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Negócios

Dia da Criatividade: entenda como ideias inovadoras fizeram a diferença para 8 empresas!

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Saiba mais sobre o caminho a ser trilhado no mundo dos negócios, para ir da inspiração ao lucro

Quando o assunto é criatividade, o que vem em mente de imediato são as expressões artísticas. Mas, a criatividade também está nas ideias inovadoras no mundo dos negócios, originando novos produtos, serviços e até permitindo a virada de chave de inúmeras marcas.  No próximo domingo, 21 de abril, é o Dia Mundial da Criatividade, data oficializada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2017, para valorizar o pensamento criativo, incentivando a inovação como ferramenta essencial na resolução de desafios globais.

Para celebrar a data, apresentamos alguns cases de sucesso de empresas que exemplificam a importância da criatividade em diferentes segmentos do mercado. Confira!

  • Turismo de negócios

Para a Voll, maior agência digital de viagens corporativas do Brasil, criar uma plataforma unificada, que une todo o universo da mobilidade, para trazer mais facilidade e economia para as empresas, foi o que a fez ser procurada por grandes marcas como Itaú, Andrade Gutierrez e Pepsico. Jordana Souza, Cofundadora da VOLL, recusou um cargo internacional para entrar de cabeça nessa ideia e empreender.  “Sem o recurso da tecnologia, pode ser uma dor de cabeça planejar uma viagem, desde a reserva do voo ou da hospedagem, até levantar possível adiantamento financeiro e prestação de contas, seja para o colaborador que trabalha fora de casa, seja  para a companhia empregadora. A partir da solução criativa, mudamos o dia a dia das empresas e ainda permitimos a economia de 30% dos gastos mensais”.

  • Sistema jurídico

No caso de Lorena Lage,  CEO e cofundadora da L&O Advogados, foi a partir de sua inconformidade quanto ao setor jurídico e a morosidade do sistema judiciário que ela e o sócio Robert Oliveira criaram um novo mercado. Hoje eles atuam exclusivamente com preventivo jurídico, antecipando problemas e evitando que eles aconteçam. Dessa forma, as marcas diminuem o risco de processos que podem impactar o desenvolvimento dos negócios. A L&O virou referência para startups e negócios disruptivos exatamente por essa inovação: mesmo atendendo mais de 420 empresas, em 2023 houve apenas dois processos.

“Identificamos, analisando outros mercados, formatos de planos por horas para prestação de serviços. Percebemos que esse era um modelo que os nossos clientes já poderiam estar mais acostumados. Nos inspiramos nas softwares houses, testamos, estruturamos alguns formatos, verificamos alguns planos de acordo com o número de horas que mais se encaixavam para o momento da startup. Foi uma virada de chave para gente. Nas primeiras reuniões a gente já começou a fechar novos contratos e ficou muito mais fácil para os clientes  entenderem a nossa parceria. As startups contratam um plano de horas e as utilizam de acordo com o que efetivamente for demandado pela empresa. Se não utilizar, seguem disponíveis para a utilização no mês que for necessário dentro de 12 meses, tudo acompanhado por um sistema automatizado, afirma Lorena, que com criatividade também vem inspirando outros escritórios a olharem para a forma como praticam o direito.

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  • Finanças

E, por falar em investimentos, a demanda por uma consultoria financeira com modelo transparente foi o que levou os sócios da Futuro Capital a se unirem e criarem a empresa em 2022. Adotando o modelo fiduciário (de taxa fixa), pouco conhecido no mercado brasileiro, neste caso, a empresa não recebe comissões sobre os produtos que recomenda, mas um valor fixo pago mensalmente pelo cliente, independentemente do produto financeiro consumido. A Futuro Capital rapidamente atraiu outro nicho de investidores, aqueles que buscam domínio de técnica para objetivos personalizados.

Inovar e sair do comum do setor foi essencial para a assessoria. “No primeiro ano de funcionamento, temos uma carteira de R$ 1,7 bilhão. Prevemos dobrar a carteira de ativos sob custódia ainda no primeiro semestre de 2024 e atingir a marca de R$3 bilhões acumulados em carteira neste mesmo período. Em 5 anos, a Futuro Capital cogita multiplicar por 30 a carteira de clientes defendendo e consolidando no Brasil o Modelo Fiduciário. Tudo surgiu devido ao nosso descontentamento de como é falado sobre os investimentos no país”, diz Henrique Silva, sócio-fundador da Futuro Capital.

  • Universo cripto

A inovação também está em criar novas formas de lidar com a nova economia, pensando nisso, a DUX possui uma robusta infraestrutura blockchain disponível por meio da iDUX, a carteira digital que é uma ponte entre o mercado tradicional e a Web 3.0. “Somos a primeira empresa latino-americana a receber investimento da Old Fashion Research, R$7 milhões de seed round, e uma das primeiras a receber investimento da Animoca Brands no Brasil, no valor de R$3 milhões. E por que essas marcas investem na gente? Porque democratizamos o acesso à Web3, facilitando que empresas e pessoas tenham mais segurança, assim como vivam experiências diferentes. No último ano, por exemplo, criamos do zero o Didicoverso, a presença do ex-jogador de futebol Adriano no metaverso, com oportunidades variadas de interagir com seus fãs”, argumenta Luiz Octávio Gonçalves Neto, CEO e fundador da DUX.

  • Educação

Um levantamento do núcleo de inteligência e análise de dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) estimou que um milhão de novos empregos serão gerados pela economia criativa até 2030, elevando, em consequência, a atual participação de 3,11% do setor no Produto Interno Bruto. Daniel Spolaor, sócio e CEO da Universidade Corporativa Korú,  já acelerou mais de 3,5 mil carreiras e está conectada a mais de 300 negócios de empresas como Suzano, O Boticário, Alpargatas (Havaianas) e iFood, conta que conversou com pessoas em todas as partes do mundo para criar um modelo de negócio pedagógico disruptivo.

“Ouvimos muitos profissionais de outros países e áreas, conversamos com pais e alunos, e decidimos juntar as ideias mais interessantes para fundar a Korú. Com o tempo, para atrair mais marcas e parceiros, adaptamos novamente nosso modelo de educação semelhante a um sistema de construção de brinquedo (Lego) em que a gente consegue colocar cada peça nele, tanto de conteúdo, de assuntos, em qualquer curso nosso, tanto em formato online, ao vivo e presencial. Nosso modelo pedagógico é super adaptável”, fala Daniel, que comenta que esta fórmula de sucesso foi essencial para o crescimento da empresa.

  • Youtubers e marketing de influência

E, se o assunto é marketing de influência e produção de conteúdo, a Curta, o maior hub de Youtubers na América Latina, com mais de 52 criadores de conteúdo focados em entretenimento e games, vem revolucionando esse mercado. Eles criaram um modelo diferenciado: em vez de apenas agenciar influenciadores, eles criam tecnologias e oportunidades. Além da criatividade na hora de fazer publicidade, priorizando a experiência do seguidor com a marca, eles desenvolveram uma plataforma única para identificar o perfil real do público e até inteligência artificial para clonagem de voz em outros idiomas e aumentar a exportação conteúdo.

Por meio de Inteligência Artificial, a Curta cria estratégias completas de divulgação de canais de seus influencers com dublagem em inglês e espanhol. O que se deve a uma demanda de mercado.O YouTube brasileiro ainda não leva os criadores à monetização que um canal americano, por exemplo, levaria. O que mostra uma oportunidade de negócios e uma urgência em internacionalizar canais brasileiros”, explica Pedro Gelli, sócio-fundador da Curta.

  • Alimentação e agronegócios

E quando a criatividade parece não ser mais possível no agro, vem a Verdureira e mostra que não é bem assim. Além de ser pioneira em saladas prontas para consumo no Brasil, a marca, com quase 30 anos de trajetória, conseguiu inovar de novo. Eles viraram o negócio ao se tornarem uma agroindústria nos últimos anos, internalizando todos os processos da cadeia produtiva. E como se não bastasse, para evitar crises de abastecimento e a grande variação climática, como altas temperaturas e excesso de chuva, criaram um novo sistema de hidroponia em floating (cultivo de hortaliças em piscinas), sendo a primeira empresa no país a utilizar a tecnologia em larga escala.

Inspirados nos modelos holandeses, desenvolveram a própria tecnologia para execução do floating, considerando o cenário brasileiro. Criaram desde as placas ideais, onde as hortaliças ficam bem posicionadas para flutuar nas piscinas, até sistemas únicos para a oxigenação da solução nutritiva. Implementaram também um novo uso para nanobolhas. “Sabíamos que era um desafio, mas estávamos dispostos a aprender mais, testar e arriscar, pois acreditávamos que seria um divisor de água para o negócio e também para o agro brasileiro. Agora, produzimos mais, com menos esforços e recursos, além de oferecer um produto com mais qualidade para o consumidor”, explica Ari Rocha, sócio e CEO da Verdureira. Nos próximos meses, a marca será capaz de produzir 39 toneladas mensais de hortaliças.

  • Arte de rua

E já que o Dia da Criatividade remete tanto à arte e cultura, vale entender como o Fábrica de Graffiti fez a cultura se tornar um negócio e ainda trazer mais qualidade de vida em cidades industriais. A marca humaniza distritos urbanos por meio da arte urbana e já percorreu seis estados do Brasil em 30 km² de intervenções artísticas em parceria artistas visuais brasileiros, que colorem os muros com suas obras autorais. A produtora-executiva, Paula Mesquita, acredita no potencial que a arte tem de despertar o olhar criativo e transformador, vocação tem feito grandes empresas apostarem na iniciativa.

“A arte de rua é a expressão artística mais democrática que existe. Sempre me incomodou perceber que ou a arte que era acessível e muito banalizada ou muito cara e  elitizada. Buscava o meio-termo e isso me levou a empreender. Transformar lugares de passagem em grandes galerias ao céu aberto humaniza territórios fabris na cidade. Trabalhar em ambiente marginalizado é, de certa forma, abraçar quem não é visto e a arte tem esse poder. Fazemos isso de forma sustentável. Isso fortalece a cultura e a imagem de empresas que praticam ESG, por isso elas sempre retornam para um novo projeto”.

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Bares e restaurantes podem aproveitar a Black Friday para maximizar as vendas de fim de ano

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Executivas do Grupo Simão sugerem estratégias para atrair clientes e garantir vendas durante o período de promoções

A Black Friday, celebrada anualmente na última sexta-feira de novembro, se tornou um evento muito aguardado pelos consumidores ao oferecer descontos e promoções em uma ampla gama de produtos e serviços. Para bares e restaurantes, é uma oportunidade para aumentar o movimento, otimizar as vendas e engajar clientes para as festas de fim de ano.

Um estudo realizado em 2022 pela Linx, empresa do grupo StoneCo. e especialista em tecnologia para o varejo, mostrou que o setor de food service registrou um crescimento de 10,7% nas vendas e de 6% no faturamento durante a Black Friday naquele ano, em comparação com uma sexta-feira comum.

Segundo Mislene Lima, especialista em encantamento ao cliente e  líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, a Black Friday oferece uma chance única para bares e restaurantes aproveitarem o entusiasmo da data. “Além das promoções tradicionais, existem diversas formas de agregar valor e atrair novos clientes, ao mesmo tempo em que se prepara o terreno para as festividades de fim de ano”, diz.

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Para Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, bares e restaurantes podem não só aumentar suas vendas na Black Friday, mas também aproveitar a data para engajar o público e garantir um bom movimento durante as festas de dezembro. “É possível, até mesmo, oferecer descontos para reservas antecipadas em eventos de empresas ou espaços para o Natal e o Ano Novo”, sugere.

Confira algumas estratégias para bares e restaurantes aproveitarem a Black Friday, segundo as executivas do Grupo Simão:

Promoções exclusivas e pacotes – Para atrair mais clientes, o estabelecimento pode criar promoções de pacotes exclusivos, como combos de bebidas e petiscos ou refeições completas a preços reduzidos. “Oferecer promoções como ‘compre um, ganhe outro’ ou drinks duplos no happy hour pode incentivar os clientes a trazer amigos, aumentando o ticket médio e o volume de vendas”, afirma Mislene.

Descontos antecipados em reservas de fim de ano – É possível oferecer descontos para reservas antecipadas e vouchers com descontos especiais para serem usados nas festividades, ajudando a fidelizar os clientes e a assegurar um fluxo de caixa consistente.

Promoções de experiências – Segundo as executivas, a Black Friday também é um momento perfeito para promover experiências exclusivas, como degustações de vinhos ou jantares com menus especiais. “Oferecer eventos diferenciados, como harmonizações ou experiências gastronômicas, pode atrair clientes que querem vivenciar algo novo e único, aumentando a percepção de valor do estabelecimento e incentivando o retorno em datas festivas”, explica Mislene.

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Divulgação nas redes sociais e parcerias com influenciadores –  De acordo com Lidiane, é importante aproveitar o potencial das redes sociais para divulgar as promoções da Black Friday. “Os gestores dessa área devem criar conteúdos atrativos, com fotos dos pratos e bebidas em promoção, além de anunciar pacotes e eventos especiais. Estabelecer parcerias com influenciadores locais também é uma ótima maneira de aumentar a visibilidade das ofertas”, finaliza a executiva.

Sobre o Grupo Simão

O Grupo Simão reúne as marcas Olaplastic e Simão Distribuidora  e tem como missão levar praticidade para o dia a dia, oferecendo uma ampla variedade de produtos, desde embalagens e utensílios de cozinha até descartáveis e equipamentos diversos. Com mais de 30 anos de tradição, integra nove empresas e mais de 100 funcionários.

Para mais informações, visite o site ou o Instagram.

*Mislene Lima é especialista em encantamento ao cliente e  líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários. Para mais informações, visite o Instagram.

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*Lidiane Bastos é administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários. Para mais informações, visite o Instagram.

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Estratégias de encantamento agregam valor à jornada do cliente

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Colocar o cliente no centro das tomadas de decisão é fundamental para a fidelização

O encantamento do cliente é um conceito que vai muito além da subjetividade. São ferramentas e técnicas de customer centric que levam ao sucesso das maiores corporações do mundo. Empresas de diversos setores estão descobrindo o poder do encantamento em suas operações diárias, ao transformar interações comuns em experiências memoráveis para o público.

Uma das grandes vantagens de estratégias que colocam o consumidor no centro é o uso da análise preditiva para avaliar o Customer Lifetime Value (CLV), permitindo que as empresas entendam melhor o valor a longo prazo de cada cliente e adaptem suas ações para maximizar essa relação. Com base em algoritmos e dados de comportamento, as empresas podem prever o valor futuro de cada pessoa, o que possibilita uma alocação de recursos mais eficiente e campanhas personalizadas que aumentam a lealdade e a retenção.

De acordo com Alexandre Slivnik, especialista em excelência de serviços e vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), o compromisso com a geração de encantamento com o cliente é, sem dúvida, primordial para que uma organização tenha sucesso nessa jornada. “Muitas empresas estão investindo em setores exclusivos para criar experiências memoráveis, pois sabem que as preferências dos consumidores mudaram. Hoje, clientes esperam uma experiência fluida, personalizada e encantadora”, explica.

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De maneira prática, o relatório Customer Experience Trends de 2023, desenvolvido pela Zendesk, revelou que 70% dos consumidores estão dispostos a pagar mais para empresas que oferecem uma experiência superior. Esse dado reflete a importância das ações de encantamento, que não apenas atendem, mas superam as expectativas do cliente.

Estratégias do encantamento

A formação “Estratégia da Magia“, desenvolvida por Alexandre, capacita profissionais a adotar práticas inspiradas no atendimento da Disney e em empresas que transformaram seus produtos e serviços em experiências. Com técnicas como empatia, dedicação e continuidade na jornada do cliente, a metodologia busca ajudar negócios de todos os tamanhos a proporcionar um atendimento inesquecível.

Com base nas melhores práticas de empresas como Disney e Apple, conhecidas pelo compromisso com a experiência excepcional, a “Estratégia da Magia” ensina que o encantamento é mais do que um momento, mas sim uma experiência construída ao longo de todo o relacionamento com o público.

“Cada interação é uma oportunidade para gerar satisfação e criar uma conexão emocional que transcende o simples atendimento. Na formação, são exploradas técnicas de personalização, atenção ao detalhe e continuidade do relacionamento, incluindo quatro pilares fundamentais que tornam o atendimento algo marcante e promovem a lealdade do consumidor”, conclui o especialista.

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Sobre Alexandre Slivnik

Alexandre Slivnik o único brasileiro a dar a volta ao mundo em um avião privado da Disney para conhecer os bastidores de todos os parques da empresa no mundo, juntamente com seus maiores executivos. É reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1).

Autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. Diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). Vice-Presidente da ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. Professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP.

Palestrante com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. Atualmente um dos maiores especialistas em Encantamento de Clientes no Brasil. Palestrante Internacional com palestras feitas nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education – Boston / EUA).

Para mais informações, acesse o site oficial: www.alexandreslivnik.com.br .

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Manutenção de Empregos: como a Recuperação Judicial pode salvar postos de trabalho

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Ferramenta jurídica é aliada estratégica na preservação de empregos e na sustentabilidade econômica

A recuperação judicial tem se mostrado uma solução eficaz para empresas em crise que desejam manter suas operações e proteger seus colaboradores. Em um cenário de desafios econômicos, essa ferramenta jurídica oferece a oportunidade de reestruturar finanças, preservar empregos e minimizar os impactos sociais causados por possíveis falências.

Instituída pela Lei nº 11.101/2005, a recuperação judicial permite que empresas em dificuldades financeiras elaborem um plano de reestruturação para pagar seus credores, enquanto continuam operando. Isso é vital para preservar empregos e manter a atividade econômica.

Para Jéssica Farias, advogada e administradora judicial, a recuperação judicial vai além de uma estratégia financeira. “É um mecanismo que protege o maior ativo das empresas: seus colaboradores. Quando bem conduzida, a recuperação judicial preserva postos de trabalho e gera impacto positivo para a sociedade como um todo”, destaca.

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O desemprego é uma das consequências mais preocupantes das falências empresariais. A recuperação judicial atua como um amortecedor social, impedindo que trabalhadores sejam demitidos em massa. Dados mostram que, nos últimos cinco anos, empresas em recuperação judicial conseguiram preservar mais de 1,5 milhão de postos de trabalho no Brasil.

Segundo Jéssica Farias, a preservação de empregos beneficia não apenas os colaboradores diretos, mas também toda a cadeia produtiva e a economia local. “Empresas que optam pela recuperação judicial demonstram compromisso com sua força de trabalho, mantendo a roda econômica girando em suas comunidades,” explica.
Empresas do setor industrial, varejista e de serviços têm utilizado a recuperação judicial para evitar cortes excessivos de pessoal. Em muitos casos, essas companhias conseguiram renegociar dívidas e reestruturar suas operações, assegurando a estabilidade de seus quadros de funcionários.

Para empresas em recuperação judicial, a prioridade é ajustar dívidas e equilibrar receitas. No entanto, o processo também exige uma abordagem estratégica para fortalecer o vínculo com colaboradores. Empresas que adotam práticas de comunicação transparente e oferecem suporte aos trabalhadores durante a reestruturação têm maiores chances de sucesso.
Além de preservar empregos diretos, a recuperação judicial protege indiretamente trabalhadores em toda a cadeia produtiva. Fornecedores, distribuidores e prestadores de serviços dependem da continuidade das operações das empresas em recuperação para manter suas atividades.

Jéssica Farias reforça a dimensão social dessa ferramenta. “É importante lembrar que, ao salvar uma empresa, estamos protegendo famílias, evitando colapsos em comunidades e fortalecendo o tecido social”, pontua a especialista.

A recuperação judicial é mais do que uma alternativa para empresas em crise: é uma solução que protege empregos e sustenta a economia. Em um país com desafios socioeconômicos significativos, utilizar essa ferramenta de forma estratégica é essencial para garantir a sobrevivência de empresas e o bem-estar de seus colaboradores.

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