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Collabs e Licenciamento: A Estratégia Que Transforma Marcas em Lifestyle e Alcança Novas Gerações

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Com a força de influenciadores e personagens, marcas criam um universo de experiências e autenticidade, engajando o público jovem e redefinindo o consumo como estilo de vida

As colaborações entre marcas e influenciadores evoluíram para uma estratégia robusta de lifestyle. O mercado de collabs – que movimenta mais de US$ 293 bilhões globalmente, segundo a Licensing International – não só aumentou o alcance das marcas, mas revolucionou a forma como consumidores interagem com produtos e influenciadores. No Brasil, o mercado de licenciamento também ocupa um papel de destaque global, com o país figurando entre os seis principais em faturamento, em parte devido ao forte apelo de personagens e ao engajamento massivo nas redes sociais​.

Collabs como a do Guaraná com a marca de calçados Anacapri e a da Fini com CIMED e sua linha de batons, são exemplos de campanhas de sucesso que transcendem o produto para criar experiências integradas ao cotidiano dos consumidores. Esse modelo permite que os produtos se tornem elementos tangíveis de um lifestyle, principalmente ao engajar influenciadores que personificam a marca e possuem uma base de fãs fiel e ativa.

Influenciadores infantis e collabs: o Caso Enaldinho e o potencial do engajamento infantil

Influenciadores digitais como Enaldinho, que acumula mais de 20 milhões de inscritos no YouTube, têm se tornado figuras chave para collabs no setor infantil. Influenciadores como ele conseguem engajar milhões de crianças e jovens de forma autêntica, estabelecendo uma conexão direta com o público que influencia as decisões de compra de suas famílias. Collabs como a linha de produtos licenciados de Enaldinho e outros influenciadores resultam em produtos que captam a atenção das crianças, desde roupas e brinquedos até produtos de uso pessoal, criando novos caminhos de receita para as marcas e tornando esses influenciadores parte fundamental de suas estratégias​.

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Além disso, de acordo com Daniel Godoy, CEO da XGUIDES, observa que o público de jovens está cada vez mais engajado com influenciadores que representam suas próprias marcas e estilos de vida.  “Os influenciadores entendem que têm o controle sobre uma audiência fiel e engajada”, o que leva muitos a criar suas próprias marcas ou colaborar intensamente em produtos de terceiros. Dados mostram que 96% das marcas que trabalham com collabs relatam aumentos significativos em alcance digital e conversão de vendas, especialmente entre públicos jovens​

Exemplos de Collabs que Transformaram o Mercado

Campanhas como a “This Is Living” da Corona, criada pela Wieden+Kennedy mas com todo o desenvolvimento do estilo de lifestyle desenvolvido pela XGUIDES, são modelos de collabs bem-sucedidas ao incorporar uma narrativa de lifestyle que conecta com o desejo dos consumidores por momentos ao ar livre. A campanha utiliza embaixadores do surfe, como Matt Wilkinson e o brasileiro Pedro Bahia, para transmitir uma imagem de liberdade e autenticidade, promovendo o consumo do produto em momentos de desconexão e celebração. Essa campanha foi um marco na indústria, ampliando o engajamento em diversos países e adicionando valor emocional à marca, além de sua identidade de praia e verão​

No cenário nacional, outra collab de destaque foi a da influenciadora Luluca com a Brandili, cujas coleções inspiradas em personagens e influenciadores geraram um impacto financeiro direto. A linha infantil de Luluca superou as expectativas de vendas em 100%, adicionando R$ 5 milhões ao faturamento da Brandili em 2023. Esse sucesso revela como influenciadores infantis podem impactar diretamente as vendas e fortalecer o posicionamento das marcas como parte do lifestyle de seu público-alvo​

Daniel Godoy ressalta o potencial das collabs para criar engajamento duradouro e emocional com as marcas: “Cada collab bem-sucedida é mais do que uma parceria; é um investimento em relações duradouras com o público. Influenciadores como Enaldinho, por exemplo, são vitais para que os jovens não apenas consumam, mas vivam a experiência e os valores da marca.” Para Godoy, a conexão criada por meio dessas parcerias solidifica a posição da marca como parte do cotidiano dos consumidores, especialmente em um mercado onde a autenticidade é cada vez mais valorizada​

Com o crescimento do mercado de licenciamento e o potencial de engajamento dos influenciadores digitais, as collabs representam mais do que uma estratégia de marketing – são ferramentas poderosas para transformar o consumo em uma experiência emocional e autêntica. Com cada vez mais marcas buscando influenciadores que se alinhem com seus valores e tragam resultados reais de conversão, as collabs continuarão a ser uma tendência central para o futuro do marketing e da construção de lifestyle.

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Sobre XGUIDES

A XGUIDES é uma powerhouse de expansão de marcas e negócios que objetiva alavancar consumidores ao nível de fã.

Todos os projetos são fundamentados nas percepções de valor do fã e estruturados a partir de uma metodologia fancêntrica. Desde a construção da percepção de impacto e relevância, passando por marcas em fase de introdução ou consolidação, como também para marcas em momento de expansão para novos territórios onde a ela extrapola o core business usando estratégias de lifestyle. 

A XGUIDES conta com 3 unidades especializadas: a Consultoria de Expansão de Marcas, a Agência de Marketing e o Estúdio de Personagens e Conteúdos. Juntas, elas criam soluções integradas com uma visão holística do ambiente de negócios dos clientes.

Sobre Daniel Godoy

Daniel Godoy é o CEO da XGUIDES, e lidera equipes especializadas em Fancentric Branding e estratégias mercadológicas para a expansão de negócios a partir de conexões e percepções neuro comportamentais.

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Com ampla experiência em licenciamento de marcas e personagens, é reconhecido pela capacidade criativa em atingir resultados como: novas fontes de receita, extensão de produtos e categorias, aumento de visibilidade, criação de de novas ocasiões de consumo e pontos de relacionamento, e principalmente geração de senso de pertencimento para a transformação de consumidores em fãs.

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