A faixa é uma regravação do cantor para a novela das 18h, da TV Globo, “Garota do Momento”
[ouça aqui]
Algumas canções atravessam o tempo como se fossem eternas. “Fascinação” é uma delas. E agora, na voz e alma de Francisco Gil, essa melodia icônica renasce com uma nova pulsação, um novo brilho, mantendo intacto o encanto que a fez atravessar gerações. A faixa é uma regravação do cantor para a novela das 18h, da TV Globo, “Garota do Momento”.
Com um arranjo sensível e sofisticado, Francisco Gil nos convida a sentir essa canção de maneira única: um sopro de modernidade envolvendo a nostalgia, uma nova emoção dentro de um clássico inesquecível.
“Eu fiquei muito feliz com o convite para gravar a música, achei a ideia genial. Eu que sou um cantor jovem, ter essa oportunidade de gravar uma canção, uma valsa de 1900 e pouco, é maravilhoso, ainda mais num contexto de novela, onde te dá possibilidade de interpretar, de se jogar, de assumir uma faceta nova. A própria canção já propõe isso, com a melodia, com a letra, que é muito típica das valsas, então foi maravilhoso. Foi realmente uma oportunidade de me jogar numa coisa nova, inesperada, e a gravação ficou linda, foi ótimo poder cantar de uma forma diferente”, afirma Francisco.
Com produção fonográfica e selo pela XIRÊ; e produção musical assinada por Reno Duarte e Nani Palmeira, a canção traz uma combinação envolvente de elementos orgânicos e contemporâneos. Do violão preciso de Reno Duarte à delicadeza dos violinos de Pedro Mibielli e o cello emocionante de Frederico Puppi, cada nota ecoa com a profundidade de quem entende que a música é sentimento puro.
Escrita em 1905, “Fascinação” foi traduzida para a língua inglesa por Dick Manning em 1932. A canção foi mais tarde regravada por Dinah Shore, Nat King Cole e pelo maestro francês Paul Mauriat. Em 1976, no aclamado álbum “Falso Brilhante”, Elis Regina fez o seu registro da canção. “Fascinação” tornou-se, desde então, uma das interpretações mais conhecidas de Elis. Mais tarde, Nana Caymmi para a telenovela “Fascinação” (1998). Em 2007, a versão em francês integrou a trilha-sonora de “La Môme”, no Brasil, “Piaf – Um Hino Ao Amor”, filme baseado na vida de Edith Piaf.
OUÇA “FASCINAÇÃO” AQUI!
FASCINAÇÃO
Os sonhos mais lindos sonhei.
De quimeras mil um castelo ergui
E no teu olhar, tonto de emoção,
Com sofreguidão mil venturas previ.
O teu corpo é luz, sedução,
Poema divino cheio de esplendor.
Teu sorriso prende, inebria e entontece.
És fascinação, amor.
Os sonhos mais lindos sonhei.
De quimeras mil um castelo ergui
E no teu olhar, tonto de emoção,
Com sofreguidão mil venturas previ.
O teu corpo é luz, sedução,
Poema divino cheio de esplendor.