Eat healthy by Juliana Vieira

Alimentação para tratamento de câncer

Published

on

Alimentar-se corretamente aumenta a tolerância ao tratamento e aos efeitos colaterais, diminui os riscos de infecção, aumenta a resposta ao tratamento e melhora a capacidade de cicatrização.

Algumas quimioterapias causam anormalidade no paladar e ulcerações na boca, estomatite e esofagite, que interferem na alimentação, por causa da dor e desconforto. Muitos medicamentos também causam náuseas, vômitos e alterações gastrointestinais. É natural, nestes casos, que os pacientes reduzam a ingestão alimentar e tenham graves consequências nutricionais, que precisam ser evitadas tanto quanto possível.

Sob a orientação do nutricionista, o paciente oncológico pode fazer o uso de bebidas nutritivas, dar preferência a alimentos mais frios, substituir os alimentos pouco tolerados por outros com a mesma qualidade nutricional, evitar alimentos muito ácidos, picantes ou gordurosos, evitar bebidas alcoólicas e cafeína, aumentar a ingestão de líquidos, modificar a consistência da dieta, entre outras medidas.

O nutricionista fará o acompanhamento do paciente oncológico em sua rotina alimentar, estabelecendo uma dieta adequada para cada fase, monitorando seu peso e ajudando-o a lidar com as alterações físicas decorrentes do tratamento – que têm, claro, também importante impacto emocional.

Advertisement

Juliana Vieira
Nutricionista
CRN 44442
+5511 99993 0039
Julianavl.ju@gmail.com
Instagram: @juvieiranutri

Mais Lidas

Sair da versão mobile