Se você pensou que PPR significa Participação Por Resultados?
… continue lendo!
Em toda minha jornada com mais de 3000 empresários que conversei, entrevistei, negocie, ajudei e fui ajudado, ficou claro que há alguns padrões de sucesso de qualquer empresa.
Padrões básicos de comportamento, estrutura, atitude, missão e visão de empresas que são referência em seus mercados.
Entre todos estes padrões, alguns em especial me saltaram aos olhos para que junto com meus sócios da Prosperus, sócios Jean Sereni e Michele Munhoz, pudéssemos criar mecanismos e metodologias para replicar estes padrões em nossas empresas, imersões, treinamentos e aceleração empresarial.
Estou falando de padrões claros e objetivos de mais de 90% das empresas de sucesso que tivemos contato. Empresas dos mais diversos segmentos: educação, turismo, pagamentos, alimentação, treinamentos, etc.
É importante destacar que ser uma empresa de sucesso não está apenas ligada ao faturamento bilionário anual de uma empresa. Há empresas de muito sucesso faturando 300k/ano, e para o mercado que essas empresas atuam, elas são empresas de sucesso.
Então trago a reflexão sobre um padrão das empresas que são líderes em seus segmentos independente de seus segmentos e seus tamanhos. Certo?
Mas qual é esse grande padrão?
Não se assuste, não é nada demais. É até bem simples, entretanto manter esse padrão ao longo dos anos, apesar de simples não é fácil.
Entendeu a diferença?
Preste atenção na fórmula abaixo:
P + P = R
Você consegue identificar o que significa?
Em nossas reuniões na Prosperus, boa parte do tempo que investimos é para resolver essa equação da forma mais simples e objetiva.
Até porque, segundo Jean.
“Existem reuniões Boas e reuniões Longas.”
PPR nada mais é que: pessoas + processos = resultados.
Fórmula simples e amplamente divulgada em consultorias e modelos de coaching Brasil por todo o Brasil.
Contudo, como citei anteriormente, se muitos aplicam e é uma fórmula fácil, por que não há resultados?
Com a ajuda dos meus amigos, iremos explicar melhor como usamos essa ideia e metodologia aqui na Prosperus e com nossos clientes.
Sobre o P de pessoas.
Toda empresa é criada por pessoas para pessoas, certo?
Toda empresa, resolve um problema das pessoas, certo?
Então, qual o maior ativo de uma empresa?
Se você respondeu: AS PESSOAS, você quase acertou.
O correto é: AS PESSOAS CERTAS NOS LUGARES CERTOS!
Meu caro leitor, podemos afirmar que grande parte das pessoas das empresas que estão com problemas de resultados está: despreparada, desmotivada e no lugar (posição errada).
Ter as pessoas certas nada mais é que entender TODAS as posições atuais da sua empresa e ter CERTEZA que todas as pessoas estão em seus devidos lugares.
É papel fundamental da liderança fazer esta análise e ajustar se necessário as peças neste grande tabuleiro.
Um bom exemplo é o técnico de um time de futebol (para sermos bem brasileiros).
Qual a chance de um goleiro ser um grande volante? (bem perto de zero, correto).
Porém, com um olhar mais detalhado, este mesmo técnico pode entender que um jogador de meio pode atuar mais na lateral do campo por N razões e criar um novo craque!
Em um de nossos modelos de negócios ligado ao departamento comercial, é comum que nossa co-fouder Michele encontre pessoas despreparadas e desmotivadas no trabalho.
“Já cheguei em empresas que o dono teve a coragem de dizer:
– Eu coloquei minha sobrinha para vender, ela não estava fazendo nada mesmo e precisava dar uma ajuda.
Este mesmo franqueado, pagava uma comissão praticamente como uma – ajuda de custo – Não preciso nem citar que o resultado da tal sobrinha era pífio.
Após toda a formação e desenvolvimento das pessoas (incluindo o fraqueado) as pessoas estavam cientes dos produtos, metodologia de vendas e motivadas.
Somente aí, os resultados vieram”
Então entendemos que ter as pessoas certas nos lugares certos é fundamental.
E agora chegamos no outro P. P de Processos.
A maioria das pessoas acreditam que processos são apenas papeis e/ou documentos que geram burocracia. Esse é um erro comum.
Com pouco ou muito papel, burocracia é burocracia.
Estamos falando de PROCESSOS.
Entendemos na Prosperus que processos são como a manualização de práticas de sucesso que podem e devem ser: simples, replicáveis, mensuráveis e principalmente possam ser atualizadas temporariamente (normalmente em ciclos anuais) para uma melhoria contínua e resultados.
É extremamente importante que TODOS da empresa entendam que estabelecer processos é bem diferente de engessar a empresa.
Processos (como citamos anteriormente) são boas práticas que possam e devem ser replicadas.
Um excelente exemplo dentro deste contexto é com um de nossos clientes do setor de educação que nos procurou para estruturarmos todo a jornada do cliente e departamento comercial.
Mais comum do que possa parecer, o cliente tinha certeza que tinha UM grande vendedor – famoso “vendedor nato”- mas que a equipe estava desmotivada e não conseguia performar e gerar resultados.
Logo no início identificamos que não havia processo algum. Nem mesmo um treinamento sobre o produto para que os consultores comerciais pudessem ter os argumentos pedagógicos para uma venda.
O tal “vendedor nato” sempre resistente, não aceitou muito de início, entretanto logo que a manualização aconteceu e os processos foram estabelecidos e treinados por todos, os resultados chegaram.
Meu caro leitor, você percebe como é uma equação simples.
Toda empresa de sucesso tem:
As Pessoas certas nos lugares certos (P) + os Processos estabelecidos e atualizados (P) = gerando Resultados mensuráveis e melhorias contínuas (R)
Para conhecer um pouco mais como o PPR pode transformar sua empresa, visite nossas páginas nas redes sociais.
Forte Abraço,
Rodrigo Bucollo