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A revolução do mercado premium Pet: uma nova era de inovação e sofisticação

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Explorando a ascensão do mercado premium pet no Brasil e a inovadora metodologia de Flávio Calmon que está definindo tendências no setor

O mercado premium pet no Brasil tem experimentado um crescimento notável, com marcas de renome como Moschino e Zara expandindo seus portfólios para atender ao público de quatro patas. A demanda por produtos sofisticados e tecnológicos para animais de estimação tem impulsionado o setor, que registrou um aumento de 27% no faturamento, alcançando 51,7 bilhões de reais no ano passado​.

O setor vem apresentando um crescimento exponencial nos últimos anos, ultrapassando a marca dos R$ 60 bilhões em 2023 e com previsões de um aumento de 15% entre 2023 e 2024. Dentro desse universo, o segmento premium para pets tem se destacado, oferecendo produtos e serviços de alto padrão que atendem a uma clientela exigente e disposta a investir no bem-estar de seus animais de estimação.

O Brasil é o terceiro no ranking que mais consome no setor Pet. De acordo com a Abinpet – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – o nosso país representa 4,95% de todo faturamento desse mercado. Ficamos atrás apenas de Estados Unidos (43,7%) e China (8,7%). No total, em todo o mundo, a movimentação financeira em torno dos bichinhos é de US$145 bilhões por ano.

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Desde TV Colosso (essa referência é antiga, eu sei), sabemos que os bichos de estimação têm um espaço especial na vida dos brasileiros, somos a segunda maior população de pets do mundo: são 58,1 milhões de cães, 27,1 milhões de gatos, 20,8 milhões de peixes, 41 milhões de aves e mais 2,53 milhões de outras espécies, ao todo: 149,6 milhões de motivos para soltar um “ownnnnn”.

O crescimento do mercado de animais de estimação é consequência da mudança cultural da sociedade. Atualmente, o número de casais que decidem não ter filhos ou aqueles que optam por viver sozinhos, cresce no Brasil. Ter um animalzinho para fazer companhia é uma opção. Com isso, os cuidados para melhor, e mais longa vida dos bichinhos, têm sido um impulsionador de negócios. Bigtechs especializadas na saúde animal, como desenvolvimento de vacinas, tratamentos de doenças complexas, nutrição e bem-estar, recebem cada vez mais investimentos e prometem ser, nos próximos anos, um mercado promissor.

Nesse contexto de expansão e sofisticação, surge a metodologia de Flávio Calmon, um empreendedor veterano no mercado pet, com mais de 30 anos de experiência. Calmon desenvolveu o Modelo de Negócios Lux Dog (MNLD), uma abordagem inovadora focada no mercado de banho e tosa canino, que tem chamado a atenção por sua proposta diferenciada e adaptada às necessidades do segmento premium.

“O MNLD nasceu da necessidade de oferecer um serviço de alto padrão para cães de raças específicas, de pequeno porte, que frequentam o salão em média quatro vezes por mês. Nosso foco está no bem-estar, diversão e beleza do animal, com uma abordagem que minimiza o medo e o estresse durante o atendimento,” explica Flávio Calmon.

A metodologia se destaca por incluir um day care, onde os cães podem ficar soltos enquanto aguardam o atendimento, e pelo uso de produtos e equipamentos tecnológicos avançados, como a photonterapia e cromoterapia, garantindo um cuidado especializado para o pêlo e a pele dos cães.

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Além disso, Calmon enfatiza a importância de um atendimento personalizado, um diferencial cada vez mais valorizado no mercado pet, conforme apontam as tendências para 2024. “A personalização do serviço é fundamental para fidelizar nossos clientes. Conhecer as preferências e necessidades de cada animal é parte do nosso compromisso com a excelência,” acrescenta o empreendedor.

O sucesso do MNLD no salão Lux Dog e sua adoção por outros empresários do setor comprovam a viabilidade e o potencial de crescimento desse modelo de negócio no mercado premium para pets. Com o Brasil ocupando a terceira posição no ranking mundial do mercado pet, a metodologia de Calmon apresenta uma oportunidade diferenciada para empreendedores interessados em investir em um segmento em constante expansão.

Sobre Flávio Calmon

Flávio Calmon é um nome de destaque no mercado pet brasileiro. Com mais de 30 anos de experiência, ele desenvolveu o Modelo de Negócios Lux Dog (MNLD), uma abordagem inovadora para o setor de banho e tosa. O MNLD se baseia no bem-estar, diversão e beleza dos cães, com uma metodologia “no fear” e “low stress”. Além disso, Calmon tem uma formação técnica em tricologia pela academia Brasileira de Tricologia e o Instituto Tricus em Brasília, bem como uma formação técnica em uma escola de cabeleireiro (Embeleze) nos anos de 2011 e 2012. Com mais de 10 anos de experiência treinando equipes de banho e tosa em Brasília e Goiânia, Calmon utilizou sua expertise e estudo aprofundado sobre pele, pelo e cosméticos para criar seu método, focado no cuidado preventivo do pelo e na beleza do animal. Isso traz lucratividade, bom relacionamento com o dono do cão e a equipe, promovendo baixo estresse, mais eficiência e motivação no trabalho, problemas comuns em salões de banho e tosa convencionais. Calmon também se dedica à formação de profissionais através do curso “Profissão Dog Washer”, certificado pelo MEC. Sua visão empreendedora oferece uma nova perspectiva para o crescente mercado pet no Brasil. Mais informações acesse @fccalmon

(Foto de capa: Flávio Calmon)

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Mercado digital: o momento certo para investir é agora, diz especialista

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Com o avanço acelerado da tecnologia e a transformação das formas de consumo, o mercado digital tem atraído cada vez mais empreendedores e investidores em busca de novas oportunidades. Para Byel, influenciador digital e empresário que já trabalhou ao lado de grandes celebridades, o momento para entrar de cabeça nesse setor nunca foi tão favorável.

Em uma análise recente sobre as tendências e o futuro do mercado digital, Byel afirmou que o cenário atual oferece uma janela de oportunidades únicas para aqueles que desejam investir e construir negócios sólidos no ambiente online. “O mercado digital está em um momento de expansão sem precedentes, e quem souber aproveitar essa fase pode conquistar uma posição de destaque,” comenta.

Essa visão de Byel se baseia no crescimento exponencial das plataformas digitais e na crescente demanda por serviços e produtos online. Hoje, o Brasil é um dos maiores mercados consumidores de internet do mundo, com milhões de pessoas acessando redes sociais, e-commerce e plataformas de streaming diariamente. Esse comportamento intensificou-se ainda mais com a pandemia, que impulsionou empresas e consumidores a adotarem de vez o digital.

Para Byel, o segredo está em apostar nos setores que estão em evidência. “Hoje, áreas como e-commerce, educação online e marketing de influência estão em alta e prometem grandes retornos. Com o avanço das ferramentas de automação e o uso de dados para estratégias de marketing, as empresas podem alcançar públicos muito específicos e criar experiências personalizadas,” afirma.

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Além disso, o especialista destaca a importância de se manter atualizado sobre as novas tecnologias e plataformas. A chegada do 5G, por exemplo, promete aumentar a velocidade de conexão e tornar o consumo de conteúdo digital ainda mais acessível. “O 5G vai transformar a forma como interagimos com o digital, abrindo portas para experiências mais imersivas, como a realidade aumentada e o metaverso, que estão no radar de grandes empresas,” explica Byel.

Diferente de mercados tradicionais, o digital oferece uma acessibilidade maior para novos empreendedores. Segundo Byel, com um celular e uma conexão à internet, já é possível dar os primeiros passos no mercado digital. “Hoje, uma pessoa pode começar um negócio online com um investimento inicial baixo e ir escalando aos poucos. Isso faz com que o digital seja atraente para qualquer um que queira empreender”, ressalta.

Esse fator, somado ao poder das redes sociais, permite que pequenos empreendedores alcancem rapidamente uma audiência ampla e diversificada, um recurso antes limitado aos grandes negócios. “No digital, as oportunidades são democráticas: com uma boa estratégia, você pode competir de igual para igual com empresas maiores e, muitas vezes, até superá-las,” acrescenta.

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Novos meios de pagamento vão impulsionar e-commerce em países como Brasil, Colômbia e Emirados Árabes Unidos

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Relatório da fintech canadense Nuvei mapeia tendências e oportunidades em mercados de alto crescimento no comércio eletrônico global, como África do Sul, México, Hong Kong, Chile e Índia. Primeira edição tem foco em Colômbia e Emirados Árabes Unidos

Relatório da fintech canadense Nuvei revela que o e-commerce nos oito mercados de alto crescimento mapeados pela companhia — Brasil, África do Sul, México, Hong Kong, Chile, Índia, Colômbia e Emirados Árabes Unidos — deve registrar uma taxa média anual de expansão de 24% até 2027. No Brasil, esse crescimento pode ser ainda maior, chegando a 28%. Esse cenário é impulsionado, entre outros fatores, pela consolidação de novos métodos de pagamento online, com soluções adaptadas às particularidades de cada país. Esses são alguns dos destaques do “Guia de expansão global para mercados de alto crescimento”, relatório da Nuvei que, em sua primeira edição, se debruça sobre as particularidades de dois mercados: Colômbia e Emirados Árabes Unidos.

Enquanto o Brasil tende a manter a liderança no faturamento de comércio eletrônico na América Latina até 2027, em grande parte sob impulso do sucesso do Pix (hoje usado por pelo menos 90% dos adultos), na Colômbia a receita deve dobrar nesse período, atingindo US$ 80 bilhões. No caso dos Emirados Árabes Unidos, a estimativa é de crescimento de 58,2%, com um faturamento de US$ 16,3 bilhões em 2027.

Embora sejam muito diferentes entre si, esses mercados – ao lado de África do Sul, México, Hong Kong, Chile e Índia, temas de futuras edições do relatório – têm em comum a forte expansão da infraestrutura digital, o aumento da população de classe média e a popularização do acesso à internet e aos smartphones. “O Brasil e os demais países do grupo estão na vanguarda dessas tendências, liderando inovações como pagamentos em tempo real e tecnologias atreladas a carteiras digitais”, diz Daniel Moretto, vice-presidente sênior da Nuvei América Latina. A edição com foco no Brasil será lançada em 2025.

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Ao observar em detalhes cada mercado de alto crescimento para o e-commerce, o relatório se propõe a fornecer um mapa que ajude as empresas do setor a se posicionar para aproveitar as oportunidades de negócios. Isso é importante porque, para ter sucesso no comércio eletrônico, não basta oferecer produtos e serviços atraentes: é preciso operar com meios de pagamento adequados à realidade de cada país e alinhados às preferências dos consumidores locais.

Um bom exemplo é o Pix: diante do estrondoso sucesso dessa ferramenta no Brasil, uma empresa de e-commerce que não aceite esse meio de pagamento pode ficar para trás. O mesmo acontece em outros mercados com seus respectivos meios de pagamento. As empresas precisam conhecer essas ferramentas para oferecê-las de maneira assertiva, assim como o parceiro local capaz de ajudar nessa jornada. Dessa forma, o relatório pode ser útil tanto para empresas que queiram vender online no Brasil quanto para os negócios nacionais que almejem uma expansão internacional.

Colômbia

Uma das particularidades da Colômbia sob a perspectiva de crescimento do e-commerce é sua população jovem e ávida por tecnologia. Os colombianos preferem fazer pagamentos pelo celular, sendo que as transferências bancárias e as carteiras digitais têm conquistado cada vez mais espaço. Carteiras como Nequi e DaviPlata, que até 2017 eram praticamente desconhecidas, hoje já respondem por 5% das transações em e-commerce. O estudo verificou, ainda, que a parcela de pagamentos em dinheiro caiu significativamente no país, de 17% antes da pandemia para 4% em 2023, tendência que deve continuar pelo menos até 2027.

Entre as recomendações para empresas que querem aproveitar as oportunidades na Colômbia, a Nuvei sugere prioridade às plataformas mais amigáveis a dispositivos móveis e investimento em métodos de pagamento locais. Outra dica é olhar com atenção para os segmentos de e-commerce mais promissores no país, como eletrônicos, moda e jogos.

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 Emirados Árabes Unidos

O país do Oriente Médio, onde ficam cidades como Dubai e Abu Dhabi, se destaca por uma população de alta renda e majoritariamente formada por estrangeiros (88%). Essas particularidades econômica e demográfica fazem com que os cartões de crédito internacionais sejam prevalentes: esse meio de pagamento foi usado em 60% das transações de comércio eletrônico nos Emirados Árabes Unidos em 2023.

Tem conquistado relevância nos Emirados Árabes Unidos a modalidade de pagamento BNPL (compre agora, pague depois), presente em 8% das vendas online em 2023 – o maior percentual entre os países com mercados de alto crescimento. Também fazem sucesso carteiras digitais e serviços financeiros incorporados e tendem a avançar ainda mais no e-commerce os setores de viagens e varejo.

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A Turma do Seu Lobato doa 1000 livros para Voz das Comunidades, Pró-Criança Cardíaca e Biblioteca Mundo da Lua

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Um dos projetos musicais infantis mais famosos do país se junta a Salomão Advogados para promover acesso a projetos e instituições para levar a leitura para o público infanto-juvenil

Com mais de 275 milhões de views, 428 mil inscritos, duas indicações ao Grammy Latino e meio milhão de apps baixados, A Turma do Seu Lobato busca diariamente, através dos vídeos educativos ou ações, tornar o aprendizado ainda mais lúdico e envolvente. Para tornar isso ainda mais acessível, o projeto se uniu ao escritório Salomão Advogados para doar 1000 livros para instituições no Rio de Janeiro. 

No dia 08 de novembro, a Biblioteca Mundo da Lua recebeu 100 livros. A Biblioteca Comunitária do Morro do Tabajaras e Cabritos, em Copacabana, foi fundada por uma menina de 13 anos, moradora da comunidade, chamada Lua Oliveira. A ideia de montar uma biblioteca começou quando Lua, foi à Bienal do Livro, em 2019, e se indignou com a quantidade de crianças de escolas públicas que não podiam comprar os livros que gostariam de ler. Hoje com 16 anos, junto com a mãe, ela desempenha e incentiva a democratização da literatura de forma contínua em mais de 50 comunidades no Rio de Janeiro e em cinco fora do estado (Piauí, Bahia, Espírito Santos e Minas Gerais). As iniciativas realizadas pela Lua são colaborativas com doadores e pessoas interessadas em incentivar a leitura. 

“Essa ação de letramento só foi possível graças ao suporte do Salomão Advogados, um escritório muito parceiro que tem uma sinergia muito grande com o nosso projeto. A leitura é um direito de todas as crianças, e seu poder de transformação é imensurável. Cada livro doado, não se trata somente de mais um livro  e sim a possibilidade de poder mudar a vida de uma criança para sempre, abrindo portas para o futuro e criando novas possibilidades”, diz Daniela Mazzola, idealizadora da Turma do Seu Lobato.

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No dia 23 de novembro, a turminha se une à Voz da Comunidade para o projeto “Invasão de Livros”, para doar 800 livros. A ação contará com a ajuda de 60 voluntários e seis vans para realizar a distribuição nas localidades do Complexo do Alemão e da Penha. O objetivo é arrecadar livros abordando temáticas direcionadas ao público infantil e infantojuvenil. O responsável pela ação é Rene Silva, fundador da ONG Voz das Comunidades que empodera o acesso à literatura, que muitas vezes é negado diariamente.

Na semana seguinte, dia 27 de novembro, o Instituto Pró-Criança Cardíaca receberá 100 livros para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Localizada em Botafogo, a Instituição fundada há 28 anos pela Dra. Rosa Célia é reconhecida por seu atendimento cardiológico gratuito e de excelência. Já impactou mais de 160 mil pessoas e realizou mais de 1.800 procedimentos, sempre integrando saúde física, mental e apoio familiar, fazendo a diferença na vida de muitas famílias. Às quartas-feiras eles fazem atendimentos com médicos voluntários de várias especialidades médicas, e neste mesmo dia será o dia da doação com um pocket show da Turma do Seu Lobato. 

“O pocket show trará nossos personagens interagindo com as crianças em diálogos e músicas infantis que tratam de temas relacionados à saúde e bem-estar. Além disso, a Dra. Isabela Rangel, a diretora médica de cardiologia pediátrica do Instituto estará presente para conversar de forma leve e acessível com as crianças, explicando a importância de cuidar do coração desde cedo e como a saúde emocional também tem um impacto direto no bem-estar físico”, diz a idealizadora.

CONHEÇA A TURMA DO SEU LOBATO:

A Turma do Seu Lobato nasceu em 2011 com o intuito de criar conteúdos audiovisuais educativos para crianças. Os personagens abordam temas como sustentabilidade, saúde, alimentação, higiene, comportamento, aspectos socioemocionais e valores e virtudes – e garantem total acessibilidade e inclusão com a inserção de intérpretes de LIBRAS. Atualmente, o projeto conta com dezenas de clipes, pílulas educativas para as crianças e séries de episódios com especialistas em vários destes temas, a fim de trazer conteúdo educativos também para pais, mães e cuidadores.

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A turminha tem mais de 275 milhões de views e mais de 428 mil inscritos em seu canal de YouTube, que inclusive ganhou o selo YouTube Select sendo eleito pelo Google como um dos canais infantis mais influentes do Brasil, com vídeos de alta performance na plataforma (popularidade, engajamento de audiência e boas práticas). O projeto está disponível em todas as plataformas digitais de áudio e vídeo.

O projeto nasceu pela necessidade de uma mãe ajudar outras pelo país. Daniela Mazzola, idealizadora da turminha tinha acabado de se tornar mãe e diante de poucas variedades no mercado que atendessem suas necessidades de entretenimento educacional com seu filho, resolveu criar seu próprio projeto. E daí uniu vários temas relevantes com experiência própria que pudesse entreter e educar ao mesmo tempo. E assim surgiram músicas autorais como “Rap da escova” (que ensina a escovar os dentes), “Xixi e Cocô” (que fala sobre o desfralde), “Rock das Frutas” (que fala sobre a importância da vitamina delas), “Horta do Seu Lobato” (que fala da importância de plantar, colher e comer alimentos nutritivos), “Cuidado na Cozinha” (sobre a segurança das crianças em determinados locais) entre outras. Todas as músicas contaram com auxílio de psicólogos e nutricionistas para que os temas sejam tratados da forma mais segura possível para pais e crianças.

Para conhecer mais sobre o projeto: www.aturmadoseulobato.com.br 

A Turma do Seu Lobato

Mr. Lobato & Friends

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