixão pela música sempre o motivou a ultrapassar fronteiras, e este lançamento representa um passo firme em direção à consolidação de seu nome no cenário eletrônico brasileiro.

O single já está disponível nas principais plataformas digitais, como Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Music e muitas outras.

Ouça em:

https://found.ee/scorn_sacrifice

Advertisement
Continue Reading

Música e Show

Verônica Ferriani apresenta o show do álbum “Cochico no silêncio vira barulho, irmã”, em São Paulo

Published

on

No dia 9 de maio, o palco do SESC Pinheiros recebe Verônica Ferriani em um show especial baseado em seu primeiro álbum duplo, Cochicho no silêncio vira barulho, irmã, lançado em 2024. Descrito pela própria artista como confessional e quase biográfico, o trabalho vai além de suas vivências pessoais, pois é também um espelho sensível do que ela observa e escuta de outras mulheres ao seu redor. Um disco que mergulha nas camadas do trabalho materno, mas amplia o olhar para abarcar o universo feminino como um todo — suas dores, desejos, pressões e contradições.

O álbum duplo é dividido entre os dois eixos, o “Cochicho no silêncio”, e “Vira barulho, irmã”, com um total de 20 faixas — 17 compostas por Verônica. A obra aborda temas como amor, sexo, relacionamentos, depressão pós-parto, carga mental, frustração, raiva, mas também esperança e o desejo de construir novos caminhos possíveis, que incluam também os homens nesse processo transformador. Um projeto que pulsa força, denúncia e a urgência do coletivo, tratando a mulher em sua pluralidade, a partir dos papéis que lhe são impostos, das emoções que a atravessam, e da busca por caminhos de transformação.

Para este show, Verônica será acompanhada de convidadas especiais que participaram do álbum e que emprestam suas vozes e presenças potentes à experiência, num encontro catártico, acolhedor e visceral: Alessandra Leão, Assucena, Áurea Martins, Flaira Ferro e Giana Viscardi.

Além das faixas do disco, como a que dá nome ao disco Cochicho no Silêncio Vira Barulho, IrmãNão me ContentoLa MerAcorda MamãeSem Regras e Amor que fica, o repertório apresenta também canções de outros artistas da música brasileira, que de alguma forma, contemplam através de sua arte, as mulheres.

Advertisement

Ao longo do espetáculo, que acontece próximo ao Dia das Mães, Verônica propõe não apenas uma escuta, mas um chamado à empatia e à transformação — um espaço em que a arte se coloca como instrumento de denúncia, cura e recomeço. Uma experiência sonora e emocional que toca fundo nas vivências de mulheres, mas que convoca a todos.

Natural de Ribeirão Preto, Verônica Ferriani é cantora, compositora, instrumentista e produtora musical. Tem quatro discos solo e dois coletivos lançados, além de colaborar em projetos especiais diversos. Gravou nos DVDs recentes de Yamandu Costa e de Toquinho, com quem esteve em turnê Voz e violão entre 2011 e 2018. Fez shows como convidada de Ivan Lins, Beth Carvalho, Spokfrevo Orquestra, Mart’nália, Noca da Portela, Xande de Pilares, entre outros.

Dividiu o palco em projetos especiais com Monarco, Moska, Jair Rodrigues, Teresa Cristina, entre muitos outros. Liderou a Gafieira São Paulo, vencedora do 22º Prêmio da Música Brasileira (2011), como melhor grupo de samba. Convidada a representar a nova música no Projeto Novas Vozes do Brasil, parceria do Itamaraty e MinC com Embaixadas do Brasil pelo mundo, apresentou-se em festivais e importantes espaços do Japão, Rússia, Portugal, Argentina, Colômbia, Espanha e Israel.

Conheça: 

SERVIÇO: Cochicho no silêncio vira barulho, irmã”

Advertisement

Data e horário: dia 9 de maio às 21 horas
Local: SESC Pinheiros 
Preços: R$ 70,00 (inteira), R$ 35,00 (meia) e  R$ 21,00 (credencial plena)
IngressosProgramação – Sesc São Paulo
Vendas online: início em 29/04
Vendas presenciais: início em 30/04

FICHA TÉCNICA:

Alana Ananias (bateria)
Victoria dos Santos (percussão)
Ingrid Cavalcante (baixo)
Aline Falcão (sanfona e piano)

Convidadas:
Alessandra Leão
Assucena
Áurea Martins
Flaira Ferro
Giana Viscardi
Florencia Saravia (Técnica PA)
Daniel Tápia (Técnico monitores)
Grissel Manganelli (Técnica de luz)
Beth Sousa (roadie)

Advertisement
Continue Reading

Música e Show

MD Chefe e Papatinho lançam álbum colaborativo “Garbo & Elegância”

Published

on

MD Chefe e Papatinho lançam nesta quarta-feira (10), o aguardado álbum colaborativo “Garbo & Elegância”. A produção, que chega a todas as plataformas digitais às 00h, marca a consolidação da parceria entre dois nomes de peso da cena urbana nacional.

A união entre os artistas se iniciou com a faixa “Tiramisù”, que abriu caminho para o projeto. Agora, o novo disco surge como uma obra completa, que mistura o rap, trap e outras influências musicais, resultando em uma sonoridade sofisticada.

O álbum traz oito faixas inéditas, todas com produção de Papatinho e letras de MD Chefe. Entre elas estão “Bandeira”, em parceria com Borges, Leall e Maru2D; “Tiramisù”; “Gostoso & Rico”, “Acabou o Amor”, “Só Pra Você” com Ítalo Melo, “Garbo & Elegância” com Raffé; “Tá Duro Dorme” e “Gostoso & Rico RMX”, que conta com Maru2D e CJOTA.

O projeto, distribuído pela MusicPRO, distribuidora digital 100% brasileira, e lançado pela Papatunes, também aposta em um conceito visual marcante. Além do videoclipe de “Tiramisù”, que já está disponível no Youtube, os artistas irão lançar a produção audiovisual de “Gostoso & Rico” e visualizers para as demais faixas.

Advertisement

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados