Rodrigo Bucollo - Simplificando negócios

Chega de romantizar o trabalho excessivo!

Published

on

“Estude, enquanto eles dormem.

Trabalhe, enquanto eles se divertem.

Lute, enquanto eles descansam.

Depois viva o que eles sempre sonharam.”

Advertisement

 

Essas frases fazem parte de mais um post que Instagram que você leu hoje (e praticamente todos os dias) de um influenciador te mostrando (em alguns casos, jogando na cara) como a vida dele é linda e perfeita com alta remuneração, ótimas companhias, jantares e eventos com o que há de melhor e sempre lindo e sorridente.

Na descrição da postagem o influenciador descreve como ele faz para dormir apenas 5 horas por noite, acordando normalmente às 5 e com um nível de produtividade fora do comum ele te motiva a chegar no trabalho às 07 da manhã e sair apenas quando tudo acabar. E é claro que está deve ser sua rotina.

Todos nós sabemos que a grande maioria dos influenciadores são uma farsa, mas é aí que há um grande problema. Muitos líderes e empresas estão aproveitando e usando de forma baixa estes exemplos para forçarem seus trabalhadores a jornadas absurdas e destrutivas.

Nunca tivemos uma sociedade tão doente! E é claro que não irei entrar no mérito emocional e saúde (não tenho formação e não sou um grande picareta como a maioria dos influenciadores).

Advertisement

Mas a verdade é que o número de pessoas afetadas por burnout é cada vez maior, um estudo realizado pela agência Gallup com quase 7.500 empregados, constatou que 23% dos funcionários relataram sentir-se esgotados no trabalho com frequência ou sempre. Já 44% relataram sentir o esgotamento às vezes. Não é uma opinião ou apenas uma postagem. São DADOS!

Somos bombardeados por informações todos os dias! São cortes e mais cortes de entrevistas e filmes que mostram como os “personagens”workaholics são maravilhosos e bem sucedidos e que se ainda não temos este sucesso é apenas porque não nos sacrificamos o suficiente. Acorde mais cedo e trabalhe mais!

A sobrecarga de trabalho fará com que seu corpo comece a falhar, você não irá mais conseguir pensar, nem socializar, e todo o seu árduo esforço terá sido em vão.

Será que precisamos esquecer de nossas famílias, amigos e principalmente da nossa saúde em nome de um cargo?

Temos o hábito de acreditar que o sofrimento, estresse e o trabalho em excesso é necessário para grandes conquistas; é aquela máxima já conhecida de todos:

Advertisement

“O trabalho enobrece o homem”.

 

Só tem o devido valor se for com muito sofrimento! Do contrário não vale a pena!

 

Tudo vale a pena, e essa é a grande verdade. Desde que tenha um propósito.

Advertisement

 

A reflexão que quero trazer para os líderes e colaboradores é:

Como podemos ter uma vida equilibrada entre nossa produtividade e entrega de resultados e uma qualidade de vida?

Para empresas e lideres.

Como está o ambiente da empresa?

Advertisement

Qual é a cultura da empresa?

Há espaço para reflexões abertas para melhoria de todos?

Para os trabalhadores:

Consigo dedicar um tempo para minha saúde mental e física semanalmente?

Dedico 100% de todas as minhas energias no trabalho e deixo todo o resto para depois?

Advertisement

Poderia continuar em ambos os casos com mais mil perguntas, mas acredito que você já entendeu aonde quero chegar. EQUILIBRIO.

Há diversas empresas que já possuem um ambiente de trabalho saudável e com muito resultado, entretanto ainda estamos gatinhando neste tema e precisamos trazer este debate cada vez mais para dentro da sala de reuniões e para sala de casa.

 

Converse com seu líder, converse com seus amigos e familiares e é claro … se necessário procure ajuda de um profissional!

 

Advertisement

Forte abraço,

Rodrigo Bucollo

 

Advertisement

Mais Lidas

Sair da versão mobile