Connect with us

Negócios

5 dicas essenciais para administrar grupos no WhatsApp e manter uma comunicação saudável

Published

on

Dicas fazem parte do workshop online e gratuito do Redes Cordiais nos dias 21 e 24 de setembro. Inscrições abertas

Estima-se que mais de 160 milhões de brasileiros utilizem o WhatsApp diariamente, consolidando a plataforma como uma das principais ferramentas de comunicação no país. Com essa popularidade, surgem desafios na gestão de grupos, que reúnem pessoas com diferentes opiniões e comportamentos. A responsabilidade de manter esses espaços seguros e saudáveis recai sobre os administradores, que precisam lidar com conflitos, desinformação e até mesmo discursos de ódio. Pensando nisso, nos dias 21 e 24 de setembro, o Redes Cordiais oferece um workshop online e gratuito para capacitar administradores de grupos de WhatsApp, promovendo a ética no ambiente digital e combatendo as notícias falsas. Inscrições abertas.

“O WhatsApp se tornou um espaço de trocas fundamentais, seja entre amigos, familiares ou até no ambiente de trabalho. No entanto, a facilidade de compartilhar informações, muitas vezes sem checar a veracidade, também aumenta o risco de desinformação e a propagação de discursos violentos. Queremos ajudar os administradores a manterem esses grupos mais seguros e éticos”, destaca Clara Becker, fundadora do Redes Cordiais.

Confira abaixo 5 dicas essenciais para gerenciar grupos no WhatsApp, que serão abordadas no workshop, junto com muitas outras estratégias para fortalecer o diálogo democrático e a segurança digital.

Advertisement
  1. Gerenciar conflitos

Conflitos são inevitáveis em qualquer grupo que reúna pessoas com opiniões diversas. O papel do administrador é mediar essas situações com imparcialidade, garantindo que o respeito seja mantido. A escuta ativa é uma ferramenta valiosa aqui: ao ouvir atentamente, o administrador pode ajudar a esclarecer mal-entendidos e evitar que o debate se transforme em algo mais agressivo.

“Muitas vezes, a solução para um conflito está em criar um espaço onde todos se sintam ouvidos. No nosso workshop, ensinamos técnicas de mediação e como colocar limites claros para manter o ambiente saudável”, explica Gabriela de Almeida, diretora de relações institucionais do Redes Cordiais.

  1. Lidar com desinformação

A desinformação é um problema crescente em grupos de WhatsApp, onde mensagens podem ser compartilhadas rapidamente e sem verificação. Para conter esse fenômeno, o administrador deve estar atento a conteúdos duvidosos e sempre incentivar os membros a checarem a veracidade das informações antes de repassá-las. Orientações para identificar e não propagar notícias falsas incluem:

  • Títulos alarmistas: muitas notícias falsas usam títulos sensacionalistas para atrair cliques.
  • Links estranhos: sempre verifique o domínio do site, já que páginas fraudulentas tentam se passar por veículos confiáveis.
  • Checagem da data de publicação: conteúdos antigos são reaproveitados fora de contexto, gerando confusão.
  • Pratique o ceticismo emocional: se um conteúdo desperta emoções como raiva, indignação e animação, desconfie.
  • Na dúvida, não compartilhe.
  1. Lidar com discurso de ódio

O administrador precisa ser firme para combater o discurso de ódio. Mensagens que contenham ataques discriminatórios baseados em raça, gênero, orientação sexual, religião ou qualquer outra característica de cunho pessoal devem ser removidas imediatamente, e os responsáveis advertidos; em casos mais graves, devem ser removidos do grupo após uma clara explicação.

“A verdadeira liberdade de expressão só se concretiza quando todas as vozes se sentem seguras para se manifestar. No workshop, abordamos como criar um ambiente onde o respeito prevaleça, prevenindo o discurso de ódio e protegendo todos os membros”, afirma a fundadora do Redes Cordiais.

  1. Como combater trolls

Os chamados “trolls” são usuários que entram nos grupos apenas para gerar discórdia e provocar reações negativas. Eles costumam usar mensagens inflamadas e provocativas para tirar os outros do sério. A melhor estratégia para lidar com trolls é não dar atenção a suas provocações e bloqueá-los rapidamente, sem fazer alarde. O silêncio e a ação rápida são suas melhores armas contra essas pessoas.

  1. Segurança e proteção no WhatsApp

Os administradores devem incentivar no grupo o uso da ferramenta “verificação em duas etapas”, que adiciona uma camada extra de proteção às contas, e configurar o grupo para limitar quem pode enviar mensagens ou adicionar novos membros. Essas práticas ajudam a prevenir a entrada de perfis maliciosos e a disseminação de golpes.

Com o apoio de parceiros como o do Instituto Betty & Jacob Lafer, o Redes Cordiais segue sua missão de construir uma internet mais saudável, combatendo a desinformação e promovendo a liberdade de expressão com responsabilidade. O workshop para administradores de grupo de WhatsApp é mais um passo dessa missão.

“Administrar um grupo no WhatsApp é mais do que apenas monitorar as mensagens. É uma responsabilidade que impacta diretamente a qualidade da informação e a segurança de todos. Nosso objetivo é capacitar os administradores para que eles possam transformar esses espaços em verdadeiras redes de diálogo e respeito”, conclui Clara. “Não perca essa chance de fortalecer sua atuação como administrador e colaborar para um ambiente online mais seguro e democrático!”, convida Gabriela.

Serviço

Advertisement

Workshop para administradores de grupos de WhatsApp | Por Redes Cordiais

Dias 21 e 24 de setembro

Online

Gratuito

Inscrições abertas: https://dtss50l3p58.typeform.com/to/KKfFitPo?typeform-source=linktr.ee

Advertisement

Informações: redes@redescordiais.org.br

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Cyber Monday 2024: Vendas podem ultrapassar 800 milhões

Published

on

By

Data acontece na primeira segunda após a Black Friday e aquece o mercado para as vendas de Natal e Ano Novo

Neste ano a Cyber Monday acontecerá em 02 de dezembro de 2024, a data é feita para aquecer as vendas das festas de final de ano e costuma ter promoções atrativas para aqueles que por algum motivo não tiveram a oportunidade de aproveitar a Black Friday.

De acordo com o blog da Cielo, é esperado que as vendas da Cyber Monday ultrapassem os R$ 800 milhões, em 2024. Os lojistas e compradores esperam com otimismo pela data que coincide com o pagamento do décimo 13º salário e com as comemorações de final de ano.

Veja a seguir algumas dicas de como aproveitar a data sem sair no prejuízo:

Advertisement

Qual é melhor investir: Black Friday ou Cyber Monday?

A Black Friday possui descontos em diversas categorias de produtos, especialmente em itens físicos como eletrônicos, eletrodomésticos, roupas e móveis. “Esse dia costuma atrair mais pessoas, então a variedade de ofertas é maior”, nota a especialista em finanças, Eliana Rabelo

Cyber Monday, acontece na segunda-feira seguinte, começou como um dia de promoções exclusivas para compras online e, geralmente, inclui eletrônicos, produtos digitais e até serviços como assinaturas. “Muitas lojas usam a Cyber Monday para liquidar o estoque restante da Black Friday, o que pode significar bons preços em alguns itens, mas com menos opções de produtos e tamanhos”, explica Rabelo.

 

Quais produtos comprar em cada ocasião?

Advertisement

A Black Friday se destaca pela variedade de produtos em promoção, disponíveis tanto em lojas online quanto físicas, o que permite aos consumidores verificar e testar os itens. “É possível encontrar uma diversidade de categorias, como moda, móveis, utensílios domésticos, produtos de beleza, eletrodomésticos, eletrônicos, brinquedos, entre outros”, informa Maylla Cidreira, especialista em finanças.

A Cyber Monday é especialmente voltada para os consumidores em busca de produtos digitais. “Este evento oferece uma variedade de promoções em TVs, smartphones, tablets, computadores, videogames, gadgets e outros itens tecnológicos para o lar”, indica Maylla.

Como comprar produtos de maneira assertiva sem perder o freio dos gastos?

Planeje suas compras

Elabore listas do que realmente precisa e reserve um valor mensal do seu orçamento para a aquisição de produtos. “Ao fazer isso, você estará pronto para aproveitar promoções quando elas surgirem. Sem esse planejamento, é provável que você acumule dívidas logo no início do ano, período em que já estão previstos diversos gastos anuais”, informa Gerlânia Morais, especialista em controladoria e finanças.

Advertisement

Faça reflexões

Pergunte a si mesmo: “Eu realmente preciso deste produto agora ou é apenas um desejo passageiro?”. Essa autoanálise trará clareza e ajudará a evitar arrependimentos decorrentes de compras impulsivas motivadas pela emoção.

Pesquise preços

Compare o custo-benefício dos produtos. “Essa prática ajudará a evitar os chamados ‘falsos descontos’, que muitas lojas utilizam para criar a ilusão de uma oferta vantajosa”, ensina Pedro Ciccotti, CEO da Power1One.

Analise as condições de pagamento

Advertisement

Ao finalizar a compra, considere as vantagens de pagar à vista. “Se optar por parcelar, simule no seu orçamento se será viável honrar essas parcelas futuramente, prevenindo assim o endividamento”, orienta Francisco Bakaus Jr., Gerente Nacional de Vendas e Marketing de Produtos Paraná.

Tenha atenção redobrada na temporada de promoções

O especialista em direito do consumidor, advogado Guilherme Galhardo, recomenda pesquisar previamente o preço dos produtos desejados para identificar se os descontos são reais ou inflacionados momentaneamente.

“Busque sites e lojas de confiança, verifique as avaliações de outros compradores e sempre desconfie de ofertas exageradamente atrativas, que podem indicar golpes”, alerta o especialista em direito do consumidor.

Outra dica é revisar com cuidado as políticas de troca, devolução e garantias antes da compra, assegurando que estejam em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor. “Em caso de suspeita de fraude denuncie o site e procure a orientação de um órgão de defesa do consumidor, como o Procon”, finaliza Galhardo.

Advertisement

Continue Reading

Negócios

Be.Franchising Revoluciona o Mercado com Método Inovador de Formatação de Franquias

Published

on

By

A Be.Franchising, *empresa do empresário influenciador e mentor de negócios Danilo Bastos e Arthur Antunes seu sócio e fundador, está transformando o mercado de franchising com um método inovador e prático para a formatação de franquias. A empresa entrega muito mais do que o tradicional: forma empresários prontos para escalar seus negócios e conquistar o mercado com eficiência e estrutura.

Uma abordagem prática e eficiente

Diferente de muitas consultorias, a Be.Franchising entende que formatar uma franquia não é apenas criar documentos e processos, mas preparar o empresário para uma nova realidade: deixar de vender produtos ou serviços e passar a vender um modelo de negócio com propósito e lucratividade.

Com um processo claro, dividido em 6 etapas, a empresa entrega resultados que vão além do esperado, proporcionando aos empreendedores um verdadeiro choque de gestão. O método abrange desde precificação e processos operacionais até o fortalecimento da marca, transformando negócios locais em grandes oportunidades de franquia a nível nacional e internacional.

Advertisement

As 6 etapas da formatação Be.Franchising

1. Análise de franqueabilidade – Avaliamos o potencial do negócio para se tornar uma franquia.
2. Documentação jurídica – Garantimos conformidade legal com contratos e regulamentos específicos do franchising.
3. Parcerias comerciais – Desenvolvemos alianças estratégicas para fortalecer a operação.
4. Transferência de know-how – Estruturamos o treinamento necessário para os franqueados.
5. Organização da franqueadora – Criamos a base operacional e estratégica para a nova empresa franqueadora.
6. Expansão de franquia – Estruturamos o modelo de crescimento e expansão sustentável.

Trilha de expansão: Branding, Movimento e Liderança (BML)

Uma das maiores inovações da Be.Franchising é a Trilha BML (Branding, Movimento e Liderança), que permite a expansão de marcas sem a necessidade de altos investimentos em captação de leads. Essa metodologia exclusiva é responsável por impulsionar o crescimento de diversas empresas, proporcionando escalabilidade e solidez no mercado.

Os mentores por trás do sucesso

Advertisement

A Be.Franchising é liderada por dois nomes de peso no franchising:
• Danilo Bastos – Influenciador e Mentor de negócios e entusiasta do sistema de franquias, Danilo construiu uma franqueadora de sucesso com mais de 20 franqueados antes de criar a Be.Franchising.
• Arthur Antunes – Especialista em negócios locais, Arthur é mestre em transformar gestão financeira em performance eficiente.

Juntos, eles desenvolveram o método que já ajudou mais de 30 marcas, de pequenas e médias empresas, a se consolidarem no mercado de franquias.

Transformando empreendedores em empresários

Mais do que formatar franquias, a Be.Franchising ensina empresários a liderarem uma nova empresa, capacitando-os para escalar com segurança e eficiência. Com a Be.Franchising, o franchising deixa de ser apenas uma opção e se torna uma estratégia de crescimento sólida e bem-sucedida.

Para transformar seu negócio em uma franquia de sucesso, conheça a Be.Franchising. Aqui, o futuro do seu negócio começa agora.

Advertisement

Continue Reading

Negócios

Rezende em Live apresenta Luccas Lucco e os novos agenciados pela ADR Agência

Published

on

By

Na última segunda-feira (18), Rezende e seu irmão e socio João Rezende da ADR Agência, revelaram seus novos agenciados. A agência, que se destaca há vários anos no Brasil, agora conta com os influenciadores Lucas Lucco, Julia Pimentel e Yasmin Galvão, que se juntam a um elenco formado por grandes nomes como Giba, Emily Garcia, Ana Mosconi, Talita Andrade, João Quirino e Bia Michele, entre outros. A apresentação dos novos agenciados ocorreu em um grande evento, que atraiu empresários renomados, autoridades de Londrina o Prefeito Tiago Amaral, influenciadores da ADR e foi coberta pela imprensa.

A transmissão ao vivo está prestes a alcançar 500 mil visualizações em um dia. A ADR vai além de ser uma simples estratégia de marketing; ela impulsiona a comunicação da sua marca. O marketing de influência se destaca como a maneira mais eficaz de estabelecer laços com seus clientes. Isso é particularmente verdadeiro quando se conta com a expertise e a reputação da ADR nesse campo.

Os dados relativos às redes sociais são impressionantes, com 60 milhões de inscritos no YouTube, 94 milhões no Instagram, 14 bilhões de visualizações e 43 milhões no TikTok, consolidando uma notável presença no universo de influenciadores e agências de publicidade.

Confira na integra a Live apresentando seus novos agenciados :

Advertisement

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados