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Da Sapucaí para as telas de cinema, Egili Oliveira tem sua história contada em documentário que estará no Festival do Rio

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Com roteiro e direção de Caroline Reucker, ‘EGILI – rainha retinta no carnaval’ será exibido nos dias 13 e 14 de outubro em salas da zona sul. A pré-estreia acontecerá no dia 12, somente para convidados.

O glamour do carnaval, aliado à trajetória de uma mulher preta retinta, cuja história é forjada com doses de resiliência, são os ingredientes principais de “EGILI – rainha retinta no carnaval”, documentário que narra a preparação da atriz, professora de samba e rainha de bateria da Acadêmicos de Vigário Geral, escola de samba que integra a Série Ouro do carnaval carioca.

Aos 42 anos, Egili teve seu cotidiano retratado pelas lentes de Caroline Reucker, que acompanhou a majestade da bateria Swing Puro ao longo de sua preparação para o carnaval, observando de perto as dificuldades enfrentadas pela personagem até o momento do desfile. O Carnaval de 2022, período em que começou Caroline iniciou o trabalho, foi marcado por enredos que abordaram as raízes africanas, os tempos de escravidão e a força espiritual dos cultos afro-brasileiros. A película ressalta a busca de Egili pelo reconhecimento de sua arte e por seu lugar na sociedade brasileira e no carnaval.

Além de registrar o passo a passo da rainha, que iniciou a carreira como passista do Salgueiro há 20 anos, o documentário faz questão de ressaltar a resistência de Egili à discriminação sofrida no dia a dia e seu engajamento a favor de temas relacionados a racismo, igualdade e identidade. A história da sambista inspira e dá coragem para confiar em si mesmo e seguir seu próprio caminho apesar de muitas adversidades.

Com 80 minutos de duração, “EGILI – rainha retinta no carnaval” chega ao Festival do Rio com exibições nos dias 13 de outubro, às 14h45, no Estação NET Gávea 4, e dia 14, às 14h, no Kinoplex São Luiz 2.

“Eu gosto do samba, gosto do carnaval, gosto do glamour também, (…) é o único momento que as pessoas me enxergam” são algumas das falas marcantes que expressam essa conexão de amor e sacrifício que conectam Egili ao carnaval, o maior espetáculo da Terra.

A pré-estreia do filme acontecerá no dia 12 de outubro, às 16h30, em uma exibição somente para convidados e imprensa no Estação Net Rio 4 (Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo)

Serviço:EGILI – Rainha Retinta no Carrnaval

Documentário – 80 min
Classificação: Livre
Exibição ao público: 13 de outubro, 14h45 Estação Net Gávea 4 (Shoppping da Gávea); 14 de outubro, 14h Kinoplex São Luiz 2 (Largo do Machado)

Sobre Caroline Reucker
Nascida em Marl/North Rhine-Westphalia, na Alemanha, em 1985. Estudou direção de documentário na Filmakademie Baden-Württemberg. Seu filme diploma Le ciel la terre e l’homme (2018) foi exibido em mais de 25 festivais em todo o mundo e conquistou o primeiro lugar na categoria documentário de longa em festivais na Itália (2019), Portugal (2019) e França/China (2021). Seus filmes são caracterizados por uma atitude empática e aberta e permitem percepções íntimas sobre realidades incomuns e desconhecidas da vida.

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Sobre Egili Oliveira
Nascida na Bahia, Egili Oliveira carrega toda a ancestralidade africana não somente na pele, mas na alma. Dos antepassados, herdou a profunda ligação com os elementos da natureza, o gosto pela cultura e pela arte. Formada em artes cênicas, a atriz e dançarina adotou o samba como meio de expressão e viaja o mundo difundindo a arte. Foi rainha do carnaval da Finlândia, Suécia e Canadá. É uma das pioneiras em ensinar e propagar a cultura brasileira nacional e internacionalmente, trabalhando na formação de passistas estrangeiras. Iniciou sua trajetória no carnaval carioca como passista do Salgueiro. Foi rainha da União do parque Curicica, Renascer de Jacarepaguá e da Mocidade Unida do Santa Marta, além de musa da São Clemente. Pelo quarto ano consecutivo, será rainha de bateria da Acadêmicos de Vigário Geral.

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Mistério na areia: mulher é flagrada de biquíni e máscara em praia de Santa Catarina

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Uma cena inusitada chamou a atenção nesta quinta-feira (21) na praia dos Ingleses, uma das mais movimentadas de Santa Catarina. Uma mulher desconhecida surgiu usando apenas um biquíni fio dental e uma máscara preta cobrindo boa parte do rosto.

A mulher chegou acompanhada, estacionou o carro discretamente, fez uma troca rápida de roupa no próprio veículo e, em seguida, e se esticou na areia. Durante duas horas, tomou sol, pediu bebidas em barraca próxima, entrou no mar e manteve a postura de quem parecia não se importar com os olhares curiosos.

O detalhe que mais intrigou os frequentadores foi a combinação ousada: corpo à mostra e rosto coberto. Por ali, donos de barracas disseram que ela é vista sempre. A mulher deixou a praia sem pressa e foi embora como se nada tivesse acontecido.

Nas redes sociais, já circularam fotos de uma mulher parecida, com a mesma máscara, mas em um supermercado e farmácia. Não se sabe se é alguma famosa se disfarçando ou apenas alguém que quer aproveitar a praia sem ser reconhecida.

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Fotos: Adilson Tapi / Ag. ExplodiuBR

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Carioca Luiza Repsold França ganha destaque na equipe curatorial de importantes exposições nos Estados Unidos

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A arte brasileira está cada vez mais valorizada internacionalmente, com grandes mostras em museus e galerias em países europeus e nos Estados Unidos. Em paralelo, uma nova geração de curadores também vem se destacando em grandes instituições norte-americanas, conquistando posições em conceituadas instituições. 

Entre esses profissionais está a carioca Luiza Repsold França. Graduada em História da Arte pela Universidade da Pensilvânia e Mestre em História da Arte pelo Williams College e The Clark Art Institute, Luiza tem uma extensa pesquisa sobre o papel da costura nas obras têxteis dos artistas brasileiros Arthur Bispo do Rosário, Rosana Paulino e Sonia Gomes. Além de realizar projetos curatoriais com grandes nomes da cena contemporânea global, seu olhar para a história da arte é voltado para o Brasil e América Latina, como foco na valorização de artistas e narrativas historicamente marginalizadas, em especial a importância histórica da preservação e transmissão de conhecimento por meio do manual. 

Atuando na equipe de curadores do Philadelphia Museum of Art, um dos mais importantes museus dos Estados Unidos, seu mais recente trabalho é a mostra “Pauline Boudry/Renate Lorenz: Moving Backwards”, uma instalação de vídeo imersiva que combina dança urbana e coreografia moderna com a cultura underground queer e táticas de guerrilha. Está em visitação no Museu até 29 de setembro.

Luiza também é co-curadora de uma instalação monumental do artista ganês El Anatsui, composta por mais de 200 elementos suspensos, feitos a partir de lacres de alumínio reciclados. A obra aborda temas como o comércio global, identidades pós-coloniais e os impactos do consumo excessivo sobre o meio ambiente. 

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Seu currículo no mundo da arte impressiona para uma profissional tão jovem, com passagens pelos El Museo del Barrio e Cooper Hewitt Smithsonian Design Museum, ambos em Nova Iorque, e Museu de Arte do Rio – MAR. 

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Luísa Locher fala sobre o Dia do Ator: “É um ofício que exige entrega, escuta, coragem e um estudo constante”

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No 19 de agosto comemora-se o Dia do Ator, data importante para entender a relevância da arte e da cultura no país e no mundo. A atriz Luísa Locher avalia seu compromisso com a arte de interpretar. Com uma trajetória marcada pela dedicação, sensibilidade e versatilidade, Luísa relembra o impacto da atuação em sua história e na construção de narrativas que inspiram, emocionam e transformam o público.

Para ela, o Dia do Ator é todos os dias, porque é uma escolha que se faz diariamente, porém essa data é um lembrete do porquê ela escolheu essa profissão. “É um ofício que exige entrega, escuta, coragem e um estudo constante. É emprestar meu corpo e minha voz, estudar a vida, as experiências e ter a honra de viver várias vidas dentro de uma, é também romper silêncios e dar nome a tantas histórias e ao que tantas vezes foi apagado. Atuação é uma arte milenar, temos que ter consciência da grandeza desse legado”, reflete. 

