Fodmap é uma sigla, em inglês, que classifica os alimentos mais fermentáveis (F) da família de carboidratos, divididos em oligossacarídeos (O), dissacarídeos (D), monossacarídeos (M) e polióis (P). É o conjunto de alimentos fermentáveis, que podem causar desconforto intestinal.
A dieta Fodmap consiste em restringir o consumo desses alimentos fermentáveis, com o objetivo de melhorar os sintomas de má digestão, excesso de gases, dor abdominal, sensação de estufamento, constipação, diarreia e cólicas, comuns especialmente em que tem Síndrome do Intestino Irritável.
O protocolo deve ser elaborado e acompanhado pelo seu nutricionista, para assegurar sua boa saúde e bem-estar, mantendo os nutrientes importantes para o seu organismo durante o processo.
O nutricionista vai elaborar um plano alimentar com duração específica e depois vai experimentar reintroduzir alguns alimentos, de forma isolada, para avaliar o seu grau de tolerância alimentar a cada um deles.
Com base nos resultados obtidos, o objetivo será manter, dali em diante, uma alimentação adequada, sem desconfortos e com maior qualidade de vida. Porque, afinal, alimentar-se deve ser fonte de prazer e saúde, não de desconforto ou preocupação .
Juliana Vieira
Nutricionista
CRN 44442
+5511 99993 0039
Julianavl.ju@gmail.com
Instagram: @juvieiranutri