Connect with us

Eventos

Campos do Jordão se transforma em capital do Jazz Brasileiro com a Mostra Blaxtream

Published

on

A música instrumental brasileira é uma expressão artística que merece ser valorizada e apreciada em toda sua riqueza e diversidade, além de representar um importante aspecto da cultura brasileira. Os festivais, por sua vez, desempenham um papel fundamental na formação de público em todo o país, principalmente se acontecem além dos grandes centros urbanos. Com o objetivo de dar acesso ao público de cidades do interior de SP, uma programação de jazz brasileiro, foi criada a Mostra Blaxtream de Jazz Brasileiro. A primeira parada do evento será em Campos do Jordão, nos dias 6, 7 e 8 de setembro. Em dezembro, acontecem duas edições, uma na cidade de São Carlos entre os dias 4 e 7, e depois em Ribeirão Preto, entre os dias 11 e 14.  Na programação, artistas como Jota P, Fi Maróstica e Alê Ribeiro, Carol Panesi, Cléber Almeida, Bruno Migotto, entre outros.

A ideia do festival surgiu em 2021, quando pela primeira vez, a Blaxtream foi contemplada pelo Proac (Programa de Ação Cultural) para executar um projeto inovador chamado Jazz Anywhere, e através desse edital, vários músicos gravaram álbuns e vídeos em locais inusitados, fora do estúdio tradicional. Desses registros nasceram obras como “Bem Sacolejado” de Cléber Almeida, “Baile dos Língua Preta” de Jota P e “Alquimia” de Bruno Migotto e ainda serão lançados o álbum do duo Fi Maróstica e Alê Ribeiro, assim como o álbum comemorativo dos 20 anos da orquestra Vintena Brasileira.

Dois anos depois, a Blaxtream conseguiu aprovar no mesmo programa de fomento, um projeto que viabilizava a circulação de shows desses discos, no formato de três mostras em locais que ainda não tinha em suas programações culturais, festivais de jazz. Foi então que se estruturou a Mostra Blaxtream de Jazz Brasileiro, com todos os espetáculos gratuitos, permitindo o acesso à cultura. Além disso, essas mostras contribuem para a formação de um público mais diversificado e abrangente, que valoriza a música instrumental e reconhece sua importância na identidade cultural do Brasil. O evento conta com o patrocínio da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, e os apoios de Casa de Bolos, Tryp by Wyndham, Rivière Studios e Apoema Audiovisual. 

BLAXTREAM é um Selo e Gravadora de Música, que tem como o objetivo principal reunir grandes compositores e intérpretes da música instrumental e jazz, para ampliar o espaço e a difusão do gênero, promovendo o intercâmbio global. O projeto, sem fins lucrativos, consegue se tornar realidade pela união de pessoas e empresas que acreditam nesses mesmos propósitos. Entre os artistas e grupos já lançados pelo selo estão André Marques, Carol Panesi, Salomão Soares, Ludere, Edu Ribeiro, Vinícius Gomes, entre muitos outros.

Advertisement

SERVIÇO

Datas: de 6 a 8 de setembro

Local: Parque Capivari – R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1291 – Capivari, Campos do Jordão

Espetáculos gratuitos

Programação: 

Advertisement

Dia 06/09 – Jota P – as 20h
Dia 07/09 – Grupo Pó de Café – 11h
Dia 07/09 – Fi Marostica e Alê Ribeiro – 16:00h
Dia 07/09 – Cleber Almeida – 19h
Dia 07/09 – Carol Panesi – 21h
Dia 08/09 – Thiago Monteiro – 11h
Dia 08/09 – Bruno Migotto – 14h

Para conhecer: https://www.mostradejazzblaxtream.com/

SOBRE OS ARTISTAS 

Jota P 

Apresentará show baseado no disco Baile dos Língua Preta, seu quarto disco autoral que mescla ritmos de diferentes cantos do país como o vaneirão, com o carimbó, ou a campeira, o samba-jazz, o frevo, o maracatu, entre outros, sempre com muito improviso.  Saxofonista paulista que já tocou em mais de 20 países. É integrante do lendário Grupo de Hermeto Pascoal e já tocou ao lado de grandes músicos como Airto Moreira, Flora Purim, Arthur Verocai, Nenê, Filó Machado e Thiago Espirito Santo. Com estilo próprio de improvisar, é um dos músicos mais expressivos da sua geração. Seus disco anteriores são “Jota P.” (2015), “Em Ritmo de Mudança” (2015) e “Quaresma” (2022).

