Connect with us

Eventos

Campos do Jordão se transforma em capital do Jazz Brasileiro com a Mostra Blaxtream

Published

on

A música instrumental brasileira é uma expressão artística que merece ser valorizada e apreciada em toda sua riqueza e diversidade, além de representar um importante aspecto da cultura brasileira. Os festivais, por sua vez, desempenham um papel fundamental na formação de público em todo o país, principalmente se acontecem além dos grandes centros urbanos. Com o objetivo de dar acesso ao público de cidades do interior de SP, uma programação de jazz brasileiro, foi criada a Mostra Blaxtream de Jazz Brasileiro. A primeira parada do evento será em Campos do Jordão, nos dias 6, 7 e 8 de setembro. Em dezembro, acontecem duas edições, uma na cidade de São Carlos entre os dias 4 e 7, e depois em Ribeirão Preto, entre os dias 11 e 14.  Na programação, artistas como Jota P, Fi Maróstica e Alê Ribeiro, Carol Panesi, Cléber Almeida, Bruno Migotto, entre outros.

A ideia do festival surgiu em 2021, quando pela primeira vez, a Blaxtream foi contemplada pelo Proac (Programa de Ação Cultural) para executar um projeto inovador chamado Jazz Anywhere, e através desse edital, vários músicos gravaram álbuns e vídeos em locais inusitados, fora do estúdio tradicional. Desses registros nasceram obras como “Bem Sacolejado” de Cléber Almeida, “Baile dos Língua Preta” de Jota P e “Alquimia” de Bruno Migotto e ainda serão lançados o álbum do duo Fi Maróstica e Alê Ribeiro, assim como o álbum comemorativo dos 20 anos da orquestra Vintena Brasileira.

Dois anos depois, a Blaxtream conseguiu aprovar no mesmo programa de fomento, um projeto que viabilizava a circulação de shows desses discos, no formato de três mostras em locais que ainda não tinha em suas programações culturais, festivais de jazz. Foi então que se estruturou a Mostra Blaxtream de Jazz Brasileiro, com todos os espetáculos gratuitos, permitindo o acesso à cultura. Além disso, essas mostras contribuem para a formação de um público mais diversificado e abrangente, que valoriza a música instrumental e reconhece sua importância na identidade cultural do Brasil. O evento conta com o patrocínio da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, e os apoios de Casa de Bolos, Tryp by Wyndham, Rivière Studios e Apoema Audiovisual. 

BLAXTREAM é um Selo e Gravadora de Música, que tem como o objetivo principal reunir grandes compositores e intérpretes da música instrumental e jazz, para ampliar o espaço e a difusão do gênero, promovendo o intercâmbio global. O projeto, sem fins lucrativos, consegue se tornar realidade pela união de pessoas e empresas que acreditam nesses mesmos propósitos. Entre os artistas e grupos já lançados pelo selo estão André Marques, Carol Panesi, Salomão Soares, Ludere, Edu Ribeiro, Vinícius Gomes, entre muitos outros.

Advertisement

SERVIÇO

Datas: de 6 a 8 de setembro

Local: Parque Capivari – R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1291 – Capivari, Campos do Jordão

Espetáculos gratuitos

Programação: 

Advertisement

Dia 06/09 – Jota P – as 20h
Dia 07/09 – Grupo Pó de Café – 11h
Dia 07/09 – Fi Marostica e Alê Ribeiro – 16:00h
Dia 07/09 – Cleber Almeida – 19h
Dia 07/09 – Carol Panesi – 21h
Dia 08/09 – Thiago Monteiro – 11h
Dia 08/09 – Bruno Migotto – 14h

Para conhecer: https://www.mostradejazzblaxtream.com/

SOBRE OS ARTISTAS 

Jota P 

Apresentará show baseado no disco Baile dos Língua Preta, seu quarto disco autoral que mescla ritmos de diferentes cantos do país como o vaneirão, com o carimbó, ou a campeira, o samba-jazz, o frevo, o maracatu, entre outros, sempre com muito improviso.  Saxofonista paulista que já tocou em mais de 20 países. É integrante do lendário Grupo de Hermeto Pascoal e já tocou ao lado de grandes músicos como Airto Moreira, Flora Purim, Arthur Verocai, Nenê, Filó Machado e Thiago Espirito Santo. Com estilo próprio de improvisar, é um dos músicos mais expressivos da sua geração. Seus disco anteriores são “Jota P.” (2015), “Em Ritmo de Mudança” (2015) e “Quaresma” (2022).

Advertisement

Fi Maróstica e Alê Ribeiro 

Alexandre Ribeiro (clarinete, clarone e pedais) e Fi Maróstica (contrabaixo acústico e elétrico) são dois importantes e premiados artistas da cena contemporânea da música instrumental nacional e internacional. São produtores, arranjadores, compositores, professores. Já tocaram e gravaram com artistas como Moacir Santos, Gilberto Gil, Dominguinhos, Sivuca, Ney Matogrosso, Luiz Melodia, Lenine, Elba Ramalho, Antônio Nóbrega, Fabiana Cozza, Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo, João Donato, Hamilton de Holanda, Guinga, Paulo Moura, Yamandu Costa, Raul de Souza, André Mehmari, Toninho Ferragutti, Proveta, Wanderléa, Elza Soares e muitos outros. 

Grupo Pó de Café

Formado por Bruno Barbosa (baixo), Duda Lazarini (bateria), Marcelo Toledo (sax), Murilo Barbosa (piano), Neto Braz (percussão) e o convidado especial Thiago Carreri, o grupo instrumental apresentará no show, um repertório com músicas de todos os seus discos. Conhecido por uma fusão de jazz afro-brasileiro e a música brasileira, os músicos celebram a diversidade cultural de Ribeirão Preto.

Cléber Almeida

Advertisement

Obaterista, zabumbeiro e compositor apresentará repertório do Bem Sacolejado, disco que junta o forró com o jazz.O instrumentista trazreferências de grandes mestres, que há muito já faziam esse bailado, como Camarão, Pernambuco do pandeiro, Noca do acordeon e as primeiras obras do mestre Dominguinhos (que também eram instrumentais e com foco no sacolejado). Considerado um dos importantes pesquisadores e divulgadores dos ritmos brasileiros da atualidade, integra grupos como o Trio Curupira, Trio Macaíba, Banda Mantiqueira e Hermeto Pascoal Big Band, além de acompanhar ou já ter acompanhado artistas como Arismar do Espirito Santo, Antônio Nóbrega, Toninho Horta e Toninho Ferragutti.Alaíde Costa, Fabiana Cozza, OSESP, Monarco da Portela, Gaya Wilmer e João Bosco.

Thiago Monteiro

O pianista apresentará repertório de Despretensioso, seu disco de estreia que mistura jazz, música brasileira e elementos experimentais. O álbum apresenta composições originais que oferecem uma experiência sonora fluída e acessível, refletindo a versatilidade do artista. É um convite para uma escuta descomplicada, destacando o talento de Monteiro em sua expressão artística mais pessoal. Thiago Monteiro se dedica há mais de 30 anos à música, principalmente como engenheiro de áudio. É o idealizador do selo e gravadora Blaxtream, responsável pela produção de mais de 25 álbuns autorais de artistas consagrados e emergentes, com duas indicações ao Grammy Latino.

Bruno Migotto Trio 

O contrabaixista apresentará Alquimia, disco autoral que será lançado, que explora timbres e orquestrações inovadoras ao lado de Serginho Machado (bateria e programações eletrônicas) e Felipe Silveira (teclados e sintetizadores) e investiga polirritmias, modulações métricas e improvisação, criando uma fusão de música brasileira, jazz, hip hop e música eletrônica. A proposta é um mergulho profundo em ritmos e sonoridades, em que cada integrante traz suas referências para o palco e para o disco. Compositor e educador, Bruno fez parte de renomadas bandas como a Soundscape Big Band, tocou com artistas de renome internacional, e lançou diversos álbuns, incluindo projetos solos. Também se destacou como educador, lecionando por 10 anos no Conservatório Souza Lima e participando de importantes festivais de música.

Advertisement

Carol Panesi

Com 20 anos de carreira, é vencedora do Prêmio Profissionais da Música – PPM 2019  como Autora e Instrumentista Feminino, vencedora do Prêmio MIMO Instrumental 2018, a multi-instrumentista carioca Carol Panesi tem como formação a música universal difundida por Hermeto Pascoal. Foi integrante, por 13 anos, do Itiberê Zwarg & Grupo (antiga Itiberê Orquestra Família), com quem viajou e se apresentou pelo Brasil e em outros países. Dividiu o palco com grandes nomes como Hermeto Pascoal, Daniela Spielmann, Quinteto da Paraíba, Léa Freire, Nicolas Krassik, Ricardo Herz, Clarice Assad e Jongo da Serrinha. Lançou, em 2018, seu primeiro álbum autoral, “Primeiras Impressões”, com participações de Hermeto Pascoal e Léa Freire e, em 2019, o segundo álbum, “Em Expansão”, pelo selo BALXTREAM, ambos com sua banda Carol Panesi & Grupo. Em 2021, lançou seu terceiro álbum, o EP “Carol Panesi e Eleva Big Band”, projeto realizado à distância durante a pandemia do Covid 19 com uma big band feminina de Córdoba/Argentina, contemplado pelo projeto IBERMÚSICAS e FUNARTE.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eventos

Gusttavo Lima desembarca em São Paulo com a última edição do espetáculo “O EMBAIXADOR CLASSIC”

O evento acontece dia 06/12 no Estádio Allianz Parque e os ingressos estão à venda pelo site e aplicativo BaladAPP Após surpreender e emocionar o público das principais capitais brasileiras em 2025 com toda a sua grandiosidade, a label “O EMBAIXADOR CLASSIC”, do cantor Gusttavo Lima, chega a São Paulo/SP no dia 06/12 (Sábado), para a sua última edição, que será realizada no Allianz Parque. No espetáculo, o artista reúne todos os seus maiores clássicos em uma nova roupagem, desta vez, acompanhado por uma banda e uma orquestra no palco. Com um show inesquecível e uma experiência única, o artista […]

Published

on

O evento acontece dia 06/12 no Estádio Allianz Parque e os ingressos estão à venda pelo site e aplicativo BaladAPP

Após surpreender e emocionar o público das principais capitais brasileiras em 2025 com toda a sua grandiosidade, a label “O EMBAIXADOR CLASSIC”, do cantor Gusttavo Lima, chega a São Paulo/SP no dia 06/12 (Sábado), para a sua última edição, que será realizada no Allianz Parque.

No espetáculo, o artista reúne todos os seus maiores clássicos em uma nova roupagem, desta vez, acompanhado por uma banda e uma orquestra no palco. Com um show inesquecível e uma experiência única, o artista vai encantar os fãs, com a mescla de ritmos e harmonia.

Para embalar essa noite mágica, Gusttavo Lima traz no repertório hits como: “Inventor dos Amores”, “60 Segundos”, “Cabelo Cor de Ouro”, “Cem Mil”, “Desejo Imortal”, “Na Hora de Amar”, “A Noite” e “Quando a Chuva Passar”, além de outros sucessos que fazem parte de seus mais de 15 anos de carreira profissional. Faixas do seu mais recente álbum: “Feito À Mão”, como “Retrovisor” e “Pelo Bem da Minha Saudade”, é claro, não vão ficar de fora!

Advertisement
Gusttavo Lima – Divulgação

“Esse é um show que ninguém pode perder. ‘O EMBAIXADOR CLASSIC’ é um espetáculo maravilhoso recheado de canções interpretadas de maneira muito especial! Todos estão convidados e eu espero por vocês para vivermos juntos essa experiência emocionante também em São Paulo, BBs!”, convida o anfitrião.

Vale destacar que “O EMBAIXADOR CLASSIC” surgiu da inquietude de Gusttavo Lima pelo novo. O ponto inicial para a criação do evento foi uma live intimista realizada por ele em 2021. Sucesso absoluto, o show virtual se transformou em um grandioso espetáculo que promete encantar a todos que assistirem. Com exclusividade, o cantor apresentou uma prévia do projeto no especial “Natal do Embaixador”, exibido nos dias 17 e 24 de dezembro/2024, pelo SBT.

Serviço: Gusttavo Lima – O Embaixador Classic 🎻 📍 São Paulo – SP Data: 06 de dezembro de 2025 Local: Estádio Allianz Parque Atrações: João Bosco & Vinícius e Léo Foguete Informações e vendas: https://baladapp.com.br/pt-BR/eventos/embaixador-classic-sao-paulo/7109 Setores: Cadeira Superior, Cadeira inferior, Premium Embaixador e Vip Embaixador Classificação: +18 (proibido a entrada de menores de 18 anos mesmo acompanhado dos pais ou responsável legal/tutor).

Para saber mais, acompanhe: @gusttavolima @embaixadorclassic

Advertisement
Continue Reading

Eventos

A Bossa volta à fonte: Rio São Francisco pede a palavra sobre João Gilberto

Published

on

De 28 a 30 de novembro de 2025, Juazeiro, às margens do majestoso Rio São Francisco, será o centro das atenções da música brasileira. A cidade que viu nascer João Gilberto, o gênio que revolucionou a canção nacional com a Bossa Nova, recebe o Festival A BOSSA!! — De João e do Velho Chico, um grande tributo à sua obra e à força criativa do Nordeste.

Com programação gratuita e aberta ao público, o festival promete três dias de intensa celebração da arte nordestina, mesclando tradição e modernidade. O evento não apenas reverencia o filho ilustre de Juazeiro, mas também coloca o Vale do São Francisco no mapa dos grandes circuitos culturais do país, destacando o papel do Nordeste na formação da identidade musical brasileira.

O Nordeste no centro da Bossa

Durante décadas, o nome de João Gilberto foi associado ao Rio de Janeiro — mas sua bossa nasceu no sertão baiano, nas margens do Velho Chico. O festival vem resgatar essa origem, afirmando que a sofisticação e o balanço da Bossa Nova também brotaram da sensibilidade nordestina.

“Como um bom juazeirense, sempre percebi um distanciamento em relação à força da obra de João Gilberto. A bossa nasceu aqui, à beira do São Francisco. Este festival é o reencontro do Nordeste com sua herança musical, um convite para que o Brasil inteiro reconheça esse berço criativo”, afirma Targino Gondim, Secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro e idealizador do evento.

Advertisement

Grandes nomes e encontros culturais

Entre os artistas já confirmados estão Lenine, Roberto Menescal & Théo Bial, Mônica Sangalo, Roberta Sá, Daniel Jobim e Vanessa da Mata, além de apresentações do Quinteto Sanfônico do Brasil e de músicos regionais que representam a riqueza cultural do Vale.

A programação inclui ainda o tradicional Festival Edésio Santos da Canção, que há décadas revela novos talentos e fortalece a música autoral nordestina. Haverá também bate-papos e talk shows com o produtor Armando Pittigliani, figura fundamental na história da Bossa Nova, além de visitação à Casa de João Gilberto, que abrirá suas portas ao público durante todo o evento.

Juazeiro: berço da bossa e coração cultural do Velho Chico

Mais do que um festival, A BOSSA!! é uma celebração da identidade nordestina e valorização do patrimônio imaterial do povo nordestino. Juazeiro, cidade de poetas, sanfoneiros e inventores de ritmos, reafirma-se como fonte de inspiração para a música brasileira. O encontro entre o forró, o samba e a bossa traduz o espírito da região — plural, criativa e profundamente musical. O festival integra a programação do Festival Edésio Santos da Canção (FESC) e tem como missão perpetuar o legado de João Gilberto, conectando gerações e reafirmando o poder transformador da arte feita no Nordeste.

A Bossa! é realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, com apoio do Governo da Bahia, Bahiagás, Governo Federal e Caixa Econômica Federal. 

SERVIÇO: Festival A BOSSA!! — De João e do Velho Chico

Advertisement

Todas as atividades são gratuitas

Sexta(28)
16h (Centro de Cultura João Gilberto):
Inauguração da obra O Nascimento da Bossa Nova (de Alex Moreira)
17h (Arena Centro de Cultura João Gilberto): 
Bate-Papo & Bossa Talkshow com
Armando Pittigliani e amigos;
19h (Arena Centro de Cultura João Gilberto): Edésio Santos da Canção;
22h (shows na Orla ll):
Lenine
Roberto Menescal & Théo Bial
Maurício Dias
Silas França 

Sábado (29)
17h (Arena Centro de Cultura João Gilberto): 
Bate-Papo & Bossa Talkshow com
Armando Pittigliani e amigos;

19h (Arena Centro de Cultura João Gilberto): Edésio Santos da Canção;
22h: (shows na Orla ll):
Mônica Sangalo
Loulu Gilberto
Daniel Jobim
Quinteto Sanfônico do Brasil

Domingo (30)
19h (Shows na Orla ll):
Alexandre Leão
Roberta Sá
Apresentação e Premiação dos Vencedores do Edésio Santos da Canção;
Vanessa da Mata

Advertisement

Continue Reading

Eventos

O projeto “Samba do Gaiato: Roda de Samba à Paulista” chega em seu último encontro com apresentação gratuita

Published

on

Sua primeira aparição foi na Bahia, mas, foi consolidado no Rio de Janeiro, o samba é um ritmo brasileiro que nasceu da mistura da rica cultura Africana. E o que muitos esquecem, é que o gênero não ficou apenas só entre esses dois estados, ele desceu mais um pouquinho para São Paulo, sua primeira aparição foi como samba rural, nas cidades do interior do estado e depois ganhou ascensão no centro-oeste da capital. Foi lá que surgiram artistas como Adoniran Barbosa, Geraldo Filme, Toinho Melodia, o pai do carnaval paulista, Seo Carlão e muitos outros. Esses nomes são lembrados e homenageados até hoje, não só pela sua magnitude, mas também graças a quem carrega essas figuras no peito e conta e canta as suas histórias. É assim, que o Samba do Gaiato mantém vivo o batuque paulista. No dia 23, o grupo estará com o projeto “Samba do Gaiato: Roda de Samba à Paulista” em seu último encontro na Fábrica de Cultura Parque Belém para as oficinas e finalizar com chave de ouro em uma apresentação. 

“Samba do Gaiato: Roda de Samba à Paulista” nasceu da vontade de entrosar pessoas interessadas na roda de samba. Desde 2018, cada vez que o Samba do Gaiato marca uma apresentação, pessoas que os acompanham, chegam mais cedo para aprender a tocar os instrumentos de percussão e virar parte dos músicos da roda, ao invés de ser apenas o ouvinte. Dessa forma, o grupo viu a chance de promover e valorizar o patrimônio histórico e cultural, o samba paulista. 

Desde agosto, o projeto musical e educativo está sendo lecionado pela Casa de Cultura da Freguesia do Ó, Casa de Cultura de Mairiporã, Fábrica de Cultura de Osasco e na Fábrica de Cultura Parque Belém. Foram quatro aulas em cada lugar – exceto no Parque Belém que ainda receberá a sua última oficina- para pessoas que se inscreveram. No total, 108 alunos receberam aulas de tamborim, agogô, ganzá, pandeiro, tantã e rebolo. Juntos, eles aprenderam técnicas básicas de cada instrumento e ao mesmo tempo receberam um aulão sobre a história do samba paulista, com Fernando Ripol, figura importante do samba de São Paulo e idealizador do coletivo Samba do Congo.

No penúltimo domingo deste mês de novembro, no dia 23, os alunos da Fábrica de Cultura Parque Belém receberão a sua última aula e após, terão a chance de se apresentar ao lado do grupo Samba do Gaiato. O repertório será variado com clássicos de mestres como Geraldo Filme, Adoniran Barbosa, Toniquinho Batuqueiro e Zeca da Casa Verde.

Advertisement

Todas as aulas e a última apresentação terá a acessibilidade com um tradutor e intérprete de Libras. O projeto contou com o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa e do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC.

SERVIÇO:
Roda de samba com Samba do Gaiato:

Dia: 23/11 (Domingo)
Local: Fábrica de Cultura Parque Belém (Av. Celso Garcia, 2231 – Belenzinho)
Horário: 16h às 17h
Gratuito
Classificação: Livre
Acessibilidade em Libras

Advertisement
Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados