Que tal se divertir com um passeio no Museu H. P. Índia Vanuíre (MIV)? A instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo oferecerá uma rica experiência cultural e educativa para pessoas de todas as idades, celebrando a diversidade e a importância das culturas indígenas no Brasil. Aproveite a oportunidade de participar de uma série de atividades enriquecedoras.
JOGANDO EM FAMÍLIA
A programação lúdica e reflexiva para todas as idades, Família no Museu, destacará neste mês a exposição Tupã Plural, centrada na diversidade dos grupos indígenas representados no módulo Representação Tecida e CesteiranoAcervo Indígena, com artefatos de taquara de povos indígenas do Brasil. A atividade será desenvolvida aos fins de semana, sempre às 10h
Já no Aguçando as Memórias serão realizados dois encontros, em 18 e 31 de outubro, às 15h. No primeiro encontro, será realizada uma roda de conversa envolvente com a Delegada de Polícia da Delegacia de Defesa da Mulher de Tupã/SP, e no segundo, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Tupã, uma palestra esclarecedora sobre primeiros socorros e os princípios básicos de prevenção e combate a incêndios.
Advertisement
EDUCAÇÃO NO MUSEU
Para apresentar ações educativas e estabelecer uma proximidade entre o MIV e os professores do Núcleo de Tempo Integral (NUTI) Profª Izilda de Freitas, Tupã/SP, o projeto Curso para professores, será realizado nos dias 18 e 25 de outubro, às 17h30. A atividade promoverá a troca de ideias e experiências, além de explorar novas propostas de ações museológicas que possam ser incorporadas à grade curricular.
Por meio do projeto Museu e Cidadania, em 20 de outubro, às 10h, os participantes serão incluídos socialmente em atividades educativas e lúdicas inspiradas no acervo do espaço. No encontro deste mês, o grupo se envolverá em uma atividade especial relacionada à origem do fundador de Tupã/SP, Luiz de Souza Leão. Em Olhar e sentir pelas mãos, colaboração com a UNIMED – Projeto Vida Iluminada, realizará uma roda de conversa entre a psicóloga Ana Vitória e os participantes do projeto sobre saúde mental, bem-estar e qualidade de vida. A ação, que visa falar e agir em prol dos cuidados psicológicos, acontecerá em 25 de outubro, às 13h.
ANIMAÇÃO
Quem quiser assistir a um desenho animado sobre um indígena que está andando pela floresta e se depara com a invasão da cidade em seu território e que faz uma poderosa reflexão sobre o choque entre o mundo urbano em expansão e as antigas tradições dos povos originários, deverá participar do programa Cultura e Questões Indígenas em Foco, que apresentará o vídeo Pajerama, em 27 de outubro, às 9h.
Advertisement
SERVIÇO
Família no Museu
Data: 21, 22, 28 e 29/10
Horário: das 10h às 16h
Projeto Aguçando as Memórias
Advertisement
Data: 18 e 31/10
Horário: das 15h às 16h30
Projeto Curso para Professores
Data: 18 e 25/10
Horário: das 17h30 às 19h
Advertisement
Projeto Museu e Cidadania
Data: 20/10
Horário: das 10h às 11h
Projeto O Olhar é o Sentir pelas Mãos
Data: 25/10
Advertisement
Horário: das 13h às 15h
Cultura e Questões Indígenas em Foco
Data: 27/10
Horário: às 9h e às 14h
Local: Museu H. P. Índia Vanuíre
Advertisement
Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 09h às 18h; quintas, das 9h às 20h
Aos 16 anos, a cantora e influenciadora Duda Estrela acaba de celebrar uma marca importante em sua carreira: 1 milhão de seguidores nas redes sociais. Natural de Fortaleza, a jovem artista, que ficou conhecida em 2018 pelo hit “Olha Aí” – que soma mais de 50 milhões de acessos no YouTube – voltou a viralizar na internet após sete anos, conquistando uma base de fãs fiel e crescendo exponencialmente no cenário digital.
Com uma mistura de música e humor, ingredientes que se mostraram perfeitos para atrair a atenção dos internautas. Foi com um vídeo ao lado do influenciador Ryan Matheus, no qual ela mescla os dois universos, que Duda conquistou a primeira grande virada. O conteúdo, que ultrapassou 3 milhões de visualizações, foi o pontapé inicial para seu novo sucesso. Desde então, a artista não parou mais de produzir e compartilhar conteúdos, tanto sozinha quanto em parcerias com Ryan.
Em números impressionantes, Duda Estrela já soma mais de 300 milhões de acessos em suas produções de vídeos, que vão de apresentações musicais a esquetes humorísticas. Seu crescimento também vem acompanhado de uma nova parceria profissional: a assinatura de contrato com a Acertei Produções, uma renomada empresa do setor, que representa artistas de peso como a dupla Kaká e Pedrinho e o cantor Léo Foguete.
