Connect with us

Moda

Alga marinha, a matéria-prima promissora para a próxima geração de tecidos para moda

Published

on

A indústria têxtil é a segunda maior poluente do mundo, causando grandes impactos ambientais. Dados recentes mostram que seus processos são responsáveis por quase 10% do total das emissões de gás carbônico a nível mundial. Para ter ideia, esse percentual é muito maior do que voos internacionais e transporte marítimo juntos, anualmente. Outro dado impactante, é que cerca de 35% dos microplásticos liberados no meio ambiente são provenientes dos têxteis sintéticos, como poliéster, poliamida, aramida, entre outros.

Pensando na redução desses efeitos, surge a tendência da moda sustentável, a próxima geração de tecidos vem com base na ética e na consciência ecológica, gerando menos impacto ao meio ambiente durante toda sua cadeia de produção. Empresas já investem em estudos e protótipos produzidos à base de proteínas, fungos, alimentos e principalmente, algas marinhas. É o caso da mestre em têxtil e moda Thamires Pontes, também estilista e CEO da startup de biotecnologia, Phycolabs, que desenvolveu uma fibra 100% orgânica, feita a partir de algas marinhas.

Também da Phycolabs, o diretor de operações, José Carlos Dutra Filho, afirma que a nova geração de tecidos biodegradáveis tem potencial para reduzir eficientemente os danos causados pela indústria têxtil, como acontece no Brasil, por exemplo, que descarta mais de 4 milhões de toneladas de resíduos, considerando além dos plásticos, que demoram centenas de anos para se degradar, também os componentes químicos dos tecidos e tinturas.

“O processo produtivo dos tecidos feitos a partir de algas, é mais limpo, sustentável e não geram microplásticos, sendo inúmeros os benefícios sociais, ambientais e econômicos. Além disso, os tecidos substituem produtos de origem fóssil, que utilizam recursos não renováveis cada vez mais escassos, permitindo a criação de uma nova cadeia de valor, com o impulsionamento do cultivo de algas para as populações costeiras, onde normalmente existem atividades de pesca, que estão também sujeitas a sazonalidade”, diz Dutra.

Advertisement

A fibra produzida com alga possui modelo de circularidade em todo seu processo. Segundo Thamires, a matéria-prima tem alta capacidade de reprodução, não precisa de terras agricultáveis, desprezando o uso de pesticida e inseticida, é cultivada no oceano e precisa apenas de sol e CO2. Na fabricação e extração é eliminado mais da metade do uso de energia, comparado aos diversos processos, como por exemplo, do algodão.

Thamires, por desenvolver e atuar na linha de frente junto a Phycolabs, em todo o processo da fabricação das fibras, recebeu em junho deste ano em Estolcomo (SE), o prêmio Global Change Award 2023 pelo projeto, “PhycoFiber, desbloqueando a revolução das algas rumo a uma indústria da moda regenerativa”. O prêmio de sustentabilidade na moda, promovido pela Fundação H&M, que acontece anualmente, é conhecido como o “Nobel da Moda”.

Durante os dias 27 e 28 de setembro no Congresso Internacional de Inovação da Indústria, a Phycolabs foi uma das empresas convidadas pelo Sebrae, para fazer parte do seu espaço representando os pequenos negócios que são disseminadores da economia verde e utilizam ferramentas de inovação sustentável para o setor da moda.

Informações:

Phycolabs
Site: https://www.phycolabs.com
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/phycolabs
Instagram: @phycolabs
https://instagram.com/phycolabs?igshid=MDE2OWE1N2Q= 

Thamires Pontes
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/thamires-pontes-5033a078
Instagram: @thamirespontes
https://instagram.com/thamirespontes?igshid=MDE2OWE1N2Q=

Advertisement

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moda

Experience Models chega a Araraquara em busca de novos talentos da moda

Published

on

By

Seletiva será realizada nos dias 26 e 27 de julho; inscrições são gratuitas e abertas ao público

Araraquara será o próximo destino do Experience Models, uma das maiores seletivas de modelos do Brasil! Nos dias 26 e 27 de julho, a cidade paulista recebe o evento que tem como principal objetivo revelar novos nomes para o universo fashion. As inscrições são totalmente gratuitas e abertas para pessoas de todas as idades, gêneros e perfis – uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar na carreira de modelo com seriedade e orientação profissional.

“A cada cidade que passamos, temos a oportunidade de descobrir histórias incríveis e talentos únicos. Araraquara é uma cidade com uma energia especial, e estamos muito entusiasmados para conhecer os participantes dessa edição”, comenta Leonardo Lopes, diretor criativo do Experience Models. “Mais do que uma seletiva, o evento é uma verdadeira vivência transformadora para quem sonha com a moda.”

Durante a seletiva, os participantes serão avaliados com base em carisma, autenticidade e presença de passarela – características que vão além dos padrões tradicionais e reforçam o compromisso do projeto com a diversidade e a representatividade. O evento atua nos segmentos infantil, teen e adulto e já revelou centenas de modelos em todo o país.

Além da avaliação, os candidatos terão acesso a dicas valiosas sobre o mercado da moda e poderão dar os primeiros passos acompanhados por uma equipe experiente e comprometida com o desenvolvimento de cada perfil.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas com antecedência pelo site oficial informado abaixo.

Serviço:

Experience Models Araraquara
Datas:
26  e 27 de julho de 2025
Local: Gran Hotel Morada do Sol
Endereço: Avenida Brasil, 477 – Centro, Araraquara – SP, 14801-050
Inscrições: https://www.hautmodels.com.br

Continue Reading

Moda

Seletiva de modelos chega ao Rio de Janeiro com editoriais de moda exclusivos

Published

on

By

Max Fashion Tour será realizado nos dias 26 e 27 de julho no Américas Barra Hotel e contará com editoriais com produtos Hello Kitty by Digibela e UV.Line

A cidade do Rio de Janeiro será o próximo destino do Max Fashion Tour, um dos maiores eventos de descoberta de novos talentos da moda no Brasil. A seletiva será realizada nos dias 26 e 27 de julho de 2025, no Américas Barra Hotel e Convenções, na Barra da Tijuca, e promete movimentar o cenário fashion carioca com uma programação intensa para quem deseja ingressar no mundo da moda.

Voltado para perfis diversos, com ou sem experiência, de 0 a 60 anos, o evento contará com a realização de editoriais de moda estrelados por modelos que foram descobertos em edições anteriores do Max Fashion Tour. Nesta edição, os destaques ficam por conta de um editorial de beleza com produtos da linha Hello Kitty by Digibela e outro com a marca de roupas UV.Line.

“É sempre uma alegria trazer o Max Fashion Tour para o Rio de Janeiro, uma cidade com tantos talentos e diversidade. Com os editoriais especiais que preparamos, conseguimos mostrar o potencial dos modelos descobertos em outras etapas e apresentar novas possibilidades para quem está começando agora”, afirma Ariane Campos, coordenadora do evento.

Durante os dois dias de evento, os participantes inscritos terão acesso a uma palestra sobre o funcionamento do mercado artístico, conduzida por profissionais experientes da agência, além de passarem por uma avaliação feita pela equipe de caça-talentos da Max Fama. Os aprovados poderão iniciar uma carreira promissora com suporte profissional completo.

Para Gisele Andrade, também coordenadora do Max Fashion Tour no Rio de Janeiro, a seletiva é uma verdadeira oportunidade de transformação. “O evento tem uma estrutura profissional, respeitosa e acessível, o que faz toda a diferença para quem sonha em ser modelo e não sabe como começar. O Max Fashion Tour é o primeiro passo para muitos desses talentos brilharem”, completa.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo site oficial da Max Fama (https://www.maxfama.com.br), na aba Max Fashion Tour. O Américas Barra Hotel oferece estrutura completa e conforto para receber os participantes e seus acompanhantes com qualidade e segurança.

Sobre a Max Fama

A agência de modelos Max Fama está no mercado desde 2002. Sediada em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, também possui três filiais localizadas no Carrão, Vila Madalena (Models Black) e na região central da capital paulista.

Consolidada no mercado como a agência com o maior número de “new faces” do Brasil, a Max Fama trabalha com todos os perfis de modelos, promovendo inclusão e diversidade no mundo da moda.

Serviço

Max Fashion Tour Rio de Janeiro

Data: 26 e 27 de julho de 2025

Local: Américas Barra Hotel e Convenções

Endereço: Avenida das Américas, 10500 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22793-082

Inscrições: https://www.maxfama.com.br (na aba Max Fashion Tour)

Continue Reading

Moda

Allx Assessoria aposta no preto e branco em editorial sofisticado de inverno

Published

on

By

 Com inspiração no estilo office e toques fashionistas, produção destaca elegância, texturas e contrastes para a temporada

A Allx Assessoria acaba de lançar um editorial de moda adulta que reforça como o inverno pode ser poderoso, expressivo e cheio de estilo. Com uma proposta sofisticada e atual, os looks foram inteiramente compostos em preto e branco, reforçando o contraste entre o clássico e o contemporâneo – tanto na seleção das peças quanto no conceito visual das fotos, também em preto e branco.

A produção traz referências do estilo office com uma pegada fashion ousada e criativa: gravatas, trench coats, meias-calças, casacos de pêlo, detalhes metalizados e acessórios marcantes como o peitoral de acrílico compõem os looks. A escolha por texturas e materiais variados cria uma composição visual impactante, com camadas que reforçam a elegância e a personalidade dos modelos.

“Queríamos traduzir o inverno como uma estação de força e atitude, sem abrir mão da sofisticação. O preto e branco nos permitiu valorizar as formas, os contrastes e os detalhes de cada peça. É um editorial que fala sobre moda com presença”, comenta Leonardo Lopes, diretor e produtor criativo da Allx Assessoria.

O resultado é um editorial que une estética e identidade, mostrando que a moda de inverno vai muito além de funcionalidade – ela pode ser arte, atitude e expressão pessoal.

Ficha técnica

Realização: Allx Assessoria (@allxassessoria)

Direção e produção criativa: Leonardo Lopes (@leolopes19)

Fotografia: Gabriel Alves dos Santos (@gabrieloalvez)

Produção de Moda: Tarik Saporito (@tariksaporito)

Beleza: Letícia Gonçalves (@ayobeauti)

Edição: João Paulo Lisboa (@jpliisboa)

Coordenadora de Pauta: Antonia de Biazzi (@antoniadebiazzi)

Modelos: Ágatha Muniz e Christian Muniz

Assessoria de Imprensa: Cláudia Zanoni (@clau_zanoni1)

Acervo: CMAIS Produções

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados