Geral

Aplicativo de mensagem pode ser modificado?

Published

on

A resposta para o título deste artigo é simples: sim, um aplicativo de mensagem pode ser modificado. No entanto, existem riscos e consequências ao se fazer isso.

Quando falamos em aplicativos modificados, basicamente estamos nos referindo aos arquivos APKs que rodam em aparelhos Android. Praticamente todo app de mensagem possui sua versão modificada ou várias delas.

Mas, essas versões nunca são autorizadas pelo apporiginal. Assim, de forma bem clara, a origem dos aplicativos modificados é desconhecida, na maioria das vezes.

Então, um aplicativo de mensagem pode ser modificado, mas isso é feito por terceiros e sem autorização da empresa detentora do app. A seguir, saiba mais detalhes sobre esses aplicativos, seus riscos e alguns exemplos bem populares.

Advertisement

Como um aplicativo de mensagem pode ser modificado?

Você já deve ter falado em “mods” ou “app clone” e esses dois termos são muito usados para se referir aos aplicativos modificados. Mas no que consiste uma modificação? Bom, desenvolvedores independentes literalmente copiam um determinado app sem autorização.

Dessa forma, as ferramentas, recursos de segurança e código-fonte, por exemplo, são copiados. Feito isso, cria-se um aplicativo clone. Mas esses desenvolvedores acrescentam recursos ao app, tornando-o mais completo e atrativo. Esse é o grande segredo de suas modificações.

Assim, com mais recursos oferecidos aos usuários, eles se tornam rapidamente populares. O WhatsApp é o aplicativo que mais possui “mods”, com dezenas de versões modificadas. E ninguém sabe o país de origem dessas versões.

Quais os riscos em baixar um app modificado?

Advertisement

Agora que você sabe que um aplicativo de mensagem pode ser modificado, é importante levar em conta outras informações:

Esses apps não estão disponíveis na loja oficial da Play Store;
Assim, eles não passam por uma avaliação prévia e, com isso, não há como garantir a segurança desses aplicativos;
Para baixar um app modificado, é preciso acessar sites externos e baixar arquivos no formato APK (para Android);
Nesse caso há mais um risco, pois alguns sites não são confiáveis e podem conter vírus ou outros elementos prejudiciais;
Para conseguir baixar e instalar um app modificado no seu celular, você também vai precisar alterar as configurações do telefone, ativando as “fontes desconhecidas”, em “Configurações”;
Por fim, quem usa apps modificados corre o risco de ter sua conta do app original banida ou suspensa.

Esses são riscos que precisam ser levados em consideração antes de baixar e instalar um app de mensagem modificado no seu celular.

Aplicativo de mensagem pode ser modificado? Veja alguns exemplos

Os aplicativos de mensagem modificados caíram na graça do povo por conta de suas funcionalidades extras. A maioria deles apresenta:

Inúmeros temas e opções para alterar o estilo da fonte e cor do app;
Possibilidade de inserir senhas em conversas específicas;
Além disso, envio de um número maior de fotos ao mesmo tempo;
Envio de arquivos de áudio e vídeo mais pesados do que em comparação com os apps originais;
Possibilidade de publicar stories mais longos;
Mais ferramentas de privacidade como, por exemplo, eliminar o “digitando” ou o “gravando áudio”;
E ainda muitos desses apps já vem com o recurso anti-ban, que promete dar uma proteção maior ao usuário contra possíveis banimentos.

Dessa forma, podemos citar 5 mods do WhatsApp que são muito famosos por apresentarem os recursos citados acima:

Advertisement
WhatsApp GB Pro;
WhatsApp Plus;
Yo WhatsApp;
WhatsApp Aero.

Então, esses são alguns exemplos de como um aplicativo de mensagem pode ser modificado, como o WhatsApp. Mas, lembre-se, antes de baixar qualquer um deles, certifique-se que o site que você acessar seja seguro e livre de vírus. E não se esqueça de ativar as “fontes desconhecidas” do seu aparelho, para, depois, instalar o app modificado.

Confira: Conheça o aplicativo que vai revolucionar o mundo digital

Mais Lidas

Sair da versão mobile