Saúde e Beleza

Coronavírus: como explicar contextos de pandemia para as crianças

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Especialista em saúde Vivien Munaro fala sobre como informar as crianças sobre realidade que estamos vivendo
As mudanças na rotina ocasionadas pela pandemia do novo (Covid-19) têm impactado pessoas de todas as idades. E se, para adultos, assimilar tantas informações e adaptações pode ser uma tarefa difícil, para crianças não é diferente. Com o fechamento das escolas, muitas delas têm passado os dias em casa com a família. E explicar para elas o contexto atual é fundamental para tranquiliza-las, ao mesmo tempo em que se deve monitorar a quantidade e o tipo de informações que estão recebendo. Com programas de televisão transmitindo notícias sobre o assunto durante praticamente todo o dia, encontrar esse equilíbrio pode ser desafiador.       Para Viviem Munaro reorganização das atividades escolares e profissionais aconteceu de maneira brusca. Por isso, hoje as crianças já têm muitas informações sobre o assunto e estão compreendendo esse cenário da maneira como podem, mediadas pela compreensão de seus cuidadores ou pares, mesmo que virtualmente. “Um bom critério para conversarmos com elas é procurar identificar duas dimensões da situação: a do adulto e a da criança. O efeito da quarentena na rotina dos adultos é diferente do causado na rotina das crianças. E temos de tentar, antes de tudo, identificar e compreender essa diferença. Podemos explicar e informar a partir do que compreendemos como sendo de interesse da criança, a partir do que a impacta diretamente”, destaca.
Essa comunicação é importante para crianças de todas as idades – inclusive para os bebês. Vivien comenta que eles compreendem seus contextos e precisam de informações sobre o que está acontecendo ou deixando de acontecer, tanto quanto os adultos. Um bebê que deixa de ir repentinamente para sua creche ou escola precisa também de discurso, de informações, para poder organizar essa experiência dentro de si e sentir-se amparado. “Além disso, é preciso deixar claro que essa situação não é algo que está sendo sofrido exclusivamente pela criança, mas, sim, algo que atinge o coletivo, uma condição nova pela qual todos estão passando no momento

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