“Estou extremamente feliz por tudo que vem acontecendo na minha vida. Sempre sonhei com tudo isso e hoje posso dizer que estou mais que realizada, não tenho palavras para agradecer e demonstrar o quanto estou feliz com tudo isso!” disse Duda Estrela em seu perfil no Instagram, refletindo sobre o momento de conquistas que atravessa.
Advertisement
Além do sucesso recente, Duda também é conhecida como Mc Duda. Sob esse nome artístico, ela já lançou diversos hits, conquistando milhões de acessos e realizando parcerias com grandes nomes do cenário musical, como Mc Bruninho – com quem somou mais de 55 milhões de visualizações em uma colaboração – e a cantora Solange Almeida, cuja canção com a artista ultrapassa os 20 milhões.
Com pouco mais de 168 mil habitantes e muito conhecido por suas barracas de praia, Porto Seguro também é uma fonte de riqueza histórica. Embora alguns historiadores ainda debatam sobre o local preciso, foi em Porto Seguro que os portugueses ancoraram no Brasil em 1500, fazendo da Cidade Alta de Porto Seguro um dos primeiros núcleos habitacionais de origem portuguesa do Brasil. Hoje em dia esse vilarejo é um patrimônio histórico do país.
Um dos seus pontos turísticos é o Marco do Descobrimento, monumento que marcou os primeiros anos da colonização portuguesa. A Matriz de Nossa Senhora da Pena é outro ponto importante dessa época: nela estão guardadas imagens sacras dos séculos XVI e XVII, como São Francisco de Assis, primeira imagem religiosa trazida de Portugal para o Brasil, e da própria Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade.
É claro que grande parte dos turistas foca nas praias e no agito do local para escolher essa região do sul da Bahia como destino de viagem, já que a estância turística possui 90 quilômetros de praias tropicais. A Praia de Taberapuãn é a mais conhecida, mas outras como Mutá, Coroa Vermelha, Espelho, Jacumã e Taípe oferecem opções para todos os tipos de gostos.
Ana Leite, apresentadora do programa “Sextou com Ana Leite”, da TV Balneário Camboriú e YouTube, esteve na cidade e gravou diversas entrevistas para o seu público. Mas diferentemente do que muitos artistas fazem em seus conteúdos, Ana buscou ressaltar não só as belezas e riquezas históricas do lugar, como as pessoas que realmente fazem a cidade acontecer. Ou seja, garçons, vendedores, ambulantes, atendentes e até os turistas mostraram ao público do programa o que, de fato, é o dia a dia por lá.
Advertisement
“A ideia é mostrar Porto Seguro em sua totalidade, com um pessoal lindo e que realmente dá gosto de conhecer. Todo mundo tem uma história interessante, com uma rotina que vale a pena de ser mostrada, além de todo o axé, uma energia muito boa, e foi isso que buscamos passar para os telespectadores”, conta Ana.
Costumes e opiniões: conversas com pessoas “reais”
Um desses casos foi a vendedora Help, que contou os nomes dos drinks durante o bate-papo. “Além do tradicional Capeta, temos o Beijo na Boca, Lua-de-Mel, Amor de Verão, que são perfeitos. E para quem não gosta de leite condensado, temos um que não vai esse ingrediente, mas vai pitaia, seriguela, maracujá e limão, que é esse Amor de Verão, além do Caipi Cacau, que vai dentro do cacau. São muito procurados”, explicou. A Passarela do Álcool, onde foram gravadas diversas entrevistas, é um dos pontos turísticos do local e muito procurada durante à noite. Além de diversas barracas de bebidas na rua, os turistas também têm por ali restaurantes, lojas, bares e feirinhas de artesanatos.
A apresentadora aproveitou a conversa com alguns visitantes de Porto Seguro para revelar segredos de como fazer um relacionamento se tornar duradouro, usando a decoração de “barraca do beijo” de um estabelecimento como pretexto. Tereza e Luís, de 60 e 62 anos, casados há 40 anos, foi um dos casais que falou sobre relações longínquas. “Alguns dos segredos são paciência, cumplicidade, saber tolerar as diferenças, sair da mesmice todos os dias e viajar bastante. Nunca fizemos bolsa ou mala depois de uma discussão, buscamos resolver nossas brigas entre nós mesmos, nem envolvemos nossos filhos”, contaram.
Para Ana Leite, é muito válido mostrar a diversidade do Brasil em seu programa, que embora seja gravado grande parte do ano em lugares de Balneário Camboriú (SC), busca diversificar os locais de gravação para realçar as peculiaridades do país. “Essa pluralidade brasileira é muito rica. Nosso programa leva para as pessoas entretenimento, música, espiritualidade e diversos outros assuntos de um jeito nosso, com a cara do Brasil. A Bahia é encantadora e, com certeza, ter levado um pouco dessa cultura para os telespectadores foi uma experiência maravilhosa”, finaliza.