Rodrigo Bucollo - Simplificando negócios

07 erros que podem acabar com sua equipe!

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Hey você! Cuidado, você pode perder um bom profissional!

O que você quer para ficar?

Com uma folha de papel e uma caneta recebi esta ofensa de um chefe!

Pode parecer estranho para você que está lendo está matéria. Mas foi exatamente como me senti naquele momento. Ofendido!

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Bom, acredito que preciso contextualizar tudo, certo?

Após anos trabalhando em uma empresa maravilhosa – tive sorte na vida, sempre trabalhei em empresas maravilhosas – chegou a hora de traçar novos rumos para minha carreira e havia decidido pedir demissão.

Apesar de uma certa insatisfação com a chefia que tinha na época, ganhava muito bem e tinha um ótimo cargo.

Mas então por que se sentiu ofendido?

Simples, na hora do meu pedido de demissão oferecer algo dessa forma? Não estava fazendo um leilão para saber se teria um aumento salarial ou um novo cargo, eu estava comunicando minha saída.

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Casos como este e de tantos outros profissionais no Brasil são comuns. Um bom profissional que deixa uma empresa que ama para dar um novo rumo na carreira.

Mas, se o profissional é feliz na empresa, tem uma boa remuneração e um bom cargo. Qual rumo na carreira ele pode desejar que não possui ali?

E aí que a liderança se difere da chefia. Veja que no caso acima sempre foi citado as palavras chefe e chefia e nunca líder ou liderança.

Empresas do Brasil estão perdendo ótimos profissionais porque não possuem boas lideranças. Se você é um líder peço que entenda que não estou procurando brigas ou discussões na internet, mas apenas constatando um fato!

Nas últimas semanas, rodei em meu perfil oficial do LinkedIn algumas pesquisas sobre o assunto, e os resultados das pesquisas foram assustadores. Mais de 50% das pessoas deixam as empresas por divergências com a CHEFIA!

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Isto mesmo, se você lidera um grupo de 10 pessoas, saiba que mais de 5 pessoas estão procurando uma nova empresa e a culpa é SUA!

Então você é o líder perfeito né?

Eu?

Com certeza não. Aliás em um bate papo com um grande amigo dos negócios e educação afirmei minha falta de preparo para alguns cargos que assumi em outros tempos e erros de liderança comuns, porém nada normais!999

Então quais são os erros mais comuns que um líder pode cometer e perder a equipe e ou bons profissionais?

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Primeiro:  Não gostar de pessoas.

Liderar uma equipe é muito mais que bater metas com o time. Liderar uma equipe é entender de pessoas. Liderar uma equipe é amar pessoas.

Mas e o resultado? Não é importante? Não é isso que vai garantir que a equipe se dedique para “garantir” o emprego de todos?

Se você é um líder novato e inexperiente você pensa dessa forma. Preciso bater metas a todo o custo!

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Entretanto o verdadeiro líder sabe e garante que todos saibam que as pessoas da equipe são as peças mais importantes desse xadrez chamado negócio.

Líderes que entendem de pessoas e dedica tempo e atenção às suas equipes conseguem resultados no curto, médio e longo prazo! Resultados reais.

Qual foi a vez que que você sentou com seu time para conhece-los melhor?

 

Segundo: Tratar todos da equipe da mesma forma.

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O bom e velho chefe coloca todos os seus funcionários dentro de uma mesma caixa e promove encontros medianos (medíocres) para poder dizer “estou treinando o time”.

O líder de verdade sabe que sua equipe precisa de uma atenção geral e que cada indivíduo merece uma atenção individual.

O líder de verdade não coloca todos os jogadores de um time para fazer o mesmo treinamento. Ele busca formas de ajudar cada membro da equipe de forma personalizada para o time todo possa ter uma melhor performance.

Qual foi a vez que você promoveu um encontro geral e ao mesmo tempo individual para seu time?

 

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Terceiro: Não ter informações claras sobre o que espera do time e o que o time pode esperar de você

Se você é líder de uma equipe é fundamental que você saiba o que os liderados esperam de você e eles o que você espera deles.

Pode parecer até estranho, mas é impressionante a quantidade de equipes que já fiz mentorias onde os líderes não deixavam claro para a equipe o que era esperado deles e pior o que a equipe esperava da liderança. E qual o problema desta falta de clareza?

Ninguém tem ideia de onde está e nem para onde está indo!

Cada dia é um leão que temos que matar.” Disse uma pessoa em uma mentoria. “Não sei o que esperado de mim, apenas sei que o trabalho deve ser feito. Sinto que não estou construindo nada”.

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Fez sentido como a clareza irá ajudar aqui?

Liderança com visão é o ponto chave – falaremos sobre isso em um outro momento!

Você já se reuniu com a equipe deixou claro o que esperado deles? E já ouviu (de verdade) o que a equipe espera de você?

Quarto: Ter medo de contratar pessoas melhores que você

Líderes inexperientes querem brilhar. Querem mostrar para todos que são os verdadeiros donos da verdade. Famoso erro de principiante. De certa forma uma autoafirmação para tentar garantir que ninguém apague seu “falso brilho” e ganhe seu lugar.

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Um líder de verdade sabe que precisa de pessoas mais preparas que ele.

Vou contar um caso.
Uma vez questionado se realmente acredito que preciso contratar pessoas melhores que eu para determinadas funções respondi.

CLARO. Minha função como líder não é ser o dono da razão e saber tudo. Mas liderar as melhores pessoas em cada função para que elas possam brilhar.  Estas pessoas formam a melhor equipe porque sabem que são os melhores no que fazem. E sempre dão o seu melhor (o que é ainda mais importante).

Um líder que está formando um time! Sabe as peças que estão faltando para que o jogo flua da melhor forma!

Qual foi a vez que você fez uma contratação pensando no que é melhor para a equipe?

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Quinto: Contratar rápido e demitir devagar

Um chefe sempre vai chegar ao RH da empresa e dizer.  Cadê os candidatos da minha vaga? Tenho pressa! Preciso contratar logo.

Uma contratação não é apenas uma substituição. Uma contratação é uma oportunidade de crescimento de uma família. Você deixaria uma pessoa despreparada entrar em sua família?

Você provavelmente convive mais com as pessoas do seu trabalho do que com seus familiares. Você quer conviver com uma pessoa despreparada? Que não faz parte da cultura da empresa? Que não acredita nos ideais da equipe?

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Uma contratação deve ser muito bem trabalhada.

Todas as vezes que tive que demitir alguém ou alguém pediu demissão eu lembrei de todos os contatos que tive com aquela pessoa desde sua entrevista comigo. Como entrevistei? Como contratei? Como treinei? Como acompanhei?

Entretanto se devemos investir tempo e atenção para uma contratação bem feita, no caso de uma decisão tomada de uma demissão, esta deve ser feita o mais rápido possível.

Dê todas as chances de crescimento e desenvolvimento as pessoas da sua equipe. Mas, tomada a decisão. Faça!

Em uma das equipes que liderei por anos, comecei a receber reclamações de clientes sobre sua performance em treinamento e comportamento. Busquei a colaboradora para conversar com ela e entender os motivos ou até mesmo a versão dela, mas o que recebi foram apenas desculpas e respostas prontas do tipo: “você nunca trabalhou naquela regional, os franqueados são terríveis” “isso não aconteceu, meu treinamento foi ótimo. “ e ”Não entendo por que falaram isso de mim…”

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Converse na época com o diretor da marca para tomarmos uma decisão e apenas depois de 6 meses consegui aprovar a sua demissão.

Viajei até sua e quando informei que estava ali para fazer sua demissão ouvi em alto e bom tom: “você está me demitindo por que a empresa quer ou por que seu os franqueados mandaram?” “Eu sou a pessoa mais preparada da equipe e você vai me demitir. Quero ver vocês sobreviverem mais um ano sem mim.”

Ao término deste nada amistoso papo, liguei para o time comunicando sua demissão e para minha (e aprendizado) surpresa ouvi do time.

Rodrigo, você demorou demais. Até quando iria levar para fazer a mudança!

Quanto tempo você investe na preparação da vaga? Na entrevista? No treinamento de um novo colaborador?

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Quanto tempo você demora para demitir?

 

Sexto: Fazer do feedback um evento

O feedback ainda é algo novo no Brasil. Não temos esta cultura de dar e receber feedback. Sempre parece que estamos em um momento de uma Com*** de R***.

Chefes não gostam de feedback. Porque dar um feedback de verdade tem a ver com desenvolvimento de pessoas. Tem a ver com a possibilidade de melhorar e a obrigação de ouvir o que o colaborador tem a dizer.

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Líderes entendem e praticam um feedback verdadeiro e aberto. Uma via de mão dupla para aprendizagem e desenvolvimento de ambos.

Feedback deve ser dado quando necessário. Nem em um evento único e nem a todo momento banalizando o que realmente importa.

E como melhorar seu feedback?

Lendo, aprendendo, ouvindo, conversando… mas principalmente… dando e recebendo.

Qual foi a vez que você deu um feedback de verdade? Aquele que a pessoa genuinamente agradece!

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Sétimo: auto responsabilidade!

Chefe não gosta de pessoas, certo?

Chefe trata todos da mesma forma, certo?

Chefe não é claro, certo?

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Chefe não aceita ninguém melhor que ele, certo?

Chefe contrata rápido para aprovar a vaga, certo?

Chefe não gosta de feedback, certo?

Mas o pior comportamento que um chefe tem é: Não assumir responsabilidade pelo time.

Chefes não assumem responsabilidade. Sempre colocam a culpa em alguém da equipe.

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E o líder?

O lder é aquele que assume total responsabilidade pela equipe. Que defende as decisões da equipe e sabe que está em suas mãos o desenvolvimento de todos.

O Líder não foge de uma reunião para decidir o futuro da equipe. Ele enfrenta tudo e todos para o BEM maior.

Não importa se o CEO está na reunião, se é para defender o que é o melhor para todos, o líder é primeiro a levantar a mão e assim fazer.

 

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Talvez você esteja pensando em como a vida de um líder é complicada. Sim, você está certo.

O líder de uma equipe é um elo de ligação entre pessoas e resultados, é o responsável em bater metas, em cuidar de pessoas, em desenvolver a cultura da cia, em buscar melhorias contínuas, mas principalmente em fazer do amanhã um dia melhor do que hoje para todos.

Podemos e temos o dever de deixarmos a chefia de lado e sermos sempre Líderes!

Que tal? Sim ou Sim?!

Para cada item citado na matéria deixei algumas perguntas. Que tal você responder e me marcar em suas respostas? É só colocar @rodrigobucollo nas repostas que terei o maior prazer em compartilhar o conhecimento.

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Forte Abraço,

Rodrigo Bucollo

 

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