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5 dicas essenciais para administrar grupos no WhatsApp e manter uma comunicação saudável

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Dicas fazem parte do workshop online e gratuito do Redes Cordiais nos dias 21 e 24 de setembro. Inscrições abertas

Estima-se que mais de 160 milhões de brasileiros utilizem o WhatsApp diariamente, consolidando a plataforma como uma das principais ferramentas de comunicação no país. Com essa popularidade, surgem desafios na gestão de grupos, que reúnem pessoas com diferentes opiniões e comportamentos. A responsabilidade de manter esses espaços seguros e saudáveis recai sobre os administradores, que precisam lidar com conflitos, desinformação e até mesmo discursos de ódio. Pensando nisso, nos dias 21 e 24 de setembro, o Redes Cordiais oferece um workshop online e gratuito para capacitar administradores de grupos de WhatsApp, promovendo a ética no ambiente digital e combatendo as notícias falsas. Inscrições abertas.

“O WhatsApp se tornou um espaço de trocas fundamentais, seja entre amigos, familiares ou até no ambiente de trabalho. No entanto, a facilidade de compartilhar informações, muitas vezes sem checar a veracidade, também aumenta o risco de desinformação e a propagação de discursos violentos. Queremos ajudar os administradores a manterem esses grupos mais seguros e éticos”, destaca Clara Becker, fundadora do Redes Cordiais.

Confira abaixo 5 dicas essenciais para gerenciar grupos no WhatsApp, que serão abordadas no workshop, junto com muitas outras estratégias para fortalecer o diálogo democrático e a segurança digital.

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  1. Gerenciar conflitos

Conflitos são inevitáveis em qualquer grupo que reúna pessoas com opiniões diversas. O papel do administrador é mediar essas situações com imparcialidade, garantindo que o respeito seja mantido. A escuta ativa é uma ferramenta valiosa aqui: ao ouvir atentamente, o administrador pode ajudar a esclarecer mal-entendidos e evitar que o debate se transforme em algo mais agressivo.

“Muitas vezes, a solução para um conflito está em criar um espaço onde todos se sintam ouvidos. No nosso workshop, ensinamos técnicas de mediação e como colocar limites claros para manter o ambiente saudável”, explica Gabriela de Almeida, diretora de relações institucionais do Redes Cordiais.

  1. Lidar com desinformação

A desinformação é um problema crescente em grupos de WhatsApp, onde mensagens podem ser compartilhadas rapidamente e sem verificação. Para conter esse fenômeno, o administrador deve estar atento a conteúdos duvidosos e sempre incentivar os membros a checarem a veracidade das informações antes de repassá-las. Orientações para identificar e não propagar notícias falsas incluem:

  • Títulos alarmistas: muitas notícias falsas usam títulos sensacionalistas para atrair cliques.
  • Links estranhos: sempre verifique o domínio do site, já que páginas fraudulentas tentam se passar por veículos confiáveis.
  • Checagem da data de publicação: conteúdos antigos são reaproveitados fora de contexto, gerando confusão.
  • Pratique o ceticismo emocional: se um conteúdo desperta emoções como raiva, indignação e animação, desconfie.
  • Na dúvida, não compartilhe.
  1. Lidar com discurso de ódio

O administrador precisa ser firme para combater o discurso de ódio. Mensagens que contenham ataques discriminatórios baseados em raça, gênero, orientação sexual, religião ou qualquer outra característica de cunho pessoal devem ser removidas imediatamente, e os responsáveis advertidos; em casos mais graves, devem ser removidos do grupo após uma clara explicação.

“A verdadeira liberdade de expressão só se concretiza quando todas as vozes se sentem seguras para se manifestar. No workshop, abordamos como criar um ambiente onde o respeito prevaleça, prevenindo o discurso de ódio e protegendo todos os membros”, afirma a fundadora do Redes Cordiais.

  1. Como combater trolls

Os chamados “trolls” são usuários que entram nos grupos apenas para gerar discórdia e provocar reações negativas. Eles costumam usar mensagens inflamadas e provocativas para tirar os outros do sério. A melhor estratégia para lidar com trolls é não dar atenção a suas provocações e bloqueá-los rapidamente, sem fazer alarde. O silêncio e a ação rápida são suas melhores armas contra essas pessoas.

  1. Segurança e proteção no WhatsApp

Os administradores devem incentivar no grupo o uso da ferramenta “verificação em duas etapas”, que adiciona uma camada extra de proteção às contas, e configurar o grupo para limitar quem pode enviar mensagens ou adicionar novos membros. Essas práticas ajudam a prevenir a entrada de perfis maliciosos e a disseminação de golpes.

Com o apoio de parceiros como o do Instituto Betty & Jacob Lafer, o Redes Cordiais segue sua missão de construir uma internet mais saudável, combatendo a desinformação e promovendo a liberdade de expressão com responsabilidade. O workshop para administradores de grupo de WhatsApp é mais um passo dessa missão.

“Administrar um grupo no WhatsApp é mais do que apenas monitorar as mensagens. É uma responsabilidade que impacta diretamente a qualidade da informação e a segurança de todos. Nosso objetivo é capacitar os administradores para que eles possam transformar esses espaços em verdadeiras redes de diálogo e respeito”, conclui Clara. “Não perca essa chance de fortalecer sua atuação como administrador e colaborar para um ambiente online mais seguro e democrático!”, convida Gabriela.

Serviço

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Workshop para administradores de grupos de WhatsApp | Por Redes Cordiais

Dias 21 e 24 de setembro

Online

Gratuito

Inscrições abertas: https://dtss50l3p58.typeform.com/to/KKfFitPo?typeform-source=linktr.ee

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Informações: redes@redescordiais.org.br

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Negócios

Agência Mix Models se conecta com o mercado de Salvador!

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A agência boutique Mix Models Agency tem feito ações que vão além dos padrões de mercado!

Eles que tem um time de especialistas trabalhando a todo vapor em carreiras a nível nacional e internacional, tem criado conexões além do que as agências “comuns” fazem. Buscando ampliar seu leque de modelos da diversidade eles se unem num projeto que já existe em Salvador – Periferia do futuro, para um super casting com modelos oriundos da periferia.

Contando com o auxílio local da PJT Models eles receberam mais de 100 modelos que fizeram pra uma seleção supervisionado pelo scouter Zeca Barreto para que pudessem mostrar seu talento e terem novas possibilidades de trabalhos como desfilar na SPFW…

A ação foi um grande sucesso e poderá apresentar novos talentos vindos da periferia, mas que podem ganhar o mundo!

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Negócios

Empresa busca desenvolvedores brasileiros para trabalhos remotos; salário pode chegar a R$ 500.000 por ano

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A BEON.tech está conectando desenvolvedores de software brasileiros a empresas americanas, fortalecendo o país como um hub global de tecnologia

O mercado de desenvolvimento de software movimentará US$ 3,567 bilhões este ano, com um crescimento anual esperado de 8,95% entre 2024 e 2028, segundo o Statista. Essas previsões destacam a crescente demanda por desenvolvedores de software em meio a uma escassez global de profissionais altamente qualificados, tornando a busca por talentos mais complexa do que nunca. Para enfrentar esses desafios, agências nearshore como a BEON.tech têm recrutado os melhores talentos da América Latina para fornecer expansão de equipe de TI para empresas americanas.

Segundo a IDC, a escassez de habilidades em TI deve impactar nove em cada dez organizações até 2026. Além disso, quase dois terços dos líderes de TI da América do Norte afirmaram que a falta de habilidades resultou na perda de metas de aumento de receita, redução de qualidade das entregas e declínio na satisfação do cliente. Por outro lado, o Brasil possui a quarta maior comunidade de desenvolvedores do mundo, com quase 5 milhões de usuários em plataformas como GitHub, muitos dos quais sonham em trabalhar remotamente para uma empresa no exterior, recebendo pagamentos generosos em dólares. De acordo com Michel Cohen, cofundador da BEON.tech, o teto salarial atinge US$ 100.000 por ano, aproximadamente R$ 500.000, para desenvolvedores experientes.

Contratar profissionais qualificados é uma das chaves para o sucesso, porém, todas as organizações estão suscetíveis a perder tempo e dinheiro em um processo de contratação sem resultados. A BEON.tech está respondendo a essa demanda ao oferecer uma expansão selecionada de equipes de TI para empresas americanas. “Recrutamos os 3% melhores talentos da América Latina e cuidamos de todas as tarefas administrativas dos funcionários, garantindo que o processo de integração seja eficiente e ocorra sem intercorrências. Para os desenvolvedores, facilitamos o acesso a empregos de elite nos EUA, ajudando a construir produtos inovadores em empresas com pelo menos US$ 10MM em receita anual”, afirma o cofundador.

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O brasileiro Matheus Fischer, engenheiro de React na BEON.tech, atualmente trabalha para um dos parceiros da empresa em Massachusetts, a Acoustic, que ajuda organizações a cativar clientes com a experiência digital ideal e aumentar o valor vitalício do consumidor. Além dos benefícios de trabalhar em projetos de ponta e receber pagamentos em dólares, ele destaca como o processo de recrutamento da BEON.tech foi cuidadosamente conduzido, algo raro em uma indústria que, muitas vezes, prioriza a velocidade em detrimento da atenção na busca por talentos. “A abordagem durante a entrevista e a forma como eles entraram em contato comigo fizeram toda a diferença. Desde o início, parecia pessoal e atencioso”, afirma.

Para encontrar talentos excepcionais, o processo de recrutamento da BEON.tech inclui avaliações técnicas e análise de profissionais que dominam habilidades interpessoais, como comunicação, resolução de problemas e adaptabilidade. Com o suporte adequado, a empresa promove o crescimento contínuo de carreiras, oferecendo workshops, treinamentos, feedback de desempenho regular e mentoria profissional, tudo com um forte senso de comunidade. “O Brasil tem uma riqueza de talentos em TI com um imenso potencial de crescimento. Estamos muito empolgados para descobrir talentos escondidos e contribuir para promover o país como um polo de profissionais competentes e qualificados na área de tecnologia”, acrescenta Cohen.

Sobre a BEON.tech

A BEON.tech conecta os melhores desenvolvedores da América Latina com as empresas norte-americanas mais inovadoras, promovendo uma grande comunidade de talentos. A empresa se destaca no apoio a oportunidades de trabalho remoto, aprimorando carreiras e impulsionando o crescimento das organizações parceiras. Além de simplificar a integração dos desenvolvedores, BEON.tech possui um rigoroso processo seletivo, focado em profissionais que estão entre os 3% melhores de suas profissões. Através do programa Talent Experience Management, as taxas de rotatividade são as mais baixas no setor. Saiba mais sobre oportunidades de trabalho remoto e envolvimento com a comunidade de desenvolvedores em https://beon.tech/engineers, e siga a BEON.tech no LinkedIn.

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Negócios

Planejamento Matrimonial: Um Passo Essencial para Evitar Conflitos Familiares, Alerta Especialista

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Atualmente, o planejamento matrimonial tornou-se cada vez mais indispensável para casais que desejam construir um relacionamento estável e evitar conflitos futuros. Segundo a advogada especialista em Direito de Família e Sucessões, Cláudia Roberta Gomes Ferreira, a falta de organização e diálogo prévio pode transformar momentos de crise em longas batalhas judiciais, impactando não apenas os cônjuges, mas também os filhos e familiares.

“Quando um relacionamento chega ao fim, no calor da emoção, atitudes impensadas são tomadas, prejudicando todas as partes envolvidas”, afirma Cláudia. Ela ressalta que o planejamento antecipado de questões financeiras, patrimoniais e relacionadas à guarda dos filhos é fundamental. Assim, em caso de separação ou falecimento, haverá clareza sobre os direitos e deveres de cada parte, ajudando a evitar litígios dolorosos e desnecessários.

Para Cláudia, o planejamento matrimonial vai além da simples escolha de um regime de bens. É uma ferramenta que assegura a tranquilidade do casal em momentos de crise, minimizando danos emocionais e financeiros. “É importante que o casal converse sobre aspectos como a divisão de patrimônio, o plano de guarda dos filhos, a pensão alimentícia e a transmissão de bens em caso de falecimento”, orienta a advogada.

Com a popularização de uniões estáveis e casamentos tardios, muitos casais entram no relacionamento com patrimônios pré-existentes ou filhos de relações anteriores, tornando ainda mais essencial a definição prévia de como esses bens e responsabilidades serão administrados.

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É fundamental lembrar que, deixando o romantismo de lado, o casamento é um negócio jurídico que deve ser planejado. O planejamento matrimonial envolve um roteiro com definições estratégicas, formalizado por meio de um pacto antenupcial.

Tudo começa com a escolha do regime de bens, um dos pontos mais importantes no planejamento. Salvo disposições legais sobre a separação obrigatória de bens, os nubentes têm a liberdade de escolher entre os quatro principais tipos de regime de bens existentes no Código Civil: separação total de bens, comunhão parcial de bens, comunhão universal de bens e participação final nos aquestos. O regime mais comum no Brasil é o de comunhão parcial de bens, também adotado em uniões estáveis não registradas.

Infelizmente, muitos casais não conseguem estabelecer um diálogo claro sobre as perspectivas futuras. Questões como maternidade e paternidade, o tempo que a mulher abdica da vida profissional para cuidar da casa e dos filhos, o número de filhos que pretendem ter e a criação em um ambiente religioso — especialmente quando os pais não compartilham a mesma fé — muitas vezes ficam sem discussão.

“A prevenção traz segurança, estabilidade e, acima de tudo, respeito mútuo. Quando os casais discutem sobre o futuro de forma clara e transparente, as chances de sucesso no relacionamento aumentam”, conclui a advogada.

Mas por que é tão importante realizar um planejamento matrimonial? Embora o casamento não seja feito para terminar, ele pode chegar ao fim, seja por divórcio ou falecimento. Ter clareza nas decisões oficializadas em contrato (pacto antenupcial) certamente evitará dores de cabeça para o casal em caso de dissolução do matrimônio no futuro.

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É fundamental procurar um profissional da área que ofereça uma advocacia preventiva e humanizada, capaz de orientar os casais sobre como funciona cada regime de bens, como ficam as questões em caso de separação ou falecimento e, assim, escolher o regime que melhor se adequa a cada casal. Esse profissional deve apresentar todas as possibilidades e quais cláusulas utilizar no contrato. Dessa forma, evita-se que um terceiro decida sobre o seu patrimônio e a sua vida familiar, como o judiciário. A advocacia preventiva e humanizada é o caminho.

Saiba mais sobre a especialista mencionada no link abaixo!
https://www.instagram.com/claudiargf?igsh=MTUydGo3dTB0MW81ag==

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