Advertisement

Fi Maróstica e Alê Ribeiro 

Alexandre Ribeiro (clarinete, clarone e pedais) e Fi Maróstica (contrabaixo acústico e elétrico) são dois importantes e premiados artistas da cena contemporânea da música instrumental nacional e internacional. São produtores, arranjadores, compositores, professores. Já tocaram e gravaram com artistas como Moacir Santos, Gilberto Gil, Dominguinhos, Sivuca, Ney Matogrosso, Luiz Melodia, Lenine, Elba Ramalho, Antônio Nóbrega, Fabiana Cozza, Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo, João Donato, Hamilton de Holanda, Guinga, Paulo Moura, Yamandu Costa, Raul de Souza, André Mehmari, Toninho Ferragutti, Proveta, Wanderléa, Elza Soares e muitos outros. 

Grupo Pó de Café

Formado por Bruno Barbosa (baixo), Duda Lazarini (bateria), Marcelo Toledo (sax), Murilo Barbosa (piano), Neto Braz (percussão) e o convidado especial Thiago Carreri, o grupo instrumental apresentará no show, um repertório com músicas de todos os seus discos. Conhecido por uma fusão de jazz afro-brasileiro e a música brasileira, os músicos celebram a diversidade cultural de Ribeirão Preto.

Cléber Almeida

Advertisement

Obaterista, zabumbeiro e compositor apresentará repertório do Bem Sacolejado, disco que junta o forró com o jazz.O instrumentista trazreferências de grandes mestres, que há muito já faziam esse bailado, como Camarão, Pernambuco do pandeiro, Noca do acordeon e as primeiras obras do mestre Dominguinhos (que também eram instrumentais e com foco no sacolejado). Considerado um dos importantes pesquisadores e divulgadores dos ritmos brasileiros da atualidade, integra grupos como o Trio Curupira, Trio Macaíba, Banda Mantiqueira e Hermeto Pascoal Big Band, além de acompanhar ou já ter acompanhado artistas como Arismar do Espirito Santo, Antônio Nóbrega, Toninho Horta e Toninho Ferragutti.Alaíde Costa, Fabiana Cozza, OSESP, Monarco da Portela, Gaya Wilmer e João Bosco.

Thiago Monteiro

O pianista apresentará repertório de Despretensioso, seu disco de estreia que mistura jazz, música brasileira e elementos experimentais. O álbum apresenta composições originais que oferecem uma experiência sonora fluída e acessível, refletindo a versatilidade do artista. É um convite para uma escuta descomplicada, destacando o talento de Monteiro em sua expressão artística mais pessoal. Thiago Monteiro se dedica há mais de 30 anos à música, principalmente como engenheiro de áudio. É o idealizador do selo e gravadora Blaxtream, responsável pela produção de mais de 25 álbuns autorais de artistas consagrados e emergentes, com duas indicações ao Grammy Latino.

Bruno Migotto Trio 

O contrabaixista apresentará Alquimia, disco autoral que será lançado, que explora timbres e orquestrações inovadoras ao lado de Serginho Machado (bateria e programações eletrônicas) e Felipe Silveira (teclados e sintetizadores) e investiga polirritmias, modulações métricas e improvisação, criando uma fusão de música brasileira, jazz, hip hop e música eletrônica. A proposta é um mergulho profundo em ritmos e sonoridades, em que cada integrante traz suas referências para o palco e para o disco. Compositor e educador, Bruno fez parte de renomadas bandas como a Soundscape Big Band, tocou com artistas de renome internacional, e lançou diversos álbuns, incluindo projetos solos. Também se destacou como educador, lecionando por 10 anos no Conservatório Souza Lima e participando de importantes festivais de música.