Natural de São Carlos (SP), Luísa descobriu sua paixão pela arte ainda na infância e, desde então, vem acumulando experiências nos palcos e nas telas, transitando entre o teatro, o audiovisual e a direção. 

Presença feminina

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Em sua visão, ser mulher no audiovisual hoje é fazer parte de uma geração que está reescrevendo as regras do jogo, criando redes de apoio, ocupando espaços de liderança e inspirando outras mulheres a fazerem o mesmo. “Apesar dos avanços conquistados nas últimas décadas, ainda enfrentamos uma indústria marcada por desigualdades de gênero, tanto em frente como atrás das câmeras. Na atuação, os estereótipos de gênero ainda limitam muitos personagens femininos. A hipersexualização, a ausência de protagonismo complexo ou a recorrente figura da mulher como suporte emocional do protagonista masculino ainda são padrões que se repetem. Felizmente, isso vem sendo desafiado por criadoras e criadores que entendem o poder da narrativa”, afirma. 

Luísa acompanhou muitas mudanças nos últimos anos e uma maior presença das mulheres no audiovisual, por isso ela comenta que, quando iniciou, já era perceptível uma movimentação de mulheres buscando ocupar mais espaços, mas que na prática, ainda era visível o quanto a estrutura da indústria era, e em muitos casos ainda é, dominada por homens, especialmente em cargos de direção, roteiro, fotografia e liderança de equipe. “Com o tempo, fui testemunhando uma mudança visível: hoje vejo mulheres atuando com protagonismo em todas as frentes, dirigindo, escrevendo, operando câmeras, liderando equipes, tomando decisões artísticas e estratégicas. Há um desejo genuíno de construir um audiovisual mais inclusivo, diverso e principalmente justo”, aponta.

No que diz respeito à arte de contribuir para transformar a forma como a sociedade vê as mulheres, a atriz acredita que a arte tem o poder de transformar percepções, questionar padrões e abrir espaços. Além disso, ela enxerga as artes como uma ferramenta essencial para romper estereótipos, revelar verdades invisibilizadas e ampliar o olhar coletivo. “Durante muito tempo, as mulheres foram retratadas através do olhar de outros. Mas quando nós mesmas escrevemos, dirigimos, atuamos e criamos, mostramos camadas que por muitas vezes eram ignoradas”, observa.

Influências da carreira

Nesta data especial, Luísa também diz quais são suas referências na dramaturgia que a inspiram: “Viola Davis, pela força visceral. Ela tem uma presença que atravessa, que não pede permissão para existir em cena. Meryl Streep, pela versatilidade e inteligência com que constrói suas personagens é uma atriz de pesquisa e escuta profunda. Fernanda Montenegro é uma referência viva de dignidade artística. Ela representa não só o talento, mas o compromisso com a arte como linguagem de pensamento e sensibilidade. Ouvi-la falar sobre teatro é, por si só, uma aula sobre o valor da cultura. Alessandra Maestrini, além de ser uma potência vocal e cênica, me toca profundamente pela inteligência emocional e artística com que conduz suas escolhas. Ela transita entre o drama e o humor com rara elegância, sempre com alma e presença”, confessa.

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Luísa ainda dá um conselho para mulheres que desejam atuar e criar suas próprias obras: “Não espere que te deem permissão para existir artisticamente. Se você sente o chamado, honre isso. Estude, pesquise, e principalmente: não se diminua diante do processo. Criar dá medo, claro. Mas é justamente nesse medo que mora a força de quem se arrisca. Como atriz e criadora, aprendi que atuar é emprestar o corpo e a voz, mas criar é emprestar a alma. E você pode – e deve – fazer os dois”, finaliza.

Atualmente, além dos projetos como atriz, Luísa também tem explorado sua veia artística em outras áreas e reforça sobre a importância de expandir seu olhar para além da atuação. O reconhecimento de seu trabalho é fruto de uma trajetória construída com propósito, verdade e respeito pela arte.

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