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Cosméticos Halal: A tendência que une tecnologia, saúde e religião

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Cosméticos Halal - Crédito da Foto: Marcelo Catacci

Com a expectativa de faturar US$ 76 bilhões até 2024, o mercado de beleza está atento a este nicho que já é sinônimo de alta qualidade e diz muito sobre a conscientização do consumo

O interesse pela origem dos produtos que consumimos cresce cada vez mais, desde as roupas que usamos até o que comemos. A busca por marcas éticas e transparentes tem tudo a ver com os cosméticos Halal, que unem tecnologia de ponta e ativos naturais para atender aos rigorosos preceitos da religião islâmica.

Sim, os cosméticos Halal são produzidos de acordo com as regras estabelecidas pela Lei Islâmica e pelo próprio Alcorão. A certificação Halal é indispensável para os muçulmanos, mas não se limita aos seguidores da religião – você também pode desfrutar de seus benefícios.

Pela exigência de um alto padrão de qualidade desde o início da produção até a entrega final, o selo se tornou uma forma de identificar empresas sérias e seguras em meio a um mercado que tem novos lançamentos a cada semana. Continue lendo e entenda tudo sobre esse nicho de beleza que chegou para ficar.

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Cosméticos Halal - Crédito da Foto: Marcelo Catacci

Cosméticos Halal – Crédito da Foto: Marcelo Catacci

O que é Halal?

Em árabe, Halal significa permitido. Para os muçulmanos, todos os atos e objetos de consumo são lícitos, desde que estejam de acordo com as escrituras sagradas. Só não é permitido o que se encaixa como Haram, que significa ilícito.

Assim como os judeus e cristãos, a comunidade islâmica também tem suas próprias regulamentações que dizem muito a respeito do estilo de vida muçulmano. No Alcorão, encontra-se a seguinte passagem: “foram permitidas todas as coisas saudáveis”. As práticas proibidas têm como prioridade preservar a integridade e a saúde dos fiéis.

A certificação Halal é emitida por órgãos associados aos governos de países islâmicos e tornou-se indispensável para companhias que desejam comercializar seus produtos em países do Oriente Médio e do sul asiático. Além dos cosméticos, o setor de alimentos, fármacos, turismo e higiene pessoal, por exemplo, também podem conquistar o certificado.

Para obter o selo Halal, as empresas passam por uma inspeção rígida que verifica desde o processo de obtenção da matéria prima, maquinários da produção, fabricação, embalagens e a distribuição até chegar ao consumidor final.

Por conta de todo o controle da cadeia produtiva, a certificação Halal permite uma rastreabilidade mais aprofundada que qualquer outra. O setor de beleza Halal está se tornando sinônimo de excelência e boas práticas no mercado, esse é o grande motivo que gera interesse por parte de compradores em geral e até por países que não se caracterizam como muçulmanos.

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Cosméticos Halal - Crédito da Foto: Marcelo Catacci

Cosméticos Halal – Crédito da Foto: Marcelo Catacci

Quem pode consumir produtos Halal?

Os islâmicos têm o dever de consumir produtos Halal se desejarem continuar seguindo os preceitos da religião. Já as pessoas que não fazem parte do islã e não possuem restrições quanto aos componentes dos itens têm a liberdade de optar entre consumir ou não.

Especificamente no caso dos cosméticos e dermocosméticos, “o Halal une o natural ao tecnológico. Essa soma diminui os riscos de irritação, alergia e manchas, favorecendo especialmente a pele brasileira”, afirma Joielle Mendonça, farmacêutica industrial pós-graduada em ciência e tecnologia de cosméticos.

A crescente demanda por produtos de beleza Halal parte dos muçulmanos. Somente em 2018 o gasto dos islâmicos com produtos de beleza em geral foi de 64 bilhões de dólares, e esse número tende a aumentar. Atualmente, a comunidade soma quase 2 bilhões de pessoas no mundo e a perspectiva é que atinja os 2,76 bilhões até 2050; o islamismo é a crença que mais cresce no mundo segundo o centro de pesquisas norte-americano Pew Research Center.

Cosméticos Halal - Crédito da Foto: Marcelo Catacci

Cosméticos Halal – Crédito da Foto: Marcelo Catacci

Onde comprar cosméticos Halal?

Faça este teste: abra uma nova aba e pesquise por hidratante corporal. O Google traz mais de 40 milhões de resultados, desde marcas famosas até as menos conhecidas. Como saber se aquele produto é confiável? Para ajudar nessa tarefa existem os selos de qualidade.

Agora, se buscar por cosméticos Halal certificados, você terá a certeza de que está adquirindo itens seguros para a sua necessaire. Porém, a variedade é bem menor e a grande maioria dos produtos é de origem internacional, provenientes da França, EUA e dos Emirados Árabes.

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No Brasil, temos a sede da pioneira na produção de dermocosméticos Halal na América Latina, a Adélia Mendonça Cosmiatria. Com 16 anos de história, a marca iniciou seu processo de certificação em 2020 e possui hoje 100% da linha – mais de 150 produtos no total – de acordo com a jurisprudência islâmica.

“Nosso país tem um enorme potencial para se tornar referência na exportação de cosméticos Halal. A variedade da flora brasileira guarda uma série de princípios ativos que não podem ser produzidos sinteticamente e esse é nosso diferencial. A Adélia Mendonça tem orgulho em ser a primeira certificada no setor de dermocosméticos e este é apenas o início de nosso desenvolvimento, que logo ultrapassará fronteiras”, afirma Jacqueline Mendonça, diretora de operações da Adélia Mendonça.

Cosméticos Halal - Crédito da Foto: Marcelo Catacci

Cosméticos Halal – Crédito da Foto: Marcelo Catacci

Sobre a Adélia Mendonça Cosmiatria

Com uma administração completamente familiar, Adélia Mendonça Cosmiatria Científica Avançada é uma marca brasileira especializada em cosmiatria facial, corporal, capilar e íntima.

A marca conta hoje com mais de 150 produtos cosmecêuticos que incluem tratamentos específicos para disfunções cutâneas com benefícios multifuncionais e texturas diferenciadas para todo o corpo. Todos nanotecnológicos e adequados para atuação máxima, com ou sem a associação de equipamentos estéticos, oferecendo resultados seguros e eficazes, dermatologicamente testados e hipoalergênicos, com certificação Halal e autorizados pela ANVISA.

Site: www.adeliamendonca.com.br

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Facebook: www.facebook.com/adeliamendoncaoficial

Instagram: www.instagram.com/adeliamendoncaoficial

Cosméticos Halal - Crédito da Foto: Marcelo Catacci

Cosméticos Halal – Crédito da Foto: Marcelo Catacci

Texto: Thaís Lopes
Fotografia: Marcelo Catacci
Produção e Styling: Jacqueline Mendonça

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A jornada de André Costa do Sol, de vendedor de amendoim a especialista do mercado imobiliário em Praia Grande

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André Costa do Sol - A história de Superação - Foto: Acervo Pessoal

Empresário de 48 anos relembra infância de perdas e resiliência, conta como superou o Plano Collor e fundou a Costa do Sol, hoje uma das poucas imobiliárias com sede própria à beira-mar, na cidade de Praia Grande (SP).

A filosofia de André Costa do Sol, 48 anos, é transformar “do caos ao case”. E ele fala com propriedade. Órfão de mãe com apenas 1 ano e 7 meses, André começou sua jornada de trabalho aos 9 anos, vendendo amendoim na praia. Hoje, é fundador da Imobiliária Costa do Sol em Praia Grande (SP) e, após 31 anos de carreira no setor, tornou-se uma referência em segurança e transações de alto valor na Baixada Santista, resolvendo problemas que seus clientes “nem imaginavam que tinham”.

A história de André começa com o que ele mesmo define como um “sentimento de inferioridade”, fruto da perda precoce da mãe, Maria Nilsa. Criado pelo pai, Ananias, em um bairro pobre onde “o assédio das coisas ruins era muito grande”, ele viveu seu primeiro grande “dessabor” ainda na creche. Após ter um desenho tomado pela filha de uma cuidadora, ele revidou. Como castigo, foi deixado sem comida. “Eu acabei comendo um matinho que tinha lá fora e passei muito mal”, recorda.

André Costa do Sol na infancia na praia - Foto: Acervo Pessoal
André Costa do Sol na infancia na praia – Foto: Acervo Pessoal

A resiliência, segundo ele, foi forjada cedo. Aos 9 anos, o pai o incentivou a trabalhar na praia para “tirar da rua”. O sucesso foi imediato. “No primeiro final de semana eu volto com dinheiro. Meu pai me deu, tipo assim, coisa de R$ 10, eu voltei com 100”, conta. Aos 12 anos, já tinha capital equivalente a “sete carros”. Usou o dinheiro para comprar uma licença de carrinho de praia e o restante para estocar vodca, leite condensado e vinho.