Advertisement

Carol Panesi

Com 20 anos de carreira, é vencedora do Prêmio Profissionais da Música – PPM 2019  como Autora e Instrumentista Feminino, vencedora do Prêmio MIMO Instrumental 2018, a multi-instrumentista carioca Carol Panesi tem como formação a música universal difundida por Hermeto Pascoal. Foi integrante, por 13 anos, do Itiberê Zwarg & Grupo (antiga Itiberê Orquestra Família), com quem viajou e se apresentou pelo Brasil e em outros países. Dividiu o palco com grandes nomes como Hermeto Pascoal, Daniela Spielmann, Quinteto da Paraíba, Léa Freire, Nicolas Krassik, Ricardo Herz, Clarice Assad e Jongo da Serrinha. Lançou, em 2018, seu primeiro álbum autoral, “Primeiras Impressões”, com participações de Hermeto Pascoal e Léa Freire e, em 2019, o segundo álbum, “Em Expansão”, pelo selo BALXTREAM, ambos com sua banda Carol Panesi & Grupo. Em 2021, lançou seu terceiro álbum, o EP “Carol Panesi e Eleva Big Band”, projeto realizado à distância durante a pandemia do Covid 19 com uma big band feminina de Córdoba/Argentina, contemplado pelo projeto IBERMÚSICAS e FUNARTE.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eventos

Rocky Spirit terá Orquestra Voadora e DJ Set de Marcelinho da Lua

Published

on

Nos dias 27 e 28 de setembro, a Praia de Ipanema (Posto 10) será palco da 15ª edição do Rocky Spirit, maior festival de filmes de esportes, meio ambiente e vida ao ar livre da América Latina. O evento, gratuito e aberto ao público, reúne produções nacionais e internacionais que inspiram conexões com a natureza e histórias humanas transformadoras. Além das sessões de cinema ao pôr do sol, a programação inclui oficinas, atividades para crianças e shows. No sábado (27), quem abre a trilha sonora do festival é a Orquestra Voadora, bloco carioca que mistura fanfarra, samba, funk, frevo e ciranda em um espetáculo vibrante. Já no domingo (28), o público confere o DJ set de Marcelinho da Lua, referência na música eletrônica brasileira, com repertório que atravessa reggae, dub e MPB.

Com mais de 40 filmes de 13 países, oficinas de slackline e educação ambiental, além de uma ação social que envolve crianças da Rocinha, o Rocky Spirit 2025 oferece uma experiência cultural única, unindo esporte (por meio dos documentários sobre surf, escalada, bike e etc.), natureza, arte e comunidade. A curadoria de filmes inclui produções vindas de diferentes continentes e temáticas variadas: Buoyancy – A Surf Story from Taiwan (Suécia), que acompanha a luta pela liberdade a partir de uma surf shop; Spaghetti Week (Portugal), sobre amizade e superação; Tainá, sobre a surfista brasileira que representou o país em Paris; Do Leme ao Pontal, retratando mulheres longboarders cariocas; além de produções de escalada e aventura, como Trango e Riders on the Storm (da renomada produtora Reel Rock). 

“Assistir a esses filmes cercado pela energia da praia, embalado pela música e pelo pôr do sol, é uma experiência que vai além do entretenimento. O Rocky Spirit é um convite para se reconectar com a natureza, compartilhar boas histórias e sair transformado, com vontade de viver de forma mais consciente e inspiradora”, afirma Andrea Estevam, fundadora e diretora do festival.

Serviço:

Advertisement

Rocky Spirit 2025 – 15ª edição – Rio de Janeiro 
Data: 27 e 28 de setembro de 2025
Local: Praia de Ipanema – Posto 10, Rio de Janeiro
Horário: Das 14h às 20h 

Entrada gratuita

Programação:

27 de setembro, sábado

14h | Abertura com atividades na praia
16h15 – 17h | Show Orquestra Voadora
17h – 19h | Exibição dos filmes
19h | Show Orquestra Voadora

Advertisement

28 de setembro, domingo

14h | Abertura com atividades na praia
15h45 – 17h | DJ Set Marcelinho da Lua
17h – 19h | Exibição dos filmes

Continue Reading

Eventos

Empresária Marcilia Luzbet realiza a 11ª edição da Premiação Portuguese Brazilian Awards

Published

on

Marcilia Luzbet, Henri Castelli e Simony - Crédito da Foto: Denny Silva / Renato Cipriano - Divulgação

Setembro inicia em grande estilo com uma noite de glamour e legado, Nova Iorque foi palco para a 11ª edição do Portuguese Brazilian Awards, que reuniu personalidades em um encontro marcado por tapete vermelho, homenagens emocionantes e uma atmosfera de gala repleta de sofisticação.

A cerimônia foi conduzida com carisma e elegância pela cantora Simony e pelo ator Henri Castelli, que deram leveza e ritmo à noite, celebrando os premiados diante de uma plateia seleta.

Idealizado pela empresária brasileira Marcilia Luzbet, CEO da Luzbet Productions e residente em Nova York há mais de duas décadas, o prêmio é hoje uma referência internacional ao reconhecer brasileiros e portugueses que se destacam em diferentes áreas, dentro e fora de seus países de origem. Desde 2005, a produtora tem se consolidado como ponte cultural entre Brasil, Portugal e Estados Unidos, trazendo grandes artistas e fortalecendo a presença da comunidade luso-brasileira no exterior. Vale lembrar que, em 2022, a 7ª edição do prêmio foi realizada em Paris, reforçando sua vocação global.

Marcilia Luzbet e Rita Cadillac - Crédito da Foto: Denny Silva / Renato Cipriano - Divulgação
Marcilia Luzbet e Rita Cadillac – Crédito da Foto: Denny Silva / Renato Cipriano – Divulgação

Em 2025, o troféu ganhou um símbolo poderoso: uma réplica da mão da Estátua da Liberdade erguendo a tocha, em alusão à liberdade, à justiça e ao protagonismo dos homenageados. A noite reuniu nomes de destaque nos campos empresarial, artístico, jornalístico, jurídico, literário, médico, esportivo e educacional, todos recepcionados com requinte em um jantar à luz de velas, regado a champanhe.

Entre os homenageados, a cantora e atriz Rita Cadillac recebeu aplausos pelo legado que atravessa gerações desde os anos 1980, marcada por sua autenticidade e popularidade na música e na TV. A apresentadora e influencer Simone Sampaio foi celebrada por sua trajetória de representatividade e impacto na cultura brasileira, especialmente pela força de sua imagem nos grandes desfiles de carnaval. A cantora Tuta Guedes também foi homenageada, emocionando o público com sua arte e contribuição para a música brasileira contemporânea.

Advertisement
Marcilia Luzbet e Lidi Lisboa - Crédito da Foto: Elder Rocha / Renato Cipriano - Divulgação
Marcilia Luzbet e Lidi Lisboa – Crédito da Foto: Elder Rocha / Renato Cipriano – Divulgação

A atriz Lidi Lisboa foi reconhecida por sua versatilidade e protagonismo em produções de sucesso como Cheias de Charme (Globo), Jezabel (Record) e A Sogra que te Pariu (Netflix), consolidando-se como uma das vozes mais potentes de sua geração.

Entre os destaques masculinos, figuraram o modelo e influencer Lucas Viana, campeão da 11ª temporada do reality A Fazenda, e o produtor musical Evandro Fióti, referência na promoção da cultura negra e da música independente, que vive agora uma nova fase artística e de consultoria estratégica.

Marcilia Luzbet, Simone e Mahryan Sampaio - Crédito da Foto: Denny Silva / Renato Cipriano - Divulgação
Marcilia Luzbet, Simone e Mahryan Sampaio – Crédito da Foto: Denny Silva / Renato Cipriano – Divulgação

A jovem Mahryan Sampaio, Embaixadora da Juventude da ONU, também foi homenageada, destacando-se por sua atuação em pautas de impacto social e pela inspiração que representa para novas gerações.

A dimensão internacional do evento foi reforçada pela presença de Sua Majestade, a Rainha Angelique-Monet Gureje-Thompson, Rainha Consorte de Eti-Oni, Estado de Osun, Nigéria, esposa de Sua Majestade o Oloni de Eti-Oni, cuja presença simbolizou a diversidade e o prestígio global da celebração.

Crédito das Fotos: Denny Silva e Elder Rocha / Renato Cipriano – Divulgação

Marcilia Luzbet e Tuta Guedes - Crédito da Foto: Denny Silva / Renato Cipriano - Divulgação
Marcilia Luzbet e Tuta Guedes – Crédito da Foto: Denny Silva / Renato Cipriano – Divulgação
Marcilia Luzbet e Lucas Viana - Crédito da Foto: Denny Silva / Renato Cipriano - Divulgação
Marcilia Luzbet e Lucas Viana – Crédito da Foto: Denny Silva / Renato Cipriano – Divulgação
Marcilia Luzbet e a Rainha Angelique-Monét Gureje-Thompson - Crédito da Foto: Denny Silva / Renato Cipriano - Divulgação
Marcilia Luzbet e a Rainha Angelique-Monét Gureje-Thompson – Crédito da Foto: Denny Silva / Renato Cipriano – Divulgação
Marcilia Luzbet e Evandro Fioti - Crédito da Foto: Elder Rocha / Renato Cipriano - Divulgação
Marcilia Luzbet e Evandro Fioti – Crédito da Foto: Elder Rocha / Renato Cipriano – Divulgação

Continue Reading

Eventos

Febratex Summit reúne inovação, desfiles e tecnologia para transformar o setor têxtil

Published

on

A indústria da moda viveu três dias de imersão em sustentabilidade, tecnologia e negócios durante o Febratex Summit 2025, realizado de 19 a 21 de agosto no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). Com mais de 90 expositores de todo o Brasil, o evento atraiu cerca de 7 mil visitantes interessados em soluções que estão transformando o mercado têxtil e consolidando a feira como um dos principais encontros do setor no país.

Durante palestras e debates, a inteligência artificial (IA) ganhou destaque como recurso estratégico para análise de tendências, desenvolvimento de coleções e estratégias comerciais, acelerando processos e aumentando a competitividade sem substituir o olhar humano. O Summit também contou com expositores que apresentaram soluções de IA, como a Centric Software, que mostrou ferramentas para gestão completa de produtos e coleções, ajudando marcas a reduzir custos, acelerar lançamentos e ampliar margens.

“Nosso portfólio de soluções impulsionadas por IA extrai o que há de mais valioso nos times que o usam – a inovação, a criatividade, a singularidade que cada marca precisa para se destacar. O Febratex Summit é estratégico porque conecta justamente quem acredita na inovação como diferencial competitivo”, destacou Jéssica Danesi, gerente de Marketing para a América Latina da Centric Software.

A programação contou com painéis de especialistas nacionais e internacionais, espaços de networking e desfiles que destacaram a criatividade da indústria. Os 10 finalistas do Brasil Fashion Designers – Profissionais 2025, concurso que valoriza o design nacional e a sustentabilidade, apresentaram coleções autorais com materiais e soluções inovadoras. Samuel Riechel, de Franca (SP), se consagrou vencedor da edição. Já o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE) promoveu uma knowledge walk com cerca de dez looks, destacando tendências em sustentabilidade e ecodesign.

Advertisement

Para a diretora-executiva do Febratex Group, Giordana Madeira, a diversidade de conteúdo é o que garante o impacto do encontro. “O Febratex Summit é um espaço em que criatividade e negócios caminham juntos. Cada expositor e parceiro traz uma perspectiva única, que enriquece o ecossistema da moda, impulsiona oportunidades comerciais e ajuda a desenhar os próximos passos do mercado”, afirma.

Entre os expositores, o Sebrae Moda destacou trabalhos de seus programas voltados à educação e empreendedorismo, proporcionando experiências interativas com Lis, assistente de inteligência artificial, oferecendo insights estratégicos aos empreendedores. 

“O patrocínio do Sebrae à Febratex Summit reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento da cadeia têxtil e de moda no Brasil, especialmente voltado para micro e pequenas empresas. Estar presente em um evento desse porte significa aproximar os empresários das principais tendências em inovação, sustentabilidade e competitividade, promovendo acesso a novas tecnologias, conexões estratégicas e oportunidades de negócios. Além disso, o Sebrae realizou ativações importantes durante o evento, incluindo a reunião do Comitê Técnico do Polo de Referência e Disseminação em Moda, fortalecendo de forma consistente o setor da moda e promovendo integração, inovação e sustentabilidade em toda a cadeia produtiva”, comenta Kamila Merle, gestora nacional de Moda do Sebrae.

Ao unir tecnologia de ponta, desfiles, cases de sucesso e estratégias de mercado, o Febratex Summit 2025 reforçou sua posição como uma plataforma de transformação e inspiração para a moda brasileira, conectando indústria, varejo e profissionais em torno de um objetivo: construir um futuro mais inovador e sustentável para o setor têxtil.

Advertisement
Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados