Connect with us

Notícias

Advogado Luiz Antonio de Lima do Taboão da Serra fala sobre Transação Tributária

Published

on

Luiz Antonio de Lima - Foto Acervo Pessoal

Um pouco mais sobre Transação Tributária com o advogado Luiz Antonio de Lima de Taboão da Serra

A transformação na relação entre fisco e contribuinte de um ambiente de conflito permanente para um ambiente cooperativo, no qual o foco fosse a aprimoração de serviços ao contribuinte e a conformidade fiscal, tem início no ano de 2008 no Fórum sobre Administração Tributária (FTA) da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – (OECD, na sigla em inglês).

No Estado de São Paulo, este marco foi a Lei Complementar 1.320 de 06 de Abril de 2018. Essa Lei tem entre os seus princípios a simplificação do sistema tributário estadual, a boa-fé e previsibilidade de condutas e segurança jurídica pela objetividade e coerência na aplicação da legislação tributária. O foco principal da Lei 1.320/2018 é a conformidade fiscal e a autorregularização.

Nesse contexto, após iniciativas exitosas no âmbito federal no final de 2019, o Estado de São Paulo aprovou e editou em 2020, uma sequência de instrumentos normativos, com a finalidade de disciplinar a transação terminativa de litígios relacionados à dívida ativa inscrita tributária ou não.

Advertisement

Segundo Luiz Antonio de Lima Taboão da Serra, tall procedimento está de acordo com o que preceitua o artigo 156, III c/c o artigo 171 do Código Tributário Nacional, permitindo ao fisco e contribuintes, celebrarem transação que encerre litígios, mediante concessões mútuas.

Os referidos instrumentos normativos foram a Lei Estadual nº 17.293, de 15 de outubro de 2020 – que estabelece medidas voltadas ao ajuste fiscal e ao equilíbrio das contas públicas, a Resolução nº PGE-27, de 19 de novembro de 2020, que disciplina a transação terminativa de litígios relacionados à dívida ativa inscrita e a Portaria SUBGCTF-20, de 4 de Dezembro de 2020.

Luiz Antonio de Lima - Foto Acervo Pessoal

Luiz Antonio de Lima – Foto Acervo Pessoal

Quais as características principais da transação paulista?

Vamos a elas: Aplica-se a pessoas físicas ou jurídicas, proporcionando para os débitos inscritos em dívida ativa descontos de juros e multas, parcelamento, diferimento de pagamentos ou moratória, além da substituição ou alienação de bens dados em garantia de execução fiscal. Um importante ponto é que a transação paulista não suspende de forma automática processos administrativos ou judiciais, porém estabelece que a suspensão poderá ser acordada entre as partes.

Os descontos serão fixados em razão inversamente proporcional ao grau de recuperabilidade das dívidas, de forma que as mais bem classificadas tenham descontos maiores relativamente às dívidas com pouca probabilidade de recuperação, comenta o advogado Luiz Antonio de Lima Taboão da Serra.

Os descontos poderão variar de 20% a 40% sobre juros e multa, com um limite que varia de 15% a 30% do valor total atualizado da dívida. Nos casos de parcelamento, o número máximo de parcelas mensais será de 84, nos casos de devedor em recuperação judicial ou extrajudicial, insolvência e liquidação. Ainda, poderá ser de 60 parcelas mensais nos demais casos.

Advertisement

Foi criado o “rating da dívida” com os critérios definidos na Portaria SUBGCTF-20 em função de garantias apresentadas, depósitos judiciais, tempo de inscrição do débito, histórico de adimplência do devedor, dentre outros. Esse rating será classificado em função da recuperabilidade do crédito em A(recuperabilidade máxima), B, C ou D (irrecuperável).

Luiz Antonio de Lima - Foto Acervo Pessoal

Luiz Antonio de Lima – Foto Acervo Pessoal

Caso o contribuinte esteja interessado, como fará a adesão?

A modalidade de transação por adesão, será feita exclusivamente de forma eletrônica, conforme proposta estabelecida pela Procuradoria Geral do Estado em edital para extinção de cobrança da dívida ativa e, quando o caso, de ação judicial, para valores inferiores a R$ 10.000.000,00 (dez milhões), explica Luiz Antonio de Lima Taboão da Serra.

A Transação Individual, aplica-se aos casos de cobrança da dívida ativa, por proposta do devedor ou da Procuradoria Geral do Estado. Por último, a Transação Individual, nos casos de ação judicial envolvendo débito inscrito, por proposta do autor.

De fato, trata-se de uma excelente iniciativa. No entanto, há espaço para aperfeiçoamento. O Estado de São Paulo poderia ser um pouco mais ambicioso e inovador. Os descontos propostos ainda são tímidos, caso levemos em consideração que há poucos anos, existiam multas tributárias punitivas de 200%, 150%. O número de parcelas é reduzido. A Lei Federal, de forma ordinária, permite a quitação em até 84 meses, contados da data da formalização da transação e redução de até 50% do valor total dos
créditos a serem transacionados. Outro aspecto importante é que a Lei Federal se aplica, também, aos créditos tributários não judicializados e que se encontram ainda sob o controle da Administração Tributária. Um pouco mais sobre o assunto com o experiente advogado que atua no Taboão da Serra, Luiz Antonio de Lima.

Por fim, até o presente momento, não há proposta de vinculação de pagamentos ao faturamento das empresas nem na Lei Federal, tampouco, na Lei Estadual.

Advertisement

Luiz Antonio de Lima
Advogado de Taboão da Serra

Luiz Antonio de Lima - Foto Acervo Pessoal

Luiz Antonio de Lima – Foto Acervo Pessoal

Continue Reading
Advertisement

Notícias

Christian Chávez do RBD mobiliza apoio para a Casa 1 em rede social

Published

on

By

Artista convoca a comunidade a contribuir com doações em celebração aos 8 anos da instituição que visa apoiar jovens LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade

 

O cantor, ator e ativista mexicano Christian Chávez, integrante do grupo RBD e ícone emblemático da cultura pop latina dos anos 2000, tem se destacado por sua carreira artística e pelo ativismo em prol da comunidade LGBTQIAPN+. Com essa experiência de acolhimento em mente, ele publicou na segunda-feira (27), um vídeo em sua rede social para celebrar os 8 anos da Casa 1, um projeto de sociedade civil que tem como propósito a acolhida de jovens entre 18 e 25 anos expulsos de casa pela família por suas orientações afetivas sexuais e identidade de gênero. 

Christian Chávez | Reprodução

No vídeo, Christian ressalta como sua própria experiência moldou sua luta por representatividade e inclusão e o público brasileiro foi essencial quando ele mais precisou: “Desde que me assumi gay, eu sempre recebi acolhimento e apoio dos meus fãs brasileiros. Essa experiência me conectou profundamente com a luta da comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil e isso me inspirou a buscar maneiras de apoiar e representar nossa comunidade. É fundamental que tenhamos voz e espaço, especialmente em momentos de vulnerabilidade.”

Em tom de celebração, o artista enfatiza os 8 anos de trabalho da Casa 1. Esse marco é um testemunho do impacto positivo que o amor e o apoio podem ter na vida das pessoas.A Casa 1 realiza um trabalho incrível que se alinha com meu desejo de ajudar nossa comunidade. Eles não apenas acolhem, mas também empoderam as pessoas por meio de diversas iniciativas”, enfatiza Christian.

Advertisement

Christian Chávez | Reprodução

Ao final do vídeo, ele faz um apelo emocionante por doações, ressaltando que cada contribuição é vital para manter o trabalho da Casa 1 ativo e eficaz. “Juntos, podemos fazer a diferença na vida de tantas pessoas! Muito obrigado por estarem comigo hoje. Vamos juntos construir um mundo mais acolhedor!”, conclui o artista.

Para Thais Eloy, coordenadora de comunicação do projeto, o apoio e a visibilidade de Christian são fundamentais para a manutenção dos serviços da instituição.

Continue Reading

Notícias

Artista independente, OMorador lança clipe de sua música: “Ô Saudade”

Published

on

By

OMorador, nome artístico de Fábio Vieira, chegou com novidade: a canção “Ô Saudade”. A faixa acaba de ganhar um clipe na última segunda-feira (13), mantendo a proposta do cantor de unir música e audiovisual em todos os lançamentos deste ano.

A música é um convite para dançar, com sua mistura de swing, percussão e influências de MPB. Já o clipe, produzido de forma independente, mostra o cuidado do artista com cada detalhe do processo criativo.

OMorador não apenas canta e compõe, mas também é responsável por todas as etapas de produção. “Resolvi estudar e fazer tudo por conta própria. Assim, consigo garantir que as coisas saiam do papel, mesmo com poucos recursos”, diz ele.

Advertisement

O clipe pode ser assistido no YouTube, e a faixa é encontrada nas principais plataformas digitais. Para acompanhar mais sobre o artista, siga-o nas redes sociais.

Instagram: https://www.instagram.com/omoradormusic

Facebook: OMorador | Facebook

Youtube: https://youtube.com/@omorador

Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/3vn2tLcVbJCNSbGorELRvl?si=XfDKhLIRScCNOR5_SX7FAw

Advertisement

Continue Reading

Notícias

União Suzano faz história na copinha com classificação inédita à segunda fase

Published

on

By

O União Suzano Atlético Clube (Usac) alcançou um marco histórico na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025 ao avançar pela primeira vez para a segunda fase da competição. A equipe superou desafios significativos, destacando-se no cenário nacional e recebendo ampla cobertura da mídia esportiva.

Na fase de grupos, o União Suzano enfrentou adversários de peso. Após uma derrota inicial para o Red Bull Bragantino, a equipe demonstrou resiliência e venceu o Avaí por 2 a 1, no estádio Francisco Marques Figueira, resultado que garantiu a classificação inédita para a segunda fase. 

O apoio das autoridades locais foi fundamental para essa conquista. O prefeito, o secretário de governo e o secretário de esportes ofereceram suporte contínuo, refletindo o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte na região.

Além disso, o sucesso do União Suzano contou com o patrocínio vital de empresas como a GSS e a Shark Energético, cujos investimentos foram cruciais para a preparação e desempenho da equipe na competição.

A diretoria do clube expressou profundo orgulho pelo trabalho desenvolvido pela comissão técnica e pelos jogadores. A dedicação e o esforço coletivo foram determinantes para alcançar este feito inédito, que ficará marcado na história do União Suzano.

Advertisement

Embora a jornada tenha sido interrompida na segunda fase, com uma derrota por 1 a 0 para o Zumbi Esporte Clube, a campanha do União Suzano na Copinha 2025 será lembrada como um capítulo de superação e crescimento, inspirando futuras gerações de atletas na cidade.

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados