A Banda Cucamonga acaba de disponibilizar nas plataformas digitais seu novo álbum, “Jazz Dixieland com Sotaque Tupiniquim”, um trabalho que celebra a fusão entre o jazz tradicional de New Orleans e a pulsante diversidade rítmica brasileira. O resultado é um disco vibrante, espontâneo e cheio de personalidade, onde improviso, humor e brasilidade se encontram em uma sonoridade festiva e contagiante.
O lançamento chega logo após o grupo concluir uma extensa turnê pelo estado de São Paulo, onde apresentou o repertório do novo álbum em ruas, teatros, festivais e espaços culturais. Agora, embalados pela recepção calorosa do público paulista, os músicos se preparam para levar o projeto a outras regiões do país, expandindo a festa sonora da Cucamonga para novos palcos e cidades.
Com trompete, clarinete, sousafone, banjo e washboard – a clássica tábua de lavar transformada em instrumento de percussão –, o grupo recria o clima das bandas de rua norte-americanas e o entrelaça com referências da cultura popular do Brasil. O resultado é um álbum que diverte, emociona e surpreende, uma verdadeira festa onde o jazz de raiz ganha novas roupagens com gingado brasileiro, onde a liberdade do improviso se encontra com a vibração das festas populares brasileiras.
Fiel ao espírito coletivo que define sua trajetória, a banda optou por um processo totalmente intuitivo: todas as músicas foram criadas no momento, sem partituras, reforçando a natureza livre e orgânica do projeto. O nome Cucamonga, inspirado em uma gíria inventada para expressar instantes de iluminação criativa (tipo “Eureka”), sintetiza a essência do álbum — ousadia, espontaneidade e irreverência.
Advertisement
REPERTÓRIO (faixas autorais e inéditas)
Corjass
Corda Bamba
Brues com R
Oito, 4 ou meia
Dona SIriema
Melgreen
Chegança
Gui
Mr. Guga
Tupiniquim
Faixas Bônus:
Circus
St. Inês
FICHA TÉCNICA
Produção musical: Banda Cucamonga Composição e Arranjos: Banda Cucamonga Direção Artística: Banda Cucamonga Gravação e Mixagem: Adonias Jr. – Estúdio Arsis Masterização: Adonias Jr. – Estúdio Arsis Coordenação de Produção: João Gomes de Sá e Banda Cucamonga Design Gráfico / Capa: Raro de Oliveira Fotografia: José de Holanda Banda Cucamonga Trompete – Mesaac Brito Clarinete – Marcos Lúcio Banjo – Fernando Thomé Tuba/ Souzafone – José Renato Washboard: Ricardo Reis Letras – João Gomes de Sá Coro de vozes – Banda Cucamonga