Connect with us

Eventos

Circo Charanga chega à Cidade Tiradentes e a Favela da Mandioquinha neste final de semana

Published

on

Projeto itinerante leva cultura e arte circense aos bairros de São Paulo, de graça e para toda a família.

Três palhaços erguem uma pequena lona no meio da rua e apresentam um espetáculo de variedades. Em meio a belos screamers, as tradicionais marchas circenses executadas pelas charangas, lançam desafios, apresentam reprises, números de habilidade e de música excêntrica, nos moldes dos circos clássicos. “Circo Charanga” é uma homenagem à palhaçaria de picadeiro e à tradição dos circos de lona.

E nos próximos dias 7 (sábado) e 8 de dezembro (domingo), a trupe chega à Cidade Tiradentes e a Favela da Mandioquinha – Jardim Raposo Tavares levando alegria, arte e muita diversão. A entrada é gratuita e a classificação indicativa do espetáculo é livre. O espetáculo dura aproximadamente 60 minutos.

A apresentação conta com o apoio do vereador Xexéu Tripoli, através de emenda parlamentar para a cultura na cidade de São Paulo.

Advertisement

Com produção da LaMínima – uma companhia de circo-teatro criada em 1997 por Domingos Montagner e Fernando Sampaio, que se conheceram no Circo Escola Picadeiro. O primeiro espetáculo da dupla mesclava comicidade física e trapézio e deu nome ao grupo: LaMínima Cia. de Ballet.

Serviço

Circo Charanga nos Bairros de São Paulo – Cidade Tiradentes – Praça Bricante

Dia: 07 de dezembro de 2024 (sábado)

Horas: 17h

Advertisement

Local: Praça Brincante – Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes – São Paulo / SP

Entrada Gratuita

Circo Charanga nos Bairros de São Paulo – Favela da Mandioquinha – Jd. Raposo

Dia: 08 de dezembro de 2024 (domingo)

Horas: 16h

Advertisement

Local: Palco Cultural Mandioquinha – Km 15 da Raposo Tavares – Favela Mandioquinha

São Paulo / SP

Entrada Gratuita

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eventos

Cultura e tradição: SP recebe o VII Sarau de Rosely Cury Sanches

Published

on

No próximo dia 20 de março de 2025, a cidade de São Paulo se prepara para receber o VII Sarau de Rosely Cury Sanches, um evento que promete ser um verdadeiro tributo à arte e à cultura brasileiras. Organizado com o apoio da ALA – Associação Latino-Americana de Arte, presidida por Fabio Porchat e Debora Veiga, o sarau será na Zona Sul paulistana e tem como propósito resgatar e celebrar as ricas tradições culturais de São Paulo e do Brasil, reunindo amantes da literatura, poetas e artistas em uma noite de encantamento e reflexão.

Trata-se de um evento fechado e a programação é marcada por uma série de atividades que visam promover a interação e o diálogo entre diferentes formas de expressão artística. Um dos momentos mais aguardados da noite será o lançamento do livro “Pedaços – memórias em verso, prosa e afeto”, de Cristina Venere Bonventi. Esta obra, em que a autora entrelaça suas vivências em uma narrativa poética, promete tocar os corações do público e provocar reflexões sobre a memória e a afetividade, temas que permeiam a experiência humana.

Além do lançamento do livro, o sarau contará com a exposição de obras do renomado chargista Cássio Manga, cuja arte crítica e bem-humorada tem conquistado admiradores ao longo dos anos. A presença de artistas visuais enriquece ainda mais a experiência, proporcionando um espaço onde a palavra e a imagem se entrelaçam, criando uma atmosfera única e inspiradora.

Fabio Porchat, Rosely Cury Sanches e Débora Veiga

O VII Sarau de Rosely Cury Sanches não se limita a ser um mero evento literário; ele se configura como um verdadeiro movimento cultural, que visa fortalecer os laços entre os artistas e o público. Em um momento em que a valorização das tradições culturais se torna cada vez mais necessária, iniciativas como esta se mostram fundamentais para a preservação e a celebração da identidade brasileira.

Com um ambiente acolhedor e intimista, o sarau promete ser uma noite inesquecível, onde a arte e a literatura se encontram para celebrar a vida e a criatividade. Assim, São Paulo se tornará, mais uma vez, o palco de uma rica manifestação cultural, reafirmando sua posição como um centro vibrante de produção artística e literária.

Advertisement

Continue Reading

Eventos

Dia da Favela: “Projeto Conectados do Bem” já beneficiou mais de 3 mil jovens em nove estados pelo Brasil

Published

on

O programa que é patrocinado pela Prefeitura do Rio visa levar aulas de programação, animação, games e robótica para crianças de famílias de baixa renda.

No último dia 04 de novembro, comemorou-se o dia da favela. Celebrar as favelas é uma forma de reconhecer a diversidade cultural, artística e social dessas comunidades, muitas com identidade cultural única que merecem ser compreendidas e valorizadas na sociedade brasileira.

A EGP tem o compromisso de criar oportunidades, realizar sonhos e gerar acessibilidade para milhares de crianças e adolescentes pelo Brasil. A instituição é voltada para a implementação de projetos nas áreas de educação, cultura e esportes; além disso, conta com o apoio de outras instituições privadas.

No Rio de Janeiro, há uma concentração maior de laboratórios e turmas em andamento: são quatro centros instalados em comunidades: 

Advertisement

– Zona Norte – Pavuna (SLB) e Del Castilho (LAMSA)

– Zona Portuária – Caju (Rio Brasil Terminal)

– Zona Sul – Rocinha – há 3 anos parceiro do projeto com um laboratório na região. 

Atualmente, a unidade da Pavuna atua com quatro turmas, no Caju duas turmas estão em andamento e na Rocinha e em Del Castilho, uma turma em cada.

Os laboratórios recebem kits de robótica, ferramentas maker, cortadoras e outros equipamentos que possibilitam que os alunos elaborem protótipos voltados para soluções de problemas atrelados a um dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). 

Advertisement

Em cada laboratório são atendidas turmas de até 25 alunos, nas quais são oferecidas 40h de oficinas de cultura digital com foco principal em robótica. O projeto conta com a metodologia “maker” que incentiva a aprendizagem prática, a criatividade e a colaboração. Ela se baseia na ideia de “fazer” (do inglês “to make”) e envolve a construção de projetos físicos ou digitais, promovendo o aprendizado por meio da experimentação e da resolução de problemas.

O programa que é patrocinado pela Prefeitura do Rio visa levar aulas de programação, animação, games e robótica para crianças de famílias de baixa renda, de escolas públicas em comunidades carentes, proporcionando capacitação e inclusão digital para os alunos. Em cada escola agraciada pelo projeto, uma sala é montada, com toda a infraestrutura necessária para as aulas de informática e robótica. Além disso, um professor da escola é capacitado pelo responsável pedagógico, a fim de que, após a primeira etapa do projeto, as aulas prossigam e façam parte do currículo oferecido aos estudantes.

Para Francisco Kronemberger, Diretor do Conectados do Bem, esta é uma grande oportunidade de ajudar centenas de jovens a conhecer um novo caminho e mudar de vida. “Preparamos nossos alunos para que absorvam conhecimento, por meio do ensino da robótica, computação e demais programas oferecidos e que eles possam se tornar agentes transformadores dentro das suas comunidades”.. 

Os projetos são implementados em escolas públicas e a indicação dos alunos é feita pelas próprias escolas, podendo ser feita no formato de inscrição livre ou turmas fechadas.

Advertisement
Continue Reading

Eventos

Grupo de voluntários faz parada de Natal em Espírito Santo do Pinhal e Jacutinga neste final de semana

Published

on

“Super Amigos” distribuirão milhares de brinquedos e preparam um lindo desfile de Natal com personagens infantis e Papai Noel 

Espírito Santo do Pinhal (SP) sedia, a partir desta sexta-feira (20), a programação da Parada de Natal. Entre os eventos, haverá a chegada do Papai Noel, desfiles e distribuição de cerca de milhares de brinquedos para crianças, que ocorre no domingo (22). 

A doação de presentes para as crianças será conduzida por cerca de dezenas de  integrantes do grupo de voluntários “Super Amigos”, por meio de uma carreata decorada com enfeites natalinos e que há mais de uma década realiza a tradicional “Parada de Natal”, com personagens infantis e o tão esperado Papai Noel. A preparação para o Natal Solidário dos “Super Amigos” começa muito antes da data de apresentação.  

Vitor Golfieri, criador e um dos voluntários mais antigos em atividade, divide a sua agenda entre o trabalho e o voluntariado. “Nos reunimos com no mínimo dois meses de antecedência para dar conta de todos os detalhes, para que a magia do Natal entre em todos os lares e por toda a cidade”, explica Vitor.

Advertisement

Este ano, diversas ações foram realizadas para arrecadar fundos e brinquedos para o evento, como o futebol das estrelas em uma edição especial e festas temáticas e shows na cidade.

Dezenas de apoiadores e empresários efetuaram doações de balas e doces, chegando a carreta e o caminhão da parada de Natal. “O espírito natalino realmente faz a diferença e temos certeza que milhares de famílias terão ao menos um dia especial, com muito amor e fraternidade”, explica Golfieri. 

Os voluntários ainda percorrerão as ruas de Jacutinga (MG) levando o encanto da parada de Natal para o centro da cidade com um lindo desfile e ainda visitarão entidades assistenciais como o Instituto Bezerra de Menezes, o Educandário de Espírito Santo do Pinhal e a Apam – Fundação Pinhalense de Amparo ao menor, durante o dia. 

Serviço:

Sexta-feira (20/12): Passeata em Espírito Santo do Pinhal para a chegada do Papai Noel em 22/12 

Sábado: 21/12– Entrega de kits lanche para Entidades Assistenciais. 

Advertisement

Sábado 21/12  (Noite) 19h  – Desfile de Natal  no Centro de Jacutinga -MG

Domingo: 22/12– Entrega de presentes aos bairros de Espírito Santo do Pinhal – durante o dia. 

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados