Editorial destaca a importância do esporte para crianças e incentiva a prática de atividades físicas desde cedo
A agência de modelos Max Fama acaba de lançar um editorial de moda infantil que promete levar a criançada diretamente para o espírito dos Jogos Olímpicos de 2024, que acontecem em Paris, a partir desta semana. Inspirado na magia e na emoção do maior evento esportivo do mundo, a sessão de fotos tem como objetivo chamar atenção para a importância da prática de esportes na infância, promovendo saúde, bem-estar e diversão.
A prática da atividade física auxilia muito no processo de desenvolvimento da criança melhorando a coordenação motora, interação, além de estimular o trabalho em equipe. Em modalidades esportivas, as crianças e os jovens também desenvolvem competências técnicas e habilidades emocionais e cognitivas, que são essenciais para a sua formação.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a idade mais acertada para que a criança inicie uma atividade física regular é entre 5 e 7 anos. Essa idade é recomendada pois a criança já começou a fortalecer sua musculatura e articulações, sabe se comunicar de forma mais clara, caso se machuque, e consegue ter maior coordenação motora para desempenhar alguns movimentos. No entanto, cada esporte tem suas especificidades e a idade inicial pode variar.
“É fundamental estimular a atividade física desde cedo”, afirma o educador físico Maurício Passos. “Além dos benefícios físicos, as crianças aprendem a se relacionar melhor com colegas e professores, melhoram a capacidade de leitura e resolução de cálculos, além de aprimorarem a memória e a tomada de decisões”, afirma.
O profissional esportivo lembra que também é importante consultar um médico antes de começar a se exercitar. “É preciso respeitar a individualidade biológica de cada um. Assim como nós adultos, que temos algumas indicações de atividades referente as nossas restrições, gostos e necessidades, as crianças também possuem algumas indicações. Isso varia de caso para caso, e de acordo com a faixa etária”, ressalta. “A criança pode pedalar, nadar, correr, fazer atividades lúdicas, exercícios de coordenação, direção, equilíbrio, trabalho em equipe, e muitas outras. Caso os pais percebam o estímulo da criança além do comum, certas habilidades, é indicada a prática de algum esporte de forma mais intensa, voltada para competições. Neste caso vale a pena colocar em escolinhas”, finaliza.
No editorial, os pequenos vestem looks que celebram o espírito olímpico, inspirando-se nas modalidades esportivas que compõem os jogos. Com peças vibrantes e temáticas, o ensaio busca mostrar que o esporte pode ser divertido e estiloso, ao mesmo tempo em que promove hábitos saudáveis.
Com esse editorial inspirador, a Max Fama não apenas celebra os Jogos Olímpicos de Paris 2024, mas também reforça a mensagem de que o esporte deve fazer parte da vida das crianças desde cedo. Afinal, além de preparar futuros campeões, a prática esportiva contribui para a formação de cidadãos saudáveis e felizes.
Ficha técnica
Modelos: Max Fama (@maxfama_oficial)
Fotógrafo: Jorge Luiz Garcia
Edição: Felipe Melo (@mwtano)
Produção Executiva: Maria Alice Espinola (@mariaalice_le) Coordenador geral: Felipe Monteiro Agradecimento Especial: Elian (@eliantextil)