Connect with us

Moda

Alga marinha, a matéria-prima promissora para a próxima geração de tecidos para moda

Published

on

A indústria têxtil é a segunda maior poluente do mundo, causando grandes impactos ambientais. Dados recentes mostram que seus processos são responsáveis por quase 10% do total das emissões de gás carbônico a nível mundial. Para ter ideia, esse percentual é muito maior do que voos internacionais e transporte marítimo juntos, anualmente. Outro dado impactante, é que cerca de 35% dos microplásticos liberados no meio ambiente são provenientes dos têxteis sintéticos, como poliéster, poliamida, aramida, entre outros.

Pensando na redução desses efeitos, surge a tendência da moda sustentável, a próxima geração de tecidos vem com base na ética e na consciência ecológica, gerando menos impacto ao meio ambiente durante toda sua cadeia de produção. Empresas já investem em estudos e protótipos produzidos à base de proteínas, fungos, alimentos e principalmente, algas marinhas. É o caso da mestre em têxtil e moda Thamires Pontes, também estilista e CEO da startup de biotecnologia, Phycolabs, que desenvolveu uma fibra 100% orgânica, feita a partir de algas marinhas.

Também da Phycolabs, o diretor de operações, José Carlos Dutra Filho, afirma que a nova geração de tecidos biodegradáveis tem potencial para reduzir eficientemente os danos causados pela indústria têxtil, como acontece no Brasil, por exemplo, que descarta mais de 4 milhões de toneladas de resíduos, considerando além dos plásticos, que demoram centenas de anos para se degradar, também os componentes químicos dos tecidos e tinturas.

“O processo produtivo dos tecidos feitos a partir de algas, é mais limpo, sustentável e não geram microplásticos, sendo inúmeros os benefícios sociais, ambientais e econômicos. Além disso, os tecidos substituem produtos de origem fóssil, que utilizam recursos não renováveis cada vez mais escassos, permitindo a criação de uma nova cadeia de valor, com o impulsionamento do cultivo de algas para as populações costeiras, onde normalmente existem atividades de pesca, que estão também sujeitas a sazonalidade”, diz Dutra.

Advertisement

A fibra produzida com alga possui modelo de circularidade em todo seu processo. Segundo Thamires, a matéria-prima tem alta capacidade de reprodução, não precisa de terras agricultáveis, desprezando o uso de pesticida e inseticida, é cultivada no oceano e precisa apenas de sol e CO2. Na fabricação e extração é eliminado mais da metade do uso de energia, comparado aos diversos processos, como por exemplo, do algodão.

Thamires, por desenvolver e atuar na linha de frente junto a Phycolabs, em todo o processo da fabricação das fibras, recebeu em junho deste ano em Estolcomo (SE), o prêmio Global Change Award 2023 pelo projeto, “PhycoFiber, desbloqueando a revolução das algas rumo a uma indústria da moda regenerativa”. O prêmio de sustentabilidade na moda, promovido pela Fundação H&M, que acontece anualmente, é conhecido como o “Nobel da Moda”.

Durante os dias 27 e 28 de setembro no Congresso Internacional de Inovação da Indústria, a Phycolabs foi uma das empresas convidadas pelo Sebrae, para fazer parte do seu espaço representando os pequenos negócios que são disseminadores da economia verde e utilizam ferramentas de inovação sustentável para o setor da moda.

Informações:

Phycolabs
Site: https://www.phycolabs.com
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/phycolabs
Instagram: @phycolabs
https://instagram.com/phycolabs?igshid=MDE2OWE1N2Q= 

Thamires Pontes
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/thamires-pontes-5033a078
Instagram: @thamirespontes
https://instagram.com/thamirespontes?igshid=MDE2OWE1N2Q=

Advertisement

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moda

BEAT.co e Amir Slama: Quando a Moda Praia Encontra o Fitness com Boas Vibrações

Published

on

By

A BEAT.co, marca de fitwear reconhecida por aliar performance, bem-estar e design exclusivo, dá mais um passo ousado em sua trajetória ao anunciar uma parceria inovadora com o renomado estilista Amir Slama e a empresária e estrategista de negócios Sueli Henriques. A união entre o universo da moda praia e a cultura fitness promete transformar o mercado, conectando estilo de vida, sofisticação e movimento em uma só identidade.

Fundada pelas empreendedoras Cecília e Marília, a BEAT.co nasceu do desejo de entregar mais do que roupas de academia. Suas coleções limitadas, com tecidos tecnológicos e design funcional, já conquistaram uma legião de mulheres que buscam se sentir bonitas, confiantes e confortáveis dentro e fora da academia. Agora, com a expertise de Amir Slama – referência internacional na moda praia – a marca expande suas possibilidades criativas, trazendo o DNA da sofisticação brasileira para dentro do universo fitwear.

Sueli Henriques, por sua vez, entra como peça estratégica na conexão de negócios. Com sua experiência em parcerias e curadoria de eventos de alto impacto, ela tem atuado como ponte entre grandes nomes da moda, lifestyle e empreendedorismo, fortalecendo o propósito da marca: promover bem-estar e boas vibrações por meio da moda.

O projeto da parceria inclui o desenvolvimento de uma coleção cápsula exclusiva, além de ações de posicionamento, ativação de marca e eventos que conectam saúde, moda e negócios. Mais do que uma colaboração entre marcas, trata-se da construção de um ecossistema onde o vestir está diretamente ligado a experiências, identidade e propósito.

A BEAT.co reforça, com essa nova fase, seu compromisso com os pilares que sempre nortearam sua atuação: saúde, movimento, bem-estar e boas vibrações — agora também com uma dose extra de estilo à beira-mar.

Continue Reading

Moda

Marcela Tomaszewski representa Gramado no Miss Universe RS e anuncia lançamento de sua marca de biquínis

Published

on

By

Conheça Marcela Tomaszewski modelo e estilista que une talento internacional à moda brasileira

Com um histórico profissional que começou ainda na infância, Aos 27 anos, a modelo, atriz e estilista Marcela Tomaszewskil vem conquistando seu espaço não apenas nas passarelas e no teatro, mas também no universo do empreendedorismo da moda. Após anos de experiência internacional, Marcela voltou ao Brasil para lançar sua própria marca e acaba de ser coroada Miss Universe Gramado, título que a credencia para disputar o Miss Universe Rio Grande do Sul, que acontece no fim deste mês.

Natural do Brasil, Marcela começou a atuar como modelo e atriz muito cedo, sempre conciliando o trabalho artístico com os estudos. Sempre tive o sonho de ter uma carreira internacional, mas também sabia da importância de manter os pés no chão e investir na educação, contou em entrevista.

Aos 16 anos, foi emancipada para começar a viajar profissionalmente. Dois anos depois, iniciou sua carreira internacional no México, onde teve os primeiros grandes aprendizados com a cultura local e o idioma espanhol. Depois de uma temporada fora, retornou ao Brasil para focar no teatro. Em seguida, surgiu a oportunidade de viver em Londres, experiência que considera transformadora.

“Londres foi um divisor de águas na minha vida. Tive contato com uma nova cultura, aprendi o inglês e, principalmente, descobri que queria criar algo meu dentro do universo da moda”, afirmou.

Foi na capital britânica que Marcela ingressou na prestigiada escola de moda Istituto Marangoni, onde se formou em Fashion Design. Desde então, dividiu seu tempo entre trabalhos internacionais e cursos de especialização. Hoje, além de fluente em português, inglês e espanhol, ela possui boa base de italiano, idioma que aprendeu em viagens pela Europa.

Atualmente, de volta ao Brasil, Marcela está à frente de um ateliê e trabalha na criação de sua primeira marca autoral: uma linha de biquínis com identidade própria, que deve ser lançada ainda este ano. “Quero trazer algo com o meu olhar, que valorize o corpo da mulher brasileira, mas com referências internacionais que absorvi ao longo da minha trajetória”, explicou.

Mesmo envolvida com a moda, Marcela também mantém o brilho das passarelas. Recentemente, foi eleita Miss Universe Gramado, e agora se prepara para o Miss Universe RS, seletiva estadual que definirá a representante do Rio Grande do Sul no Miss Universe Brasil. “Fiquei muito honrada com a escolha. Estou me preparando com foco e disciplina. Independentemente do resultado, estar envolvida nesse projeto já é uma conquista”, disse.

A participação no Miss Universe RS surgiu como uma nova oportunidade de crescimento. “Mesmo com pouco tempo de preparo, estou muito honrada de fazer parte desse projeto. Está sendo uma experiência transformadora”, completa Marcela.

A final do concurso estadual acontece no final de maio e definirá a representante gaúcha para o Miss Universe Brasil. Mais do que um título, Marcela vê a participação como uma forma de ampliar sua atuação no cenário nacional e fortalecer seu trabalho como empreendedora e criadora de moda.

Mais informações e contato para entrevistas:
Instagram: @tomaszewsk
https://www.instagram.com/tomaszewsk?igsh=MXU3ZW1vcG0yN2tkNQ==

Continue Reading

Moda

Maior seletiva de modelos do Brasil chega a Brasília; saiba como participar

Published

on

By

Max Fashion Tour será realizado nos dias 23, 24 e 25 de maio com inscrições gratuitas

O Max Fashion Tour, a maior seletiva de modelos do Brasil, continua sua jornada em 2025 e faz sua próxima parada em Brasília, capital do país. Promovido pela renomada agência de modelos Max Fama, o evento acontece nos dias 23, 24 e 25 de maio, no Alvorada Espaço para Eventos, e oferece uma oportunidade única para quem sonha em ingressar no mundo da moda. As inscrições são gratuitas e abertas para pessoas de 0 a 60 anos, independentemente do perfil ou experiência.

Com mais de 100 edições realizadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Florianópolis, o Max Fashion Tour se destaca pelo compromisso com a inclusão e diversidade, descobrindo novos talentos por todo o Brasil. Durante o evento, os participantes terão acesso a uma palestra exclusiva sobre o mercado artístico e serão avaliados por especialistas da Max Fama. Os aprovados terão a chance de iniciar uma carreira promissora no mundo da moda.

“Nosso objetivo é proporcionar oportunidades para talentos de todas as idades e perfis. Brasília é uma cidade com muita expressão cultural e diversidade, e estamos ansiosos para conhecer os futuros destaques da moda da região”, afirma Alex Silva, coordenador do evento.

Para participar, basta realizar a inscrição gratuita no site oficial da Max Fama (www.maxfama.com.br, na aba Max Fashion Tour). O Alvorada Espaço para Eventos, localizado na Asa Sul Trecho 2, conta com uma estrutura preparada para receber os participantes e seus acompanhantes com conforto e comodidade. O estacionamento será gratuito e o espaço fica ao lado do CICB, facilitando o acesso.

A agência Max Fama também está realizando uma pré-seleção presencial em Brasília, com seus caça-talentos percorrendo a cidade em busca de novos rostos para o mercado da moda.

Sobre a Max Fama

A agência de modelos Max Fama está no mercado desde 2002. Sediada em Pinheiros, zona oeste da capital de São Paulo, também possui três filiais, localizadas no Carrão, Vila Madalena (Models Black) e na região central de São Paulo.

Consolidada no mercado como a agência com maior número de “new faces” do Brasil, a Max Fama trabalha com todos os perfis de modelos, promovendo inclusão e diversidade no mundo da moda.

Serviço:

Max Fashion Tour Brasília

Data: 23, 24 e 25 de maio de 2025

Local: Alvorada Espaço para Eventos

Endereço: Asa Sul Trecho 2 – Brasília – DF, 70292-400

Estacionamento: sem custo

Ponto de referência: ao lado do CICB

Inscrições: https://www.maxfama.com.br (na aba Max Fashion Tour)

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados