Saúde e Beleza

Dentista afirma que bruxismo pode até modificar o formato do rosto

Published

on

Recentemente, a atriz Cleo contou que a desordem ocasionou uma mudança na face

Cleo usou as redes sociais, recentemente, para falar que sofre de bruxismo e que, por conta de ranger ou apertar dos dentes durante o sono, acabou modificando a arcada dentária e, como efeito, o formato do rosto.

O dentista Lucas Sampaulo explica o que é bruxismo e quais são as causas da desordem funcional.

“Bruxismo é uma parafunção que causa apertamento ou ranger dos dentes.Existem inúmeras causas entre elas: ansiedade, estresse , tensão, má oclusão dos dentes, distúrbios articulares, entre outros”, explica o profissional, que destaca que o mal pode atingir todas as idades:

Advertisement

“O bruxismo acomete todas as idades e, inclusive, é bem comum, hoje em dia, em crianças.

De acordo com Lucas, antes da escolha do tratamento é preciso descobrir a causa, que pode ser tanto psicológica quanto física. Ela também afirma que os casos aumentaram durante a pandemia do novo coronavírus.

“Principalmente, os causados pelo fator psicológico: estresse, ansiedade, nervoso, etc”.

Mas afinal seria possível o bruxismo modificar o formato do rosto, como disse Cleo.

“É possível, sim. O bruxismo afeta diretamente a parte muscular e dental. Tem o fator da musculatura ficar tensionada por muito tempo, isso pode causar a hipertrofia (aumento de tamanho) do músculo masseter, deixando o rosto com aspecto “largo”.Tem também o fator de desgaste dental, quando a pessoa que apresenta bruxismo range muito os dentes, eles acabam tendo muito desgaste , isso pode alterar o rosto de uma pessoa devido a grande diminuição da dimensão vertical de oclusão”, explica.

Advertisement

O dentista diz que existem tratamentos para corrigir essa alteração no formato do rosto.

“Pode variar desde uma aplicação de toxina botulínica no músculo masseter para ele perder força e diminuir o tônus, quanto aplicação de lentes ou resinas nos dentes para devolver a dimensão vertical”, conclui.

 

 

Advertisement

Mais Lidas

Sair da versão mobile