Geral

Alimentação: os cuidados e benefícios de se comer bem, segundo Dra.Cleia Loyola

Published

on

Natural de Irecê, estado da Bahia, mas vivendo no Rio Grande do Norte há mais de 20 anos, a Dra.Cleia Loyola contou que a dieta não pode ser encarada como uma obrigação desagradável.

Atualmente com mais de 400 mil seguidores no seu perfil do instagram Dra.Cleia Loyola conversou com a nossa redação e falou:

A minha própria formação já indica a riqueza com que a nutrição nos serve no dia a dia. Tentei ao longo dos anos me especializar em áreas distintas, priorizando os cuidados nutricionais para o tratamento de várias doenças crônicas, cuidados em cirurgias bariátricas e desenvolvimento de recursos para tratamento de crianças no espectro autista.

Essas situações impõem vários desafios no desenvolvimento da melhor forma de tratar situações tão peculiares.

Recentemente em uma outra publicação, Dra. Cleia Loyola falou que gosta de passar a mensagem às pessoas de que a alimentação é um ato de cuidado e de preservação consigo mesmo.

Advertisement

A dieta não pode ser encarada como uma obrigação desagradável.

Essa mudança na forma de se alimentar deve ser encarada como algo natural até que se torne um hábito fazer as escolhas de alimentação pela qualidade, pelo valor nutricional. Meu amor pela profissão aprendi ainda em criança com as duas mulheres mais importantes da minha vida, minha avó Tete e minha mãe Celma. As duas, por costume, tinham suas hortas, onde colhiam seus legumes, suas verduras e seus temperos. A lembrança dos preparos dos alimentos in natura, do prazer das refeições à mesa com a família reunida, toda essa maneira delicada, de como tudo era realizado afetivamente me tornou uma entusiasta da alimentação.

 

Alimentação: os cuidados e benefícios de se comer bem, segundo Dra.Cleia Loyola

 

Precisamos dissipar a ideia construída de que se alimentar bem, “desembalar menos” nos faz perder tempo, de que não é prazeroso e tampouco saboroso! Esquecemos ou não damos o devido peso à decisão de que se alimentar corretamente é uma escolha diária e que esse cuidado é essencial para a qualidade de vida e de equilíbrio em muitos aspectos do nosso cotidiano. A disposição para as tarefas do dia, o rendimento nos estudos, o nível de atenção, o ganho na qualidade do sono. Absolutamente qualquer atividade nossa está intimamente ligada ao cuidado da alimentação.

Aqui em Natal busquei minha formação na área da nutrição, fiz mestrado em nutrição, atuando em nutrição clínica, com especialidades em fitoterapia, cuidados nutricionais no pré e pós cirurgia bariátrica, além de nutrição oncologia e nutrição em crianças no espectro autista. Tenho essa necessidade diária de sempre tentar a melhoria na vida e na saúde das pessoas.

Advertisement

A obsessão pelo corpo perfeito sozinha nos adoece em nossos valores e ideais como sociedade, pois a beleza da vida é revelada também na saúde. A beleza pode ser um objetivo pessoal para alguns, mas não apenas esse objetivo. Parece-me equivocado o conceito as pessoas tem sobre a qualidade da sua alimentação, deixando apenas àqueles que se importam com o corpo a preocupação dos alimentos que ingerem. Precisamos difundir o hábito da boa alimentação à todas as pessoas, e não só os que almejam um corpo perfeito suas escolhas de alimentação. Pelo contrário, essa preocupação deveria ser de todos.

 

Alimentação: os cuidados e benefícios de se comer bem, segundo Dra.Cleia Loyola

</

center>
 

Os leitores que tiverem interesse em seguir, tenho minha conta no Instagram: nutri_cleialoyola, atualmente com mais de 400 mil seguidores, o que pra mim é motivo de imensa alegria, pois temos uma relação de amor pela boa alimentação. Lá compartilho muitas dicas, receitas, preparos de pratos, além das informações sobre os alimentos e seus benefícios.

Advertisement

Mais Lidas

Sair da versão mobile