A canela é uma das especiarias mais antigas do mundo. Nativa do antigo Ceilão (atual Sri Lanka) e da região sul da Índia, é conhecida por suas propriedades culinárias aromáticas. É da casca do tronco da caneleira – uma árvore com galhos secos e muito perfumados – que se extrai a canela.
O que nem todos sabem é que a canela oferece também muitas propriedades nutricionais e benefícios.
Por exemplo, a presença do cinamaldeído, componente que confere o sabor e cheiro característico à canela, tem propriedades antimicrobianas e antifúngicas. Isto faz dela um conservante natural, que retarda o crescimento bacteriano, quando adicionada às receitas.
Por ser rica em cálcio, a canela ajuda a prevenir a osteoporose. Além disso, possui compostos flavonóides, que têm intensa ação anti-inflamatória. É também um ótimo expectorante natural, podendo diminuir a constipação nasal, em casos gripes e resfriados.
Rica também em fibras, promove a sensação de saciedade e auxilia na digestão, reduzindo a constipação intestinal. E, por ser um alimento termogênico, promove aceleração do metabolismo e aumento do gasto calórico, facilitando a perda de peso e emagrecimento.
O consumo regular de canela, acompanhado de uma dieta saudável e equilibrada, pode fazer muito bem à sua saúde. Para obter todos seus benefícios, consuma cerca de 1 colher de chá de canela por dia,