Geral

Dicas para melhorar sua produtividade por Rodrigo Bucollo

Published

on

Nas últimas semanas conversamos muito sobre produtividade e hoje resolvi dar 7 dicas para que você melhore sua perfirmance.


E então você chega em casa e acredita que precisa de mais tempo. Seu dia precisava ter mais de 24 horas. As atividades e planejamento simplesmente não aconteceram!

Ao final do dia você se sente como uma “barata tonta” que rodou o dia todo e não resolveu nada.

Pode parecer que você esteja em um mundo só seu onde as coisas não funcionam, mas não se desespere, você não está sozinho. Esse é um problema comum (infelizmente) que aflige pessoas de todos os setores da sociedade.

Advertisement

Diante de tantas distrações e informações que nos “consomem” a todo momento, é difícil conseguir se concentrar no que realmente é necessário.

Somos bombardeados de todos os lados por notificações e barulhos que atrapalham nossa concentração, temos diversas tarefas para fazer em um curto período, somos chamados para reuniões que poderiam ser resolvidas com um e-mail ou uma ligação…

Mas, afinal, como ser mais produtivo e entregar resultados?

As pessoas que me conhecem sabem muito bem que eu não acredito em fórmulas mágicas. Não acredito nos temas faça isso que isso acontecerá. Acredito mesmo no autoconhecimento. Você se conhecer e determinar o melhor caminho para definir o que e o que não fazer. Entretanto posso tentar te ajudar com algumas dicas para sua rotina diária…

 

Advertisement
1. Saiba onde está e onde quer chegar.

Você já refletiu sobre o profissional que é?

Você já determinou qual profissional você quer ser?

Você procurou ajuda para saber como chegar lá?

São questões simples, porém difíceis de serem respondidas, mas a verdade é que nesse grande avião que chamamos de vida ou você é o piloto ou alguém será por você.

Mas Rodrigo, como assim, se eu entender o profissional que sou e o profissional que quero ser terei mais planejamento e foco nas atividades e assim serei mais produtivo?

Advertisement

Sim cara pálida!

2. Planeje as suas tarefas 

Se você já sabe onde está e onde quer chegar é natural que consiga fazer um planejamento de atividades que faça mais sentido. Planejamento este que pode ser melhorado, modificado e até deixado de lado em certas situações. O importante é saber que há um plano de voo para ser seguido!

Imagino que neste momento você possa estar dizendo: “Mas eu trabalho em uma empresa, não defino minhas tarefas.”

Como vocês sabem fui líder de equipes por muitos anos da minha vida e acredite. Poucas atitudes são mais valorizadas que um colaborador propor um novo planejamento de atividades para que juntos cheguemos ao resultado!

A dica aqui é que você tenha uma lista das atividades que devem ser feitas (leia o artigo que falo sobre a Matriz de Enzenhower) e coloque-as em uma ordem de prioridade…

Advertisement

3. Faça uma lista de prioridades

Se você sabe o que deve ser feito e o tempo que tem, chegou a hora de determinar as prioridades. As atividades que serão feitas com prioridade. No melhor momento e com máxima energia e foco.

Quais são as atividades que serão executadas para chegarmos ao resultado. Estas são as atividades que todos devem estar com energia máxima. Durante estas atividades não há distrações ou notificações.

4. Faça pausas durante o trabalho

Tenho muita energia! Todos quem me conhecem bem sabem disso, mas mesmo assim tenho meus picos de energia e meus vales.

Advertisement

Não existe pessoa que seja 100% produtivo. Entenda que fazer muito não significa ter muito feito. Faça pausas estratégicas no trabalho, tome muita água, bata um papo de 5 minutos no café com uma pessoa desconhecida e use técnicas para melhorar a produção e foco.

Eu gosto muito da técnica Pomodoro. Que é extremamente simples.

Trabalhe por 25 minutos e faça uma pausa de 5!

Repita este processo e siga em frente!

5. Acredite. Quem faz tudo não faz nada! 

Advertisement

Esqueça o mito de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Resolva o que deve ser resolvido e ponto.

Alguns profissionais ainda acreditam no mito de que fazer várias atividades ao mesmo tempo é sinônimo de produtividade. Na verdade a grande maioria consegue resultados bem ruins das atividades.

Poderia continuar com esta lista com mais 40 dicas. Mas a maior dica de todas ainda é: seja verdadeiro com você e saiba onde quer chegar.

A grande maioria dos profissionais ainda estão perdidos em um oceano de oportunidades e desejos. E por isso repito as primeiras perguntas.

Que profissional que você é?

Advertisement

Que profissional que você deseja ser?

O que está fazendo para chegar lá?

Deixe nos comentários as respostas ou me envie um direct pelo @rodrigobucollo

Será um prazer receber suas experiências!

Forte abraço,

Advertisement

Rodrigo Bucollo

Mais Lidas

Sair da versão mobile