O trabalho era árduo. André puxava o carrinho pesado por mais de 5 km de ida e 5 km de volta. Antes disso, vendendo amendoim, chegou a andar “29 km literalmente de Mongaguá até aqui de volta para Praia Grande”.

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As primeiras lições de negócios

Não demorou para a vida empresarial de André sofrer seus primeiros golpes. O primeiro foi uma lição sobre confiança. Ao encontrar seu estoque de leite condensado infestado por formigas, descobriu que uma pessoa próxima o estava roubando. “Ali foi o meu primeiro ensinamento que não adiantava só ganhar e buscar. Tem que aprender a proteger também, a blindar”, pontua.

Os desafios seguintes foram macroeconômicos. Primeiro, um novo prefeito proibiu os “famosos farofeiros” (ônibus de turismo), matando sua clientela. Logo depois, o Plano Collor “bloqueou o dinheiro de quase todas as pessoas do país”. Com a “economia local não funcionando”, André, que aos 14 anos já era “muito arrojado” e pagava consórcios de um carro e uma moto, precisou pivotar.

André Costa do Sol - Foto: Acervo Pessoal
André Costa do Sol – Foto: Acervo Pessoal

Ele foi trabalhar em uma adega de propriedade de dois espanhóis. A localização do bar mudaria sua vida: era em frente ao cartório de registro de imóveis da cidade. O dono de uma imobiliária, Célio Hottz notou seu jeito “arrojado” e fez o convite: “Você não quer vir ser corretor?”.

Iniciando sua carreira há 31 anos, André dividia o tempo entre a obra do pai e a imobiliária. Paralelamente, investia. Aos 16 anos, comprou seu primeiro terreno. Aos 20, o terceiro. “Aterrei a rua […] e vendi depois de seis meses esse terreno por quase 20 vezes mais pelo do que eu paguei”, diz.

André Costa do Sol - Foto: Acervo Pessoal
André Costa do Sol – Foto: Acervo Pessoal

A fundação da Costa do Sol

O sonho, no entanto, era claro: “ter uma imobiliária de frente pro mar e, de preferência a sede própria”. Em 3 de janeiro de 2005, ele assumiu o ponto que hoje é a Imobiliária Costa do Sol. A sua visão de negócio ficou clara no primeiro dia: dos seis corretores que trabalhavam no local, ele dispensou cinco antes do almoço.

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André Costa do Sol – Foto: Acervo Pessoal

“Eu falei que não ia rodar do jeito que eles estavam trabalhando […], os meus sonhos não tinham congruência com a conduta que aplicavam”, explica. A partir dali, foi “trabalhando de domingo a domingo” para construir a empresa, que se tornou uma “Escola de corretores de imóveis “.

Para André, a Costa do Sol não é um negócio comum. “Aqui não é um escritório, aqui é a sala da minha casa”, afirma, creditando seu espírito acolhedor às raízes de “filho de um bom baiano”.

O “Corretor Vietnamita”

Hoje, André se posiciona como um antídoto para um mercado onde “todo mundo hoje é corretor de imóveis: o personal trainer, o zelador, o faxineiro”. A diferença, ele argumenta, está no conhecimento profundo da região onde nasceu e foi criado. “Eu conheço essa região aqui literalmente. São 48 anos bem-vividos. Conheço ali as famílias e posso te dizer a questão […] de filiação desses imóveis, as cadeias sucessórias”.

André Costa do Sol – Foto: Acervo Pessoal

Essa expertise é apoiada por uma formação multidisciplinar — André estudou Contabilidade, Gestão Empresarial, Edificações e Direito. “Dentro de uma guerra, eu sou um vietnamita que conhece cada buraquinho aqui”, metaforiza. Ele também revela talentos que vão além do mercado imobiliário: “Eu fui músico, toquei muito em shows, tive grupo de pagode e fui campeão de dama e xadrez durante vários anos seguidos, não só da Praia Grande como da Baixada… Eu já fui inteligente um dia”, diz, entre risadas. “

Ele usa sua sede própria como garantia real para os clientes. “Se porventura você tiver qualquer dessabor na sua transação […] eu vou lá e me sub-rogo nos seus direitos, compro aquela tua unidade de volta.” O objetivo, diz ele, é “ser o corretor da família” e “transformar os sonhos que os clientes tinham no futuro, tentar adiantar para opresente, mas com segurança”.

André Costa do Sol - Foto: Acervo Pessoal
André Costa do Sol – Foto: Acervo Pessoal

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Faustino da Rosa Junior revoluciona o mercado editorial brasileiro como primeiro best-seller jurídico do Brasil

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Com três obras de impacto nacional e internacional, Faustino Júnior revoluciona o campo jurídico e se consolida como a principal autoridade em Direito Tributário Digital.

O advogado tributarista, empreendedor digital, investidor imobiliário e autor best-seller Dr. Faustino Júnior alcançou um feito inédito no mercado editorial brasileiro: sua obra “Direito Tributário Digital” tornou-se o primeiro best-seller jurídico da história do Brasil, abrindo caminho para um novo modelo de produção e disseminação do conhecimento jurídico, conectado às transformações tecnológicas e às demandas do século XXI.

Em poucos dias de lançamento, os livros registraram dezenas de milhares de exemplares adquiridos por leitores, empreendedores digitais, instituições de ensino e profissionais do Direito, figurando simultaneamente nas listas de mais vendidos da Veja, BookInfo, PublishNews e Amazon, entre os títulos de não ficção e negócios mais procurados do país.

Mais do que um sucesso editorial, as obras consolidaram um movimento acadêmico e institucional de atualização curricular e doutrinária. Segundo dados averiguados pela reportagem, mais de 824 faculdades de Direito de todas as regiões do Brasil já entraram em contato com o escritório Faustino Júnior Advogados Associados, de propriedade de Faustino da Rosa Júnior, interessadas na adoção institucional da obra e na inclusão do tema como referência obrigatória e bibliografia básica nas disciplinas de Direito Tributário e de Direito Digital.

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Além disso, 43 instituições de ensino superior confirmaram a criação ou incorporação de disciplinas obrigatórias, optativas ou eletivas voltadas exclusivamente ao Direito Tributário Digital, baseadas nos conceitos e fundamentos desenvolvidos por Faustino Júnior.

“O Direito Tributário Digital não é apenas uma nova área jurídica; é o retrato da evolução econômica e do empoderamento do indivíduo na era digital.” — afirma Faustino Júnior. “Quando cunhei o termo ‘Direito Tributário Digital Brasileiro’, em artigo publicado há três anos pela Globo, percebi que estávamos diante de uma nova fronteira do Direito — onde a tributação encontra a tecnologia, o empreendedorismo e a liberdade criativa.”

O impacto da trilogia: dos fundamentos à prática contemporânea

O sucesso dos dois primeiros volumes levou ao lançamento do terceiro volume de fechamento da série, intitulado “Direito Tributário Digital: a Reforma Tributária e o marketing digital de lançamento da Receita Federal”, que aprofunda a análise prática e estratégica da relação entre as recentes mudanças no sistema tributário brasileiro e as dinâmicas do marketing digital e da economia criativa na recente e impressionante atuação da Receita Federal como protagonista interessado neste movimento. 

Nesta nova obra, Faustino Júnior demonstra, com linguagem didática e metodologia inovadora, como a própria Receita Federal — inspirada em práticas de lançamento digital — reposicionou sua imagem e modelo de atuação diante da reforma tributária. O autor conecta, de forma inédita, conceitos jurídicos complexos a estratégias contemporâneas de comunicação e posicionamento institucional, próprias do marketing digital de lançamento, aproximando o Direito da realidade empreendedora e tecnológica do país.

Dessa forma, todas as três obras, publicadas de forma independente e com ampla repercussão nacional, consolidam o autor como um dos principais pensadores jurídicos e empresariais da atualidade, responsável por transformar o Direito Tributário em um campo dinâmico, acessível e conectado à inovação.

Autoridade acadêmica e presença nacional

Reconhecido como o fundador e principal autoridade em Direito Tributário Digital no Brasil e no mundo, Dr. Faustino Júnior é hoje uma das personalidades mais requisitadas do cenário jurídico e acadêmico. Em decorrência da incorporação da obra nas grades curriculares de diversas instituições, já estão agendadas dezenas de palestras, aulas inaugurais e eventos acadêmicos com o autor, programados para ocorrer ainda neste ano e ao longo do início de 2026, abrangendo faculdades e universidades públicas e privadas de todas as regiões do país, assim como eventos relacionados ao marketing digital e empreendedorismo de grande repercussão nacional. 

Esses eventos marcarão um novo momento de integração entre o ensino jurídico tradicional e as novas abordagens do Direito voltadas à economia digital, consolidando um movimento nacional de atualização doutrinária e pedagógica inspirado diretamente na visão do autor.

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“Vivemos um momento em que o Direito precisa falar a linguagem da tecnologia, das plataformas e dos dados. O jurista do futuro é aquele que entende que tributação, inovação e propósito caminham juntos.” — conclui Faustino Júnior.

Uma nova mentalidade jurídica

Com sua trajetória marcada pela ousadia intelectual e pelo compromisso com a modernização do pensamento jurídico, Dr. Faustino Júnior representa a transição entre o Direito clássico e a mentalidade digital contemporânea. Seu trabalho inspira uma nova geração de advogados, professores e empreendedores que veem na tributação digital não apenas um campo técnico, mas uma verdadeira ferramenta de transformação social e econômica.

Sobre o autor

Dr. Faustino Júnior (@faustinojunior.adv.br) é advogado tributarista, empreendedor digital, investidor imobiliário e autor best-seller. Presidente do Faustino Júnior Advogados Associados e de diversas iniciativas voltadas à educação e inovação, é reconhecido como a principal autoridade em Direito Tributário Digital no Brasil e no mundo. Sua trajetória combina excelência acadêmica, prática jurídica inovadora e visão empreendedora de longo alcance.

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Psicólogo argentino Alejandro Schujman lança o livro “Adolescência: um desafio possível” pela Catapulta Editores

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Vivemos um momento em que os adolescentes parecem incentivados a crescer antes da hora. Uma recente denúncia sobre a “adultização precoce”, que é a exposição infantil a responsabilidades típicas de adultos, reacende o debate sobre o que falha no equilíbrio entre infância e maturidade e os efeitos psicológicos dessa tendência. 

Nessa esteira surge “Adolescência: um desafio possível”, obra do psicólogo e escritor Alejandro Schujman, que chega ao Brasil em 15 de setembro. A obra é o primeiro título do selo Catarsis da Catapulta Editores. A pré-venda está disponível nas livrarias e e-commerce  

A proposta do livro dialoga com a série “Adolescência” (sucesso no streaming), a partir da ideia de que o que mudou não foi a adolescência, mas a forma como os adultos a percebem. 

Alejandro Schujman alerta sobre os perigos da negligência emocional. Estamos deixando os adolescentes sozinhos. A nova tragédia coletiva da nossa era é a solidão das crianças e a perda do bom senso dos pais.” Essa solidão, ele afirma, abre caminho para lacunas entre gerações que só se estreitam com diálogo, empatia e limites claros. 

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O autor ressalta, ainda, a urgência de um basta. Todas essas barreiras só nos levaram a normalizar uma série de absurdos nas últimas décadas, que só pioram ano após ano. Já chega.” 

O livro oferece ferramentas práticas para pais e educadores: impor limites com empatia, educar sem medo, melhorar a comunicação com adolescentes e fortalecer redes familiares colaborativas. É um convite para olhar a adolescência com profundidade e generosidade, propondo que o que parece um desafio é, na verdade, uma oportunidade. 

Sobre o autor:

Alejandro Schujman é psicólogo, escritor e pai em processo contínuo de aprendizado. Autor de ensaios e colunas no jornal argentino Clarín, dedica-se ao estudo dos conflitos contemporâneos na infância e adolescência, com foco na construção de vínculos emocionais saudáveis entre gerações. 

Graduado com mérito pela Universidade de Buenos Aires (UBA), lidera uma equipe de trabalho chamada Rede Assistencial PSI, que atua nos âmbitos assistencial e comunitário. Seu trabalho concentra-se principalmente em palestras, cursos, oficinas e peças teatrais na Argentina e em outros países de língua espanhola. É autor de vários livros consagrados, entre eles: “Generación Ni Ni”, “Es no porque yo lo digo”, “Herramientas para padres”, “No huyo, solo vuelo: El arte de soltar a los hijos” e “Gretta y el arte de complicarse la vida”. 

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Onde comprar: 

Com distribuição nacional nas principais redes de livraria como: Livraria Leitura, Livraria da Vila, Livraria Travessa, Livrarias Curitiba, WMF Martins Fontes, Livraria Santos, Vanguarda, Vitrola, A Página e também nos principais portais de e-commerce.

Serviço: 

Autor: Alejandro Schujman
ISBN: 9786555512045
Título: Adolescência: Um Desafio Possível
Selo: Catarsis
Catapulta Editores
Ano de Edição: 2025
Idioma: Português
Número de Páginas: 148
País de Origem: Brasil
Acabamento: Brochura
Peso: 240 g